home Sem categoria Business Intelligence: inovando a tomada de decisões nas empresas

Business Intelligence: inovando a tomada de decisões nas empresas

Toda empresa que busca por excelência em gestão e inovação, dentro do cenário competitivo do mercado atual, sabe que deve atingir maiores resultados com menor investimento de tempo e recursos.

E por melhor que seja o seu feeling na hora da tomada de decisão inteligente – nós sabemos como ele é importante em determinados casos! –, também não é segredo que ações mais assertivas requerem análises precisas e estratégias bem planejadas.

É nesse ponto que entra o Business Intelligence (BI), ou Inteligência de Negócios, um sistema voltado para a administração e monitoramento de todas as informações relacionadas à sua empresa, possibilitando mais eficiência na sua gestão.

Ficou curioso para saber como ele funciona? Reunimos nesse post tudo o que você precisa saber sobre o Business Intelligence e como ele pode ser o diferencial para uma tomada de decisão mais eficaz na sua empresa. E para saber um pouco mais sobre o assunto, recomendo que você leia nosso ebook gratuito em parceria com a Sankhya: Como o Business Intelligence transforma as empresas.

ebook cedro sankhya

 

O que é o Business Intelligence?

Que a agilidade na oferta de produtos e serviços é essencial para as empresas que querem destaque no mercado, ninguém nega. Por isso, é muito importante dispor de ferramentas, recursos e metodologias que coletem e forneçam informações estratégicas sobre os seus negócios em tempo real — e um sistema de Business Intelligence faz exatamente isso.

Além de integrar dados de diversos bancos (internos e externos) em um repositório de acesso padronizado e oferecer análises contextualizadas sobre os processos de negócios da sua empresa, um sistema de BI ainda possibilita monitoramento e acompanhamento de informações e indicadores de desempenho (KPI – Key Performance Indicator) com alto nível de sofisticação.

E embora ofereça análises complexas e precisas, uma estrutura de BI frequentemente possui uma interface de fácil usabilidade, disponível em plataforma web, e dispensa domínio ou conhecimentos avançados no campo da estatística. Útil, não é mesmo?

Como funciona o BI nas empresas?

Pode parecer difícil, mas não é. De modo geral, um BI tradicional coleta informações de sistemas da empresa, como por exemplo os ERPs (Enterprise Resource Planning) ou CRMs (Customer Relationship Management), e os armazena em um banco de dados, também chamado de Data Warehouse. Tudo isso ocorre por meio de um processo conhecido como ETL (Extract, Transformation and Load).

Em outras palavras, a partir dos recursos de extração, transformação e carregamento de dados, o Business Intelligence constitui um repositório com históricos de processos da sua empresa, subdivididos em assuntos específicos (gestão de finanças, por exemplo).

A partir daí, um sistema conhecido como On-line Analytical Processing (OLAP), ou processamento analítico de dados on-line, promove a conversão de dados brutos em informações tratadas, gerando relatórios fundamentais para analistas e gestores na tomada de decisões sobre os negócios de uma empresa.

Business Intelligence e a agilidade na tomada de decisões

Agora que você já sabe como funciona, deve estar se perguntando quais são as vantagens da implementação de um sistema Business Intelligence em uma empresa, certo? Pesquisas realizadas no mercado demonstram que o principal benefício de um BI para a gestão de negócios é o aumento da agilidade em todos os processos dependentes de informação, incluindo tomadas de decisão, dessa forma, contribuindo para o aumento da competitividade, conhecimento empresarial e transparência.

Em tempos de dispositivos móveis e facilidade de acesso à internet, ações ágeis e precisas são fundamentais para quem quer consolidar o nome de sua marca e conquistar um espaço privilegiado nos negócios.

Gerenciamento mais eficiente e articulado

Muitas vezes, a ausência de informações confiáveis ou facilmente acessíveis sobre os processos de uma organização dificultam o gerenciamento e a tomada de decisões para os gestores. Seguindo essa lógica, um sistema que reúna índices, históricos e indicadores de desempenho a poucos cliques só tem a contribuir com a administração dos seus negócios.

Outras vantagens do Business Intelligence na gestão incluem a facilidade de planejamento das ações a nível estratégico, tático e operacional, acompanhamento e redução dos processos, previsão de riscos, aumento na produtividade, articulação entre os diversos setores da organização, flexibilidade na análise de informações administrativas e substituição de ferramentas mais antigas, como o Excel, na geração e cruzamento de relatórios.

Antecipação dos riscos e aumento de produtividade

Já parou para pensar o quanto estar ciente das tendências e padrões de produção da sua empresa pode facilitar na prevenção de problemas ou despesas indesejadas? Ao promover análises e relatórios, facilitando o acompanhamento tanto do rendimento dos seus negócios quanto das tendências de venda e mercado, você pode evitar quedas na produção, desvios de qualidade e até prever quando terá que investir em renovação de material.

Cortando fora os problemas em potencial, você evita contratempos e garante maior rendimento, credibilidade e qualificação nos serviços ou produtos da sua marca. A clientela agradece!

Decisões colaborativas com mais qualidade e eficiência

Um sistema de Business Intelligence bem articulado tem a capacidade de integrar todos os âmbitos de uma organização, como, por exemplo, a administração e o setor de TI. Se usado corretamente, pode auxiliar na tomada de decisões de qualidade que afetem todos os departamentos funcionais, a partir da articulação social e da formação de uma cultura de colaboração.

Mesmo que, a princípio, seja necessário investir tempo e dinheiro na implementação de um BI e na formação de funcionários qualificados, a facilidade e a praticidade do sistema permitem reverter os investimentos em lucro e dinamismo em médio e longo prazo. Criando e promovendo soluções coletivamente, sua empresa ganha um salto na inovação e no rendimento, sem falar na força da articulação entre a gestão e os funcionários na qualidade do serviço oferecido pela sua marca.

Já viu que são muitas as vantagens da implementação de um sistema de Business Intelligence para o seu negócio, não é? Em tempos de inovação tecnológica, instabilidade econômica e alta competitividade do mercado, uma boa gestão pode ser o diferencial na consolidação da sua marca diante da clientela e no aumento da margem de lucros da sua empresa. Não deixe de usar a tecnologia a seu favor para tomar decisões cada vez mais precisas e inteligentes!

Esse conteúdo foi útil para você? Ficou com alguma dúvida sobre como o Business Intelligence pode contribuir positivamente para a sua empresa? Conte para nós aqui nos comentários!

Gostou? Compartilhe:

Thiago Reis

Thiago Reis

Thiago Reis Pontes é profissional de TI com mais de 11 anos de experiência em gestão de equipes de TI, análise, desenvolvimento e arquitetura de soluções.