home Sem categoria Chatbot para ecommerce: 5 razões para adotar no seu negócio

Chatbot para ecommerce: 5 razões para adotar no seu negócio

Os chatbots são ferramentas tecnológicas que estão trazendo diversos benefícios para os negócios, de vários setores da economia. Com clientes cada vez mais exigentes, é preciso oferecer mais agilidade no atendimento. O crescimento das vendas online é prova disso. Neste artigo, vamos mostrar um pouco mais como aplicar um chatbot para ecommerce. Confira!

O crescimento do ecommerce no Brasil

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a expectativa é que o faturamento do segmento em 2019 chegue a R$79,9 bilhões. Isso significa um crescimento de 16% em relação a 2018. Já um relatório feito pela Nuvem Shop, revela que 21% das vendas online aconteceram através de redes sociais.

Com a força de crescimento neste cenário, seu ecommerce precisa se preparar para atender seus clientes da melhor maneira e converter mais vendas. Nisso, um chatbot pode auxiliar. Essa ferramenta pode oferecer diversos recursos para complementar sua equipe de atendimento e vendas e apresentar muito mais funcionalidades para o usuário. Listamos a seguir 5 razões para você implementar essa solução ao seu negócio. Confira:

1. Fique disponível em tempo integral

Com um chatbot, seu ecommerce pode atender seu cliente a qualquer horário, mesmo fora do horário de expediente e aos fins de semana. Mesmo quando sua equipe não estiver à disposição do seu cliente, o bot estará lá para sanar as dúvidas do usuário, oferecer informações precisas sobre seus produtos e facilitar o processo de compra.

2. Gere e nutra leads com seu chatbot

Utilize seu chatbot na sua estratégia de geração e nutrição de leads. Você pode vincular o acesso do usuário aos produtos que ele visita e enviar mensagens com conteúdo informativo sobre os seus interesses.

Se você tem um ecommerce que vende objetos de decoração, pode enviar artigos com sugestões de decoração para determinados ambientes, mostrando alguns dos produtos que o usuário já está visitando. Isso mostra que sua equipe conhece do assunto e pode acelerar a conclusão de uma venda.

3. Publique seu chatbot em diversos canais

Uma das características mais importantes para o cliente é a possibilidade de ser atendido em qualquer canal. Seja através das redes sociais, do WhatsApp ou do site do seu ecommerce, é importante ter seu chatbot publicado. Isso facilita para você, que pode atender da mesma maneira seu cliente em qualquer canal, mantendo o seu padrão de qualidade.

Além disso, estar disponível em aplicativos como Facebook e Messenger também podem gerar vendas mais rapidamente pois são aplicativos que seu cliente já utiliza no dia a dia, tornando a comunicação mais rápida.

4. Facilite o processo de vendas

Através do chatbot, você pode oferecer funcionalidades para já fechar uma venda. Se o usuário se interessou por algum produto que o bot apresentou, configure para realizar o pagamento por ali mesmo, desde fazer a cobrança através de cartão de crédito a gerar um boleto com o valor do produto..

Isso torna o atendimento mais personalizado e oferece mais agilidade para o usuário. Além disso, ajuda a converter mais vendas de usuários que tinham dúvidas e não concluíram diretamente pelo site.

5. Faça acompanhamento de pós-vendas e pesquisas

Mesmo após a conclusão da venda, o chatbot pode continuar auxiliando seu ecommerce. Seu chatbot pode oferecer informações sobre transporte, sanar dúvidas frequentes sobre o produto e ofertar soluções complementares ou a mesma venda (para produtos de ciclo frequente), por exemplo.

Pesquisas também são importantes para entender mais da experiência do usuário e gerar insights importantes para o negócio. Por isso, durante a interação, aproveite para fazer perguntas rápidas.

Conheça o PEOPLE

O PEOPLE é a plataforma de atendimento omnichannel e de chatbots com inteligência artificial desenvolvida pela Cedro Technologies. Seu ecommerce tem muito a ganhar com um chatbot em tempo integral que interage com linguagem natural com seu cliente. Você pode disponibilizá-lo no site da sua empresa e/ou vincular a canais de comunicação como WhatsApp, Telegram, Skype, Workplace e Facebook Messenger.

 

Conheça o PEOPLE - Plataforma de atendimento omnichannel e de chatbots com inteligência artificial

Gostou? Compartilhe:

Letícia Barcelos

Letícia Barcelos

Formada em Sistemas de Informação e Product Owner do PEOPLE na Cedro Technologies, entusiasta de novas tecnologias.