Blockchain inaugura nova fase no mercado financeiro

Bruno Zago

21 agosto 2018 - 09:05 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:40

Homem apontando para dados exibidos na tela de um computador

As novas ferramentas tecnológicas transformam o modo como empresas atuam. Desde os seus processos internos até os canais de interação com seus públicos, tudo segue o rumo da transformação digital. Pessoas, empresas, marcas e seus respectivos produtos e serviços vivem na esfera on-line quase em tempo integral e, assim, descobrem formas mais inteligentes, rápidas e práticas de fazer as suas atividades. Com o mercado financeiro, não seria diferente. A blockchain já é uma das ferramentas mais usadas pelas empresas do segmento.

E não é para menos. A tecnologia traz uma série de novas possibilidades e apresenta funcionalidades que impactam, principalmente, na segurança das transações. Desenvolvida em meados de 2008, a blockchain  permite o envio de moedas virtuais, como o Bitcoin, e a criação de um registro dessas operações de forma rápida, segura e transparente.

Com tantos atributos, já se tornou uma grande aliada do setor financeiro no movimento de modernização do setor, especialmente na forma de realizar pagamentos. Isso porque a ferramenta garante um nível de assertividade muito maior em relação aos meios tradicionais.

A seguir, você pode conferir as principais novidades e aplicações da ferramenta. Só assim, é possível ter uma noção do quanto e de como o protocolo de confiança deve impulsionar a transformação digital.

Com alta aplicabilidade, empresas buscam o protocolo de confiança

Atualmente, mesmo diante das variedade de aplicações, o recurso tem sido usado, principalmente, nos pagamentos internacionais. Isso porque a tecnologia permite a transferência de valores para qualquer lugar do mundo, de forma instantânea e sem intermediadores.

Além disso, universidades e organizações de vários setores têm buscado a ferramenta para conferir mais organização e segurança aos dados contábeis. Por meio de um livro de registro, informações de todas as operações realizadas são armazenadas. Deste modo, nenhuma transação pode ser manipulada. Ou seja, mesmo que o usuário tente, ele não conseguirá alterar um único byte de informação dos processos já realizados.

Como a ferramenta permite simplificar a distribuição, descentralizar as informações e, ainda, reduzir custos inerentes aos processos, a sua eficácia tem sido determinante para seu sucesso e popularização. Muito além do mercado financeiro e das criptomoedas, a inteligência do recurso já é capaz de promover grandes mudanças nos mais variados segmentos. As empresas seguem, em um movimento de apropriação da ferramenta, para crescer.

Protocolo de confiança pode garantir mais privacidade na rede

Uma das características que torna a ferramenta altamente aplicável é o fato de que o princípio usado na autenticação de transações financeiras permite a validação de todo tipo de processo on-line. É possível, por exemplo, fazer o login de um usuário em sua conta ou, ainda, verificar da confiabilidade de um arquivo a ser transferido. O mecanismo se baseia no “histórico” de cada dado em movimento na rede de computadores, que deve dizer indicar se uma dada transação é possível ou não.

Neste sentido, um dos conceitos que têm sido usados há anos por criptografadas, como o Bitcoin, é o d>e carteiras digitais.O objetivo é checar se alguém possui fundos reais para comprar a moeda digital, enquanto mantém sua identidade anônima. Por exemplo, uma instituição financeira da rede Bitcoin verifica se há fundos suficientes para uma compra de moedas, sem a necessidade de divulgar a identidade ou o saldo real da conta do cliente bancário.

Tal método, na criptografia, é denominado de conhecimento-zero. Isso porque, neste caso, alguém cuja informação está sendo solicitada pode vincular-se a uma pessoa ou instituição verificadora, sem transmitir qualquer informação adicional, exceto aquela que está sendo solicitada.

Por exemplo, um banco pode verificar se você ganha acima de R$ 55 mil por ano para fins de empréstimo. O seu empregador, na condição de membro da rede blockchain, pode verificar apenas se você ganha mais de R$ 55 mil ou não, sem divulgar seu salário anual exato.

Transparência e integridade de dados ao alcance das empresas

Com o uso da ferramenta, as empresas têm a possibilidade de ter um serviço descentralizado de validação. Isso porque o protocolo de confiança usa a função de criptografia hash para certificados concedidos ou revogados. Considerada unidirecional, já que é impossível inverter os dados de entrada, a função fortalece a segurança da informação das empresas e torna o processo de autenticação muito mais transparente.

O Keyless Signature Structure (KSI) é um dos projetos que visa, justamente, proteger a integridade dos dados da organização, gerando hashes de arquivos e armazenando-os no protocolo de confiança.

Neste caso, como o sistema de origem tem condições de comparar o hash do arquivo na hora da validação e autenticação, de modo que qualquer manipulação de dados será facilmente detectada. É a função hash que torna as transações em Bitcoin tão seguras, protegendo-as de possíveis transações falsas.

O admirável mundo da blockchain

A ferramenta agora rompe fronteiras e ganha aplicações muito além do mercado financeiro. Recentemente, o protocolo de confiança foi adotado para transações de outros negócios, como a automação do gerenciamento da cadeia de suprimentos e as trocas monetárias internacionais.

Neste novo momento, organizações privadas e públicas já creditam à ferramenta o poder de embasar a construção de uma nova economia de confiança, baseada em transações de pessoa para pessoa (P2P) e autônoma, sem nenhuma dependência de métodos tradicionais, a exemplo de classificações de crédito ou cheques garantidos.

O desafio, agora, é desenvolver uma estratégia de transformação digital que se aproprie da ferramenta de modo inteligente e prático, com foco na obtenção de benefícios e resultados. É fundamental, portanto, contar com um parceiro especialista no assunto, que seja capaz de orientar a organização. Assim, as novas experiências neste mundo novo do blockchain serão sempre positivas.

Recomendados para você

Telas de exibição de dados Fast Trade
Simulador de Ações e Futuros – Day Trade c/ Fast Trade ...
Homem utilizando computador com dinheiro chovendo ao seu redor
6 dicas para ganhar mais nos seus investimentos ...
Pessoas em mesa de escritório tendo uma reunião
7 habilidades essenciais do gestor de projetos ...