Carrossel: Um Elemento Indispensável Para o Desenvolvedor Front-End

Rogério Marques

03 agosto 2018 - 10:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:41

Banner de computadores exibindo site da Cedro

O carrossel é um elemento muito presente em aplicações web, uma vez que permite organizar e exibir vários dados em um único espaço, melhorando a estética da aplicação e consequentemente a experiência do usuário. Construído com CSS e JavaScript, é a melhor alternativa para implementar slides de imagens, textos, vídeos, links ou conjuntos de dados customizados.

Sendo composto por uma lista de itens, o carrossel possibilita o destaque e diferenciação entre os objetos, usando classes específicas para itens ativos que podem ser customizadas em CSS. Também é viável editar o tamanho, posição, margem e borda dos itens, usando os atributos de estilo do CSS.

Suas funcionalidades básicas podem ser bastante intuitivas e importantes para o usuário, tornando possível navegar entre os itens, visualizar legendas, indicadores do tamanho da lista e qual é a posição do item ativo. Além disso, o controle do componente pode ser feito de várias maneiras: como uso do atributo data, JavaScript, métodos e eventos.

Apesar de todos os pontos positivos para o uso dos carrosséis, sua configuração em JavaScript pode tornar difícil a customização de comportamentos, mas há várias bibliotecas alternativas para contornar tais dificuldades e facilitar o uso dos carrosséis. Algumas das mais famosas são: Owl Carousel, Flickity e Slick, e o Boostrap e Materialize também trazem suas próprias implementações do carrossel.

Portanto, combinando facilidade de controle e customização, diferentes alternativas de biblioteca e melhorias na experiência do usuário, o carrossel se faz útil e por vezes indispensável ao desenvolvedor front-end.

Recomendados para você

Pessoa utilizando Iphone com ícones de redes sociais sendo exibidos
Atendimento ao cliente: vantagens ao centralizar os canais de comunicação. ...
Banner de kit gratuito sobre materiais para criar um app
Como criar um app? ...
Homem de terno fazendo anotações em um caderno e olhando o computador
Banco Central prepara mudanças na regulamentação de prevenção à lavagem de dinhe ...