De que forma um sistema de cadastro digital auxilia clientes premium?

Vitor Precioso

01 julho 2020 - 10:14 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:37

Mulher utilizando celular para se comunicar por mensagens

Desde a abertura de uma nova conta, passando pelo processo de gestão de cadastro digital, a transformação digital é fundamental para que as empresas mantenham-se firmes no mercado e mostrar celeridade aos seus clientes. No entanto, com um cenário econômico cada vez mais competitivo, como fazer a diferença na hora de oferecer uma experiência para o usuário?

Um bom atendimento precisa de ferramentas e informações para atender as necessidades dos usuários. Isto é ainda mais necessário para atender um perfil premium. Para instituições financeiras, atender clientes com um maior poder aquisitivo exige mais trabalho e atenção constante. 

Para isso, é preciso contar com um sistema de gestão de cadastro digital eficiente que ofereça características para apoiar seus Relationship Manager (RM) no atendimento a clientes com perfil premium. Veja quais recursos é importante encontrar numa plataforma:

1. Conheça seu cliente mais cedo

Uma boa ferramenta para gestão de cadastro digital deve acompanhar todo o processo de abertura de conta feito pelo cliente em tempo real. Muitas plataformas não fazem isso: apenas compilam todas as informações depois que o usuário finaliza o preenchimento do formulário.

Se você utilizar várias telas, solicitando informações por bloco, assim que a primeira é preenchida com as informações básicas, você já pode ter acesso às informações do lead mais cedo, acompanhando todo o seu percurso. 

Caso ele abandone o formulário, você já sabe quais informações já foram preenchidas, facilitando uma abordagem para convencê-lo a concluir o processo. 

2. Registros de autoria durante todo o ciclo de vida da conta

Na gestão de cadastros, é importante entender todas as alterações e aprovações feitas no perfil de um cliente. Com uma plataforma bem preparada, todas essas modificações são registradas. Além disso, é possível adicionar comentários detalhando as mudanças. Assim, fica mais fácil conversar internamente para entender melhor porque determinada alteração foi feita.

Também é preciso mudar o assessor responsável pelo gerenciamento da conta, de acordo com a vontade do usuário ou com a expertise do colaborador.

Todo documento específico enviado ou assinado pelo cliente também fica registrado dentro da plataforma, facilitando o controle da validade dos documentos e envio de versões atualizadas para acelerar o processo.

3. KYC de relacionamento

Know Your Customer ou Know Your Client (KYC) engloba um conjunto de práticas para conhecer melhor seu cliente. Tão importante quanto buscar informações em diversas fontes de dados para validação, a relação do assessor com o cliente também gera insights importantes e devem ser registrados.

Isso é o que chamamos de KYC de relacionamento, complementando o trabalho de compliance. O cadastro do cliente fica mais robusto e permite que a empresa tenha uma relação mais próxima com ele.

4. Automação de renovação cadastral

A renovação cadastral é um processo importante para empresa, tanto para manter as informações de seus clientes atualizadas como para estar em consonância com as normas das agências reguladoras.

Com uma plataforma inteligente de gestão de cadastro, é possível realizar disparos automatizados para estimular a atualização dos dados pelo cliente. Assim, é possível saber quem já fez o processo e quem ainda falta.

Perfis de risco também precisam de informações precisas atualizadas constantemente. Essa funcionalidade permite acompanhar mais de perto essas alterações.

5. Integração com sistemas legado

Uma boa plataforma também permite realizar integrações diretas com os sistemas legado utilizados na sua instituição. Assim, é possível consultar informações mais rapidamente, acelerar o processo de validação unindo informações que sua empresa já possui com novas vindas de providers.

Todas as informações do cadastro do cliente também são repassadas para outros sistemas utilizados na empresa, facilitando a execução de outras tarefas por outros setores.

Embark, plataforma de gestão de cadastro digital, é a solução que o seu negócio precisa

A Cedro Technologies desenvolveu uma solução completa para que sua empresa faça a gestão do cadastro digital – o Embark. Com essa plataforma, sua empresa conquista várias benefícios, como:

  • jornada simplificada e experiência otimizada para seu cliente,
  • automatização da renovação cadastral,
  • processo de validação de dados acelerado com integração ao Data Engine.

A Cedro Technologies é uma empresa de TI focada no mercado financeiro e em negócios digitais, que atua no mercado desde 2005. Fale com o nosso time de especialistas e implemente uma solução 100% digital para gestão de cadastro na sua empresa.

Recomendados para você

Mulher segurando um cartão exibindo um CPF
Localizar endereços por CPF ...
Pessoas sorrindo escutando mulher em reunião em escritório
O futuro da terceirização: a maior transformação econômica de todos os tempos ...
Homem digitando em tablet com os dizeres RegTech e Big Data
Você sabe o que é uma regtech e como ela ajuda no compliance? ...