home Sem categoria Business Intelligence: saiba o que é BI, o perfil profissional e as vantagens para sua empresa

Business Intelligence: saiba o que é BI, o perfil profissional e as vantagens para sua empresa

O trabalho de BI está em ascensão nos últimos anos! Muitas empresas já estão percebendo que elaborar uma estratégia de sucesso é preciso muito mais do que experiência ou feeling de seus gestores, é preciso estar ancorado na análise de dados. Neste artigo, explicamos para você o que é essa profissão e como é vital para seus negócios poder tomar decisões muito mais assertivas com o suporte de Business Intelligence.

O que é BI?

Gestores de empresas, de qualquer porte, precisam tomar decisões para conseguir os melhores resultados para a organização. Conseguir mostrar índices de crescimento e lucro é o principal objeto para a maioria dos negócios.

Cada empreendimento possui sua própria maneira de traçar essa rota e diversas ferramentas podem ser utilizadas para alcançar esses resultados. Diversos fatores podem estar envolvidos nas tomadas de decisões. Mas diante de um cenário cada vez mais competitivo, elas devem ser pautadas em controle e tratamento de informações.

BI é sigla para Business Intelligence (Inteligência de Negócios) e é uma profissão que busca relacionar-se com os mais diversos setores de uma empresa (financeiro, operacional, comercial e marketing, por exemplo) para coletar dados, fazer análises, traçar planos de ações e monitorar os resultados das decisões tomadas.

No entanto, BI não é só uma ferramenta, de maneira simplista. Engloba um conjunto de processos, metodologias, teorias e tecnologias que possibilita a transformação de um grande volumes de dados em insights essenciais para uma boa gestão.

O trabalho de BI, portanto, exige grande alinhamento e se organiza em três pilares:

  • a coleta de dados,
  • a organização e a análise de informações,
  • a ação e o monitoramento do processo.

O profissional de Business Intelligence deve obter todas as informações possíveis sobre a operação da organização, fazer o tratamento adequado dos dados e trabalhar em conjunto com os tomadores de decisões. Assim, a gestão poderá determinar qual é o melhor trajeto para empresa alcançar seus objetivos.

Plataformas de BI

No mercado, existem diversos softwares de Business Intelligence projetados para que as empresas possam visualizar seus dados e facilitar o processo de tomada de decisões. Essas soluções abarcam várias tecnologias, práticas e técnicas, e geralmente possuem um alto custo. No entanto, muitas dessas plataformas possuem versões gratuitas e que podem atender a maioria dos recursos que os negócios necessitam.

Avalie as necessidades da sua empresa e veja quais entre as plataformas disponíveis podem atender melhor às demandas. Alguns dos softwares disponíveis no mercado são: BIRT, IBM Watson Analytics, Jaspersoft, Microsoft Power BI, Qlik, entre outros.

Qual a formação que o profissional de BI deve ter?

Para atuar como BI precisa ter uma formação multidisciplinar. Essa função normalmente é exercida por quem possui uma formação superior em algum curso de tecnologia. No entanto, esse profissional precisa, além de outras características, de conhecimento em negócios, conseguindo conciliar TI e gestão da empresa no seu trabalho.

Além disso, é importante também ter as seguintes habilidades:

  • Treinamento, certificação e experiência em uma plataforma de BI, de preferência a que sua empresa utiliza;
  • Boa comunicação, clareza, objetividade e apresentação;
  • Proximidade com estrutura de dados e fontes de dados analíticos;
  • Entendimento de processos de negócios e técnicos para geração de dados;
  • Conhecimento de métodos ágeis.

Além dessas habilidades, também são diferenciais:

Como a empresa pode se beneficiar do trabalho de BI?

A sua empresa pode ganhar muito mais do que o previsto com a adoção da área de Business Intelligence. Com o controle da informação, baseado em uma gestão de dados analítica, é possível visualizar uma grande variedade de insights que podem ajudar o seu negócio a escolher o trajeto mais estratégico.

Confira algumas das principais vantagens que o emprego de BI podem trazer à sua empresa:

Perdas minimizadas

Utilizando adequadamente o trabalho e as ferramentas de BI, sua empresa consegue diminuir possíveis perdas financeiras pois consegue traçar os melhores trajetos para a organização.

Riscos possíveis reduzidos

Com BI, sua gestão pode entender muito melhor todas as implicações envolvidas em determinadas decisões. É muito mais fácil identificar os possíveis riscos que geram prejuízos para o negócio. Isso é possível a partir de um olhar análitico de uma grande quantidade de informações.

Custos otimizados

Sua empresa, com o controle de informações estratégicas com BI, consegue visualizar muito mais claramente em que área certos recursos podem ser diminuídos ou realocados, sem gerar prejuízo à produtividade das equipes.

Lucros em ascensão

Obviamente, se sua empresa consegue diminuir custos, os lucros sobem em contrapartida. No entanto, essa não é a única maneira que Business Intelligence contribui para a melhora nos índices de lucros. Aumentando a produtividade das equipes e direcionando a gestão para decisões de negócios mais assertivas, BI potencializa ainda mais os ganhos financeiros da empresa.

Destaque frente à concorrência

Diante de uma realidade cada vez mais competitiva, toda empresa precisa se esforçar ainda mais para se destacar diante a concorrência. BI pode oferecer as soluções e ferramentas mais adequadas para que a sua instituição conquiste o seu nicho de mercado e se torne referência. Business Intelligence proporciona acesso para corrigir os pontos negativos e fortalecer ainda mais os destaques do seu negócio.

Conheça sua própria empresa

Business Intelligence permite que a gestão da empresa consiga conhecer cada ponto da organização, através de leituras em tempo real, de maneira sintética, sobre o fluxo de trabalho de cada equipe da organização. Como os grandes gestores não conseguem, muitas vezes, se inteirar totalmente de tudo que está sendo desenvolvido por todos os setores, BI é uma excelente oportunidade para manter as rédeas do negócio.

Relatórios customizados

BI utiliza plataformas que possuem alto grau de customização. Assim, sua empresa pode definir quais dados estratégicos podem ser disponibilizados e como devem ser analisados. Business Intelligence permite que seu negócio tenha a informação certa, no momento certo, pela razão correta. Portanto, as ferramentas podem ser adequadas à capacidade de gestão do seu negócio, para acessar os dados disponíveis e serem usadas para tomar decisões bem fundamentadas.

Aplique Business Intelligence ao seu negócio!

Quer entender melhor como o trabalho de BI pode ajudar o seu negócio? A Cedro Technologies pode ajudar com um serviço de consultoria ou de alocação de BI. Entre em contato com nossos consultores!

Gostou? Compartilhe:

Gabriel Rodrigues Alves Santos

Gabriel Rodrigues Alves Santos

Analista de Marketing Jr na Cedro Technologies. Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).