A importância de ter um canal de atendimento full time

Vitor Precioso

25 junho 2020 - 17:14 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:44

Pessoa segurando um celular mostrando a rede de interações entre pessoas e robôs

Você já utiliza chatbots para atender os seus clientes e aumentar suas vendas? Se respondeu não, talvez deva considerar o potencial que a inteligência artificial tem de otimizar os processos na sua empresa com atendimento full time. Aplicar bots nos canais de contato com seus consumidores é uma forma inovadora de criar laços e fortalecer o relacionamento com eles.

Quando falamos de atendimento, oferecer um suporte integral para seus clientes e colaboradores faz toda a diferença para a percepção que eles têm sobre a sua marca. Além disso, é possível reduzir custos e aumentar a produtividade do time de forma geral. No artigo de hoje, vamos falar mais sobre as vantagens de adotar um atendimento full time por meio de chatbots. Vem ler!

1.Otimização da produtividade

Muitas empresas sofrem com o alto número de solicitações diárias. Nem sempre a equipe de suporte consegue dar conta do volume, passando o dia para resolver problemas. Assim, as atividades se acumulam e o time nunca consegue dar conta do que precisa. Soa familiar?

Nesse cenário, os bots com inteligência artificial são uma ótima solução para aumentar a produtividade do seu time. A tecnologia reduz o esforço da equipe de suporte, uma vez que ele dá conta de fazer algumas tratativas simples sem intervenção humana. 

Com isso, os colaboradores têm mais tempo para se dedicarem a atividades mais complexas. Isso ao invés de lidarem com problemas facilmente solucionáveis por um bot. 

2. Satisfação do cliente

Com um atendimento 24/7 feito por chatbots seu cliente nunca fica sem resposta e nem precisa enfrentar filas de espera intermináveis. Os bots com inteligência artificial têm disponibilidade full time para oferecer informações e tirar as dúvidas dos usuários.

Além disso, os clientes não precisam esperar para falar com um agente no dia seguinte. Os usuários podem resolver seus problemas no momento em que eles surgirem apenas com a ajuda dos bots que oferecem todo o suporte necessário. 

No mais, é possível instalar chatbots em diversos canais de contato com seus consumidores. Assim, eles podem ser atendidos no seu canal de preferência. Bots que usam inteligência artificial também podem ser programados para utilizarem uma linguagem mais natural e próxima à humana. 

Com isso, o seu cliente sente que está tendo uma conversa de verdade e não apenas falando com um robô que só reproduz algumas frases prontas e fora de contexto. Todos esses pontos otimizam muito a experiência que o usuário tem com a sua marca e aumenta a satisfação dele com o seu serviço. 

3. Aumento das vendas

Com bots sempre prontos a atender seus clientes, independentemente da hora em que eles entram em contato, você pode aumentar suas vendas. Isso porque, ao tirar uma dúvida com o bot, a resposta pode estimular a decisão de compra do consumidor.  Além disso, é possível integrar bot com inteligência artificial ao seu CRM de vendas e tornar o processo de vendas mais fluido.

Chatbots ainda podem qualificar leads com base em uma série de perguntas e critérios definidos por você. Com essa qualificação, seu time de vendas pode definir estratégias muito mais assertivas de abordagem, sem perder tempo com os usuários desinteressados no seu produto.

4. Redução de custos

Agora que já vimos alguns benefícios de adotar um atendimento integral com chatbots, você imagina sustentar essa estrutura apenas com um atendimento humano? Os custos para manter um grupo de pessoas atendendo 24 horas por dia, durante toda a semana, seriam muito maiores do que adotar a inteligência artificial para isso. 

Portanto, além de todas as vantagens que já vimos, usar chatbots para a área de suporte do seu negócio ainda reduz custos. 

Está convencido que a inteligência artificial e uma excelente aliada para o seu negócio? Então, que tal conhecer uma plataforma que permite criar chatbots personalizados para um atendimento 24/7 no seu site? Veja mais sobre o PEOPLE, a solução ideal para sua empresa!

Recomendados para você

Homem de traje social segurando ícones de segurança
Cedro Technologies fecha parceria com a IBM para utilizar o Watson na plataforma ...
Pessoa utilizando um tablet ilustrando Ai
Inteligência Artificial em nuvem: um avanço para as empresas ...
Homem segurando tablet enquanto olha para a tela sorrindo
10 estratégias de experiência de consumidor em que a TI deveria focar ...