Chatbots facilitam compra de ingressos para eventos

Vitor Precioso

29 julho 2019 - 09:30 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:48

Pessoa digitando os dados do cartão de débito no celular

Os chatbots são ferramentas de inteligência artificial que auxiliam o consumidor em várias etapas de uma experiência. Para empresas de eventos, eles são uma ótima opção para proporcionar a compra de ingressos de forma prática e sem complicações.

Em um setor em que o público costuma ter bastante dúvidas, os robôs inteligentes podem ser muito úteis, mas nem sempre são utilizados como assistente de compra. Nessa função, eles interagem com o cliente de uma forma dinâmica, tornando o processo mais simples.

Quer saber como as empresas de eventos podem utilizar os chatbots nessa e outras atividades? Confira a seguir!

O uso de chatbots na experiência do usuário

Para entender como aplicar os chatbots na comunicação da compra de ingressos, primeiro temos que compreender como eles podem melhorar a user experience.

Cada vez mais as empresas procuram formas de se conectar e se relacionar com os clientes. O desempenho e a interatividade são pontos que se destacam nessa busca, como formas para melhorar os serviços.

Os chatbots permitem acelerar a experiência do usuário, que já não quer mais esperar. Estamos em uma Era de dinamismo, onde tudo precisa ser rápido e instantâneo. O atendimento precisa estar à altura dessa velocidade.

Os robôs inteligentes permitem realizar um atendimento sem filas, para que o cliente não fique mais esperando a vez para solucionar dúvidas e realizar ações. Eles fazem parte de um novo cenário de disrupção e transformação digital.

Conversar com o usuário on-line é uma forma de fazê-lo se sentir valorizado. Quanto mais opções para contato ele tiver, melhor vai ser a experiência. Os chatbots podem ser aplicados em diversas plataformas, desde Facebook e WhatsApp com WhatsApp Business API até plataformas de SAC.

Então por que não utilizá-los como um verdadeiro assistente na compra de ingressos?

O uso de chatbots para aumentar a venda de ingressos

O primeiro ponto a levar em conta para aplicar os chatbots na compra de ingressos é que há vários tipos de tickets. Eles podem servir como acesso a cinemas e eventos culturais, reservas de restaurantes e hotéis, eventos, festas etc.

Cada tipo específico de empresa tem o seu fim na venda dos acessos e, por isso, os bots precisam ser configurados adequadamente. Eles podem ser desenvolvidos com a linguagem apropriada para cada público, aproximando-se mais do usuário.

Mas o uso dos chatbots na compra de ingressos não é apenas para a ação da aquisição em si. Eles podem auxiliar o usuário desde o primeiro contato, resolvendo as dúvidas e interagindo da melhor forma para solucionar as questões presentes e tornar o consumidor mais seguro da aquisição.

Isso inclui informações sobre preços, estacionamentos, pontos de venda, taxas de conveniência, meia entrada, local da realização, horários e qualquer outra dúvida que o público possa ter. A realização de cadastros também se torna muito mais prática.

Os assistentes virtuais também têm uma brilhante atuação diante de promoções e descontos. Quando a sua empresa promove uma ação com ofertas, os consumidores tendem a se interessar mais pelos serviços.

Nesse contexto, você precisa ter um atendimento preparado para passar as informações sobre os valores e explicar as condições dos descontos. O usuário se sente mais confiante para aderir à campanha e realizar a compra.

O uso de chatbots na prática

Ainda tem dúvidas de como o chatbot pode ser aplicado na área de eventos? Separamos alguns exemplos práticos para ilustrar a experiência com esses serviços cognitivos!

Confira a seguir alguns modelos e casos de aplicação de chatbots para venda de ingressos.

Cinemas

A compra de ingressos para o cinema pode ser mais rápida com o chatbot, ajudando o consumidor em diversas situações. Pode acontecer de a fila estar grande e a sessão estar para começar, o usuário não querer correr o risco de ficar sem ingresso em uma exibição requisitada ou simplesmente desejar praticidade e rapidez na aquisição.

O assistente virtual pode ser instalado no aplicativo, site ou rede social do cinema, facilitando o processo. Ele pode ajudar o usuário a identificar a sessão ideal para a faixa de horário desejada, conhecer os filmes em cartaz e os locais disponíveis, informar-se sobre preços, descontos e promoções e as formas de pagamento.

Além disso, os bots oferecem mais uma vantagem para quem vai ao cinema. Junto com a compra dos ingressos, eles podem ofertar combos de pipocas e guloseimas, acelerando o atendimento também na parte de conveniências.

Estádios de futebol

Para explicar o uso de chatbots nos estádios, vamos aproveitar para mostrar um caso de sucesso na Europa. O clube francês Lyon foi o primeiro a inovar com a tecnologia, levando a transformação digital para outro nível.

A marca passou a vender ingressos com a ajuda de um assistente virtual a partir do Facebook Messenger. A ideia foi comercializar os ingressos para o Groupama Stadium, pertencente ao clube. Foi uma maneira encontrada para facilitar o atendimento das solicitações dos torcedores, que podem acompanhar de perto os jogos do time.

A estratégia começou na temporada 2017/2018, ajudando o torcedor a encontrar o setor desejado no estádio de acordo com valores, localização e outras preferências. De quebra, o clube conseguiu captar dados sobre os perfis dos usuários do estádio.

Shows 

Assim como nos cinemas, as empresas que atuam no nicho musical também podem oferecer mais do que a simples venda de ingressos a partir dos chatbots. Elas podem proporcionar experiências diferenciadas com informações e bastante interatividade com a programação.

Em 2018, o Rock in Rio utilizou os robôs inteligentes para interagir com o público em um estande especial dentro do evento. Chamada de Roque, a ferramenta ajudava a tirar dúvidas dos frequentadores, como posicionamento e programação dos palcos, horários das bandas, entre outras.

Embora não tenha sido usado para a venda de ingressos em si, o assistente virtual trouxe várias experiências diferenciadas, como propostas de desafios e envio de videoclipes para quem visitou o estande.

O uso de chatbots na sua empresa: Crie a sua conta gratuita no People

Agora que você já conhece um pouco sobre as aplicações dos chatbots na área de eventos e venda de ingressos, chegou a hora de apostar na tecnologia para os seus negócios! Para isso, precisa dos serviços de uma empresa de tecnologia de qualidade.

A Cedro Technologies tem à sua disposição o People, plataforma de atendimento omnichannel que consegue atender a diversas demandas do mercado. Ele consegue auxiliar os seus clientes na compra de ingressos, na busca por informações e na interatividade para aumentar o engajamento.

As vantagens? O People fica disponível 24 horas por dia, pode ser acoplado a várias plataformas de atendimento, gera insights sobre a sua audiência e ainda reduz os custos de operação.

Para aderir ao chatbot, basta entrar em contato e solicitar o seu orçamento. Acesse já a nossa página de contato e dê o primeiro passo para a evolução do seu atendimento!

Recomendados para você

Pessoa utilizando celular com ícones de aplicativos sendo projetados
Atendimento omnichannel: será que sua empresa precisa investir nisso? ...
Pessoa recebendo chaves de uma imóvel na mão
Atendimento para imobiliárias: conheça as vantagens de utilizar um chatbot ...
Computador com a escrita chatbot na tela
Como as instituições de ensino podem utilizar chatbots? ...