Chatbot para entretenimento? Entenda como isso acontece!

Vitor Precioso

24 maio 2017 - 17:26 | Atualizado em 12 abril 2023 - 19:04

Mulher em cafeteria utilizando tablet

Assim como a ficção científica já previa nos filmes em meados dos 1980 e 1990, a inteligência artificial, que dá capacidade aos computadores para interagirem com humanos, está se tornando realidade.

Para você ter uma ideia, softwares que detectam padrões, processam dados e são capazes de criar locuções e construir diálogos com outros usuários estão cada vez mais presentes em diversas camadas do setor de atendimento ao público.

Entretanto, não é apenas para atender ligações ou responder mensagens que a tecnologia chatbot tem sido utilizada. No artigo de hoje, você entenderá como é aplicativo chatbot para entretenimento. Continue a leitura para conferir!

O que é um chatbot?

Chatbot ou como também são conhecidos, robôs de comunicação, são sistemas de comunicação automatizada ou inteligência artificial que podem conversar em um nível de interação próximo do diálogo entre pessoas.

Cada chatbot tem uma lógica específica, voltada para a área em que está inserido, mas, em geral, costumam ter um banco de dados com falas humanas para que a sua conversação aproxime-se da realidade.

Basicamente, eles são capazes de oferecer auxílio em diversas tarefas.

Por que utilizar chatbots?

  • oferecem suporte especializado de forma prática e eficiente;
  • reduzem custos na folha de pagamento das empresas;
  • têm um índice de falhas significativamente mais baixo do que os humanos;
  • podem permanecer disponíveis no setor de atendimento durante 24 horas por dia;
  • são capazes de aumentar o engajamento entre a marca e o consumidor;
  • ajudam a divulgar produtos e serviços da empresa.

Como o chatbot pode ser utilizado no entretenimento?

Auxílio na escolha de conteúdo

Com a popularização do número de serviços de streaming de música e vídeo, como Netflix e Spotify, houve um grande aumento na demanda de usuários e, consequentemente, na disponibilidade de conteúdo.

O que muitas vezes acaba gerando dúvidas na hora de escolher livros, filmes, séries e músicas, por exemplo.

Como nem sempre há um amigo por perto para fazer uma boa indicação, os chatbots têm capacidade para oferecer os melhores conteúdos com base nas preferências do usuário.

Interatividade e conversação

Por muitos anos, o grande desafio foi criar uma tecnologia capaz de interagir com pessoas sem que elas percebessem (pelo menos de forma tão nítida) que estavam conversando com um computador.

Mas os avanços em inteligência artificial têm proporcionado aos usuários experiências de comunicação com chatbots cada vez mais reais e divertidas, em que até o tom do diálogo seja descontraído.

Marketing e engajamento

Na indústria do entretenimento cinematográfico os chatbots já são utilizados como ferramenta de divulgação de conteúdo e engajamento com o público.

Como no caso de personagens de filmes que são digitalizados e conversam com as pessoas sobre detalhes da história, respondem perguntas e até mesmo fazem sugestões.

Como você pôde conferir até aqui, os chatbots são o futuro não somente do atendimento ao cliente, mas também da indústria de entretenimento e, até mesmo, no universo do marketing digital.

Empresas do mundo inteiro e dos mais variados segmentos comerciais já têm aderido ao uso de tecnologia chatbot em suas atividades operacionais, o que está garantido uma grande vantagem competitiva para os seus negócios.

Assim como a internet das coisas (IoT) ou Indústria 4.0, investir em chatbot para o seu negócio é como olhar para o futuro e garantir uma boa posição para sua empresa em seu mercado de atuação.

Quer continuar acompanhando nossos artigos e postagens semanais? Então siga-nos no Facebook, Twitter, YouTube e no LinkedIn!

Recomendados para você

Ilustração de um computador com um código fonte e bonecos trabalhando em volta
Inovações em TI: 9 dicas para acelerar seu negócio ...
Saiba e entenda como usar os chatbots para vender mais ...
Homem sorrindo analisando dados em computador
Blog e Sites de Tecnologia da Informação ...