Certificado Empresa Pró-Ética: entenda como o Data Engine auxilia na análise de risco

Vitor Precioso

21 junho 2019 - 12:02 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:38

Pessoas analisando gráficos em uma prancheta

A Controladoria-Geral da União (CGU) definiu que o certificado Empresa Pró-Ética passa a ser bianual. Com o atual ciclo (2018-2019) se encerrando, já é hora de se preparar para a próxima avaliação, que envolve diversos aspectos, como a análise de risco e monitoramento.

A avaliação criada pela CGU, em parceria com o Instituto Ethus, busca unir os esforços entre os setores público e privado para promover e incentivar um ambiente corporativo mais ético, íntegro e transparente no Brasil.

Os requisitos avaliados na última edição e que devem nortear o novo ciclo envolvem temas como “Comprometimento da Alta Direção e Compromisso com a Ética”, “Canais de Denúncia e Remediação”, “Políticas e Procedimentos”, “Comunicação e Treinamento”, “Análise de Risco e Monitoramento” e “Transparência e Responsabilidade Social”. Cada item possui uma pontuação e a empresa precisa possui pontuação total de 70 pontos ou mais (nota máxima é 100). Além disso, em cada ponto, a empresa deve atingir no mínimo 40% da nota da área avaliada.

Desafios do Certificado Empresa Pró-Ética

Um dos principais desafios que a CGU possui com o Certificado Empresa Pró-Ética é identificar a efetividade dos programas submetidos ao projeto. Além disso, os negócios precisam contar com uma cultura organizacional forte e que os resultados apresentados sejam produtos de um trabalho concreto de melhoria e integridade no ambiente corporativo do país.

No entanto, é preciso ressaltar que o Certificado Pró-Ética não deve ser buscado como um objetivo por si só e não para dar visibilidade a um projeto consistente de transparência e integridade institucional.

Nas últimas edições, as empresas que receberam o certificado foram de diversas áreas, como instituições financeiras e empresas do setor energético.

Utilize o Data Engine para auxiliar na análise de risco

A plataforma de validação cadastral e enriquecimento de dados desenvolvida pela Cedro Technologies, o Data Engine, permite que você valide dados de qualquer pessoa, física ou jurídica. A ferramenta acessa rapidamente diversas fontes diferentes, unificando o processamento de informações. O acesso ao Data Engine pode ser feito através do site, com login e senha, ou através da integração da API.

Diante de um cenário de instabilidade política e econômica, é importante contar com uma ferramenta poderosa no apoio ao trabalho de compliance do seu negócio. Com o Data Engine, você pode consultar informações dos seus clientes (KYC), colaboradores (KYE) e parceiros comerciais (KYP) para garantir dados relevantes para a tomada de decisões.

Para a análise e o monitoramento de risco, o Data Engine oferece consultas a fontes que traz informações sobre Relacionamentos Pessoais, Pessoa Politicamente Exposta (PEP), listas restritivas, mídia negativa, ações judiciais, embargos e autuações no IBAMA. Todas estas fontes proveem informações para apoio às empresas para prevenção à lavagem de dinheiro (PLD), financiamento ao terrorismo (FT) e outras informações.

Com o Data Engine, você consegue mais informações para basear as decisões do seu negócio e mostrar o comprometimento do seu negócio com a ética, a transparência e a integridade.

Quer conhecer mais sobre o Data Engine? Entre em contato com nossos especialistas e saiba como conquistar melhores resultados para o seu negócio.

Recomendados para você

Homem em mesa de escritório utilizando computador
Como acessar o mercado de Big Data e porque isso é importante para sua empresa ...
Desenho de homem analisando currículo com uma lupa
CPF negativado: como sua empresa pode consultar ...
Pessoa abrindo carteira com dólares dentro
Impacto e importância da Lei Anticorrupção ...