Atendimento ao cliente: vantagens ao centralizar os canais de comunicação.

Vitor Precioso

21 setembro 2020 - 08:43 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:36

Pessoa utilizando Iphone com ícones de redes sociais sendo exibidos

O atendimento ao cliente interno e externo é potencializado de muitas formas quando há uma gestão centralizada dos canais de comunicação da empresa. Ganho de tempo, redução de custos e diminuição de retrabalho são apenas alguns dos benefícios obtidos nesse cenário. 

Bem como, a tecnologia evoluiu tanto na atualidade que é possível até mesmo contar com chatbots e inteligência artificial para desenvolver melhor o diálogo com o público em diferentes canais.

Para entender mais sobre como podem e devem ser geridos esses canais nos dias atuais, vale a pena conferir este artigo.

O que é a comunicação centralizada?

Quando se fala de atendimento centralizado, o objetivo é contar com um ponto focal de integração dos canais de comunicação da organização. Isso permite alinhamentos rápidos e mais eficientes. 

Do contrário, existe a chance de que ruídos e discrepâncias nas informações prejudiquem a imagem da empresa perante os públicos de interesse.

Dessa forma, o objetivo é integrar os meios de contato e alinhá-los às melhores práticas para que sejam realmente canais que ajudam a empresa e não se tornem ofensores.

Vantagens da centralização da comunicação com o cliente

É possível elencar muitas qualidades trazidas ao dia a dia de uma companhia que opta por centralizar o atendimento ao cliente. No entanto, algumas das principais delas são: 

  • Melhor controle sobre quais dados serão disponibilizados em cada situação e como isso deve acontecer; 
  • Respostas rápidas, otimizadas e com dados alinhados em diferentes pontos de contato de modo prático;
  • Facilidade na obtenção de comunicação com o mesmo tom de fala em vários canais;
  • Identificação do cliente com a empresa mais rápida e uniforme;
  • Gestão de dados vindos de diferentes canais de comunicação, o que viabiliza mensurar informações como principais informações solicitadas e períodos de maior frequência de demanda.

Esses são apenas quatro dos benefícios obtidos em ações de centralização e integração de canais de comunicação. No entanto, há inclusive potencial para reduzir retrabalhos e erros que às vezes levam até mesmo a aumento de custos.  

E o bom é que a tecnologia já propicia a inteligência artificial e chatbots que usam linguagem natural e aprendem quando o uso deles acontece por usuários. Essas e outras características tornam mais ágil a difusão de informações.

Todas essas vantagens podem ser melhor aproveitadas com sistemas como o PEOPLE, a plataforma omnichannel de atendimento ao cliente e chatbots com inteligência artificial desenvolvida pela Cedro Technologies

PEOPLE: atendimento ao cliente com as vantagens da inteligência artificial

O PEOPLE é uma amostra de como a transformação digital tem trazido soluções relevantes para desafios do dia a dia de organizações. Com tecnologia de ponta, essa ferramenta possibilita o treinamento de bots e o atendimento humano intercalado sempre que necessário.

Então, uma empresa pode iniciar atendimento ao cliente com bot que se comunique de modo natural. E, se necessário durante o atendimento, acontece o transbordo para um profissional de forma rápida e segura. Uma opção para economia e melhor aplicação de recursos.

Para atendimento a clientes externos, bots são usados com sucesso tanto no contato de pessoas que ainda não contrataram a organização como em respostas a quem já é contratante e precisa de suporte. 

Em relação a clientes internos, chatbots servem para sanar dúvidas cotidianas dos colaboradores sobre férias, processos de admissão e demissão, regras de benefícios e muito mais no caso de Recursos Humanos. O mesmo acontece no departamento Financeiro, em relação a temas como regras de adiantamentos. E outras áreas também se beneficiam dessa tecnologia.

O PEOPLE emite relatórios que ajudam a compreender o uso dos canais de comunicação de modo simples e ainda pode ser integrado às principais ferramentas da atualidade, como WhatsApp, Telegram, Webchat, Microsoft Teams, Workplace e Facebook Messenger. 

O atendimento fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, se necessário. Conheça, agora mesmo, a plataforma de comunicação PEOPLE!

Recomendados para você

Pessoa sentada em um deck programando em um laptop
Como começar o desenvolvimento mobile? ...
Empresários analisando contratos
Pesquisa revela otimismo por parte de empresários de TI no Brasil ...
Pessoas em ambiente de escritório interagindo umas com as outras
Sete metas que todo gestor de projetos deveria desejar cumprir ...