home Sem categoria Chatbots ajudam a alavancar as vendas na internet

Chatbots ajudam a alavancar as vendas na internet

Os chatbots estão conquistando cada vez mais espaço no mercado por trazerem diversos benefícios para os negócios. Com os clientes cada vez mais exigentes, é preciso contar com estratégias para facilitar e agilizar o atendimento e as vendas.

Segundo o relatório “Chatbot Report 2018”, elaborado pelas consultorias Gartner e Juniper, o mercado dos chatbots está crescendo. Metade das empresas participantes mostraram que têm mais interesse em investir nos bots do que nos apps. A previsão é que esses robôs sejam responsáveis por 85% das interações entre clientes e empresa até 2020.

Além disso, a expectativa é que haja uma economia de US$ 8 bilhões com a utilização de chatbots até 2022. Diante desse cenário, essa ferramenta pode oferecer muito mais para o seu setor de atendimento. Neste artigo, entenda como os bots podem ajudar o seu negócio a alavancar as vendas online. Confira:

1. Disponível em tempo integral

Um chatbot pode estar disponível para atender seu cliente o tempo todo, 24 horas por dia, 7 dias por semana, mesmo que você e sua equipe estejam fora do horário de experiente. Isso significa que a qualquer momento, seu cliente pode entrar em contato e sanar dúvidas sobre determinado produto ou serviço. Até mesmo uma compra pode ser fechada através do bot.

2. Geração e nutrição de leads

Um chatbot pode fazer parte da sua estratégia de geração e nutrição de leads. Durante a interação, ao capturar informações sobre os interesses do usuário, o bot pode apresentar conteúdo informativo ou materiais ricos para converter seu potencial cliente.

Seu time de vendas também pode receber um lead mais qualificado, com um perfil mais claro e com maior possibilidade de fechar negócio. 

3. Apresentação de produtos

Quando o usuário apresentar informações sobre produtos ou serviços que está procurando, o chatbot pode responder apresentando as soluções que mais se encaixam na sua expectativa. Também é possível mostrar comparativos com outros produtos e ou artigos sobre o funcionamento. 

4. Reconhecimento e reengajamento

Seu chatbot pode acessar as informações de login, por exemplo, e reconhecer quando um usuário acessar novamente seu site. Assim, você pode facilitar a compra do mesmo pedido anterior, caso sua empresa venda produtos consumíveis, como produtos para pele. Também é possível ofertar produtos complementares ou na mesma gama de interesses da última compra.

5. Agilizar a compra

Seu cliente pode realizar compras diretamente pelo chat. Se está utilizando um canal como Messenger ou WhatsApp, a compra pode ser finalizada diretamente, sem a necessidade de acessar a área logada do seu site. Assim, é possível oferecer diversas alternativas de pagamento como boleto bancário, cartão de crédito ou débito. 

6. Acompanhamento de pós-vendas

O chatbot também pode interagir com o cliente no pós-vendas para sanar dúvidas sobre o produto, por exemplo. Essas interações podem gerar informações importantes para sua equipe melhorar processos e acompanhar o usuário durante toda a jornada.

7. Pesquisas com seus clientes

Pesquisas são importantes para gerar insights para seu negócio e entender como o cliente visualiza sua empresa. Por isso, utilize seu chatbot para coletar esses dados quando o usuário já está interessado em fazer esse contato.

Assim que uma solicitação for encerrada, peça para que seu cliente responda a perguntas rápidas!

Crie seu chatbot gratuitamente!

A Cedro Technologies desenvolveu a plataforma de atendimento omnichannel e de chatbots com inteligência artificial PEOPLE. A comunicação da sua empresa pode contar com uma série de recursos que fazem toda a diferença na agilidade de respostas para os seus clientes.

Gostou? Compartilhe:

Letícia Barcelos

Letícia Barcelos

Formada em Sistemas de Informação e Product Owner do PEOPLE na Cedro Technologies, entusiasta de novas tecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *