Big data ajuda chatbots a gerarem insights para os negócios

Rogério Marques

04 setembro 2019 - 09:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:47

Pessoa utilizando um aplicação em holograma

A primeira informação que você deve saber sobre big data é que ele realiza o processamento e armazenamento de grandes quantidades de dados. Por isso, está no centro da transformação digital de uma empresa, marcando presença em soluções como os chatbots.

Ele encontra a base nos chamados 3Vs: velocidade, volume e variedade. Com muitas vantagens para as estratégias modernas de negócios, o big data cada vez mais vem se se popularizando. Assim, praticamente qualquer empresa pode adotar o sistema no armazenamento de dados.

Quer saber como o big data pode ajudar na organização dos dados do seu negócio para melhorar a qualidade no atendimento? Confira a seguir as funções e vantagens da implementação do big data!

O que o big data pode fazer pela sua companhia?

Basicamente, a função do big data está em coletar, processar e armazenar os dados. Cada etapa tem uma importância específica no resultado final. Elas permitem utilizar sistemas que desenvolvem a comunicação com o público, tais como os chatbots.

A coleta de dados nesse caso acontece pela interação do usuário com as ferramentas de inteligência artificial. O cliente busca a tecnologia como forma segura e rápida para resolver problemas de ordem prática, mas também podem ter questões mais complexas.

Os chatbots colhem os dados informados e realizam o processamento, buscando alternativas de solucionar as dificuldades em pauta. Se não for possível encontrar uma resposta, o sistema transfere o usuário para um atendente humano.

Mas o processo não para por aí! As informações são armazenadas em um banco de dados, que fica em um servidor físico ou na nuvem. Elas podem ser usadas para relatórios e novas estratégias, mas também ajudam os próprios chatbots a aprenderem novas respostas e soluções.

O big data tem essa característica de permitir o desenvolvimento da inteligência artificial, o que possibilita o aprendizado automatizado dos chatbots. Além disso, os desenvolvedores conseguem alimentar novas respostas ao entenderem o que precisa ser melhorado a partir dos dados capturados.

Até mais do que isso, a frequência dos resultados pode gerar insights sobre a receptividade e qualidade de produtos, como personalizá-los e/ou aperfeiçoá-los e onde as ações precisam focar.

Quais são as vantagens do big data para a qualidade no atendimento?

Nesse cenário de transformação digital, algumas vantagens do big data para a qualidade no atendimento ficam bem claras, enquanto que outras podem ser percebidas em uma análise mais profunda.

Entre elas, as empresas conseguem melhorar a forma de se comunicar com o consumidor, personalizar os produtos para atender demandas, ganhar vantagem competitiva e criar uma relação mais direta com o mercado. Confira a seguir uma lista com os 8 principais benefícios para os seus negócios:

1. Atendimento contínuo

Os chatbots e o big data vencem a barreira do atendimento em horário comercial. Com a transformação digital, agora já é possível ficar 100% disponível para o consumidor, ajudando-o até de madrugada.

O atendimento 24 horas torna a comunicação mais imediata e instantânea, tirando uma limitação do mercado. É um efeito interessante não só para resolver problemas e dúvidas, mas também para se relacionar com um público em potencial para os negócios.

2. Filtro de demandas

Como o big data ajuda a solucionar as questões de ordem prática, a demanda para a equipe de atendimento é aperfeiçoada, resolvendo somente problemas mais complexos. Os chatbots ajudam a filtrar as necessidades dos clientes, melhorando a qualidade no atendimento.

Dessa forma, é possível também identificar qual é o setor apropriado para lidar com as questões, encaminhando o usuário para quem realmente tem o poder de ajudar. Isso evita transferências intermináveis e desgastantes.

3. Economia de tempo

Ao filtrar as demandas, um pré-atendimento automatizado ajuda a economizar tempo e esforços na equipe. Os chatbots respondem as questões mais simples, permitindo que os colaboradores possam focar em soluções realmente importantes e que geram receitas para os negócios.

4. Análise de dados

O fluxo de dados que chega para as empresas costuma ser muito grande. Por isso, ter um sistema de filtro sempre é vantajoso nos negócios. O big data processa as informações, alocando o que realmente é importante para gerar insights úteis e eficientes.

A partir dos chatbots, você consegue captar e entender o que os consumidores realmente buscam na sua empresa, entende as tendências e consegue gerar valor para os negócios, com dados cada vez mais precisos.

5. Estratégias de marketing

Os benefícios do big data para o marketing da sua empresa são enormes. A partir da captação das informações, torna-se mais fácil gerar insights sobre as estratégias e explorar as melhores estratégias.

Além de poder personalizar campanhas, uma tendência em alta na comunicação mercadológica, você consegue aproveitar os dados de forma mais produtiva e assertiva. O cliente recebe materiais mais adequados e realmente alinhados com os seus interesses.

6. Aperfeiçoamento dos processos

Não é só a comunicação com os clientes que pode ser melhorada com o uso do big data e serviços cognitivos. Os chatbots podem acelerar a comunicação interna entre os departamentos, diminuindo as demandas nas equipes.

A própria relação interdepartamental pode promover insights de melhorias nos processos, ajudando a entender como aperfeiçoar o trabalho e as necessidades dos colaboradores.

7. Reforço nos laços com fornecedores

As relações com fornecedores e outras empresas também pode se tornar mais produtiva pelo big data. O assistente virtual pode realizar agendamentos, transmitir informações de demandas e realizar assistência nas vendas. Isso favorece a manutenção de um bom relacionamento ao fazer negócios.

8. Melhores resultados

Ao melhorar a qualidade no atendimento e a comunicação no geral, o big data direciona os negócios no alcance de melhores resultados. A satisfação dos consumidores leva a uma boa imagem no mercado e, consequentemente, a um bom posicionamento de marca.

Com isso, o seu negócio se fortalece, ganha holofotes e atrai mais clientes. A inteligência artificial dos chatbots ainda permite extrair relatórios que predizem como será a receita do período.

Como a Cedro Technologies pode te ajudar?

Se você procura uma empresa de tecnologia para te ajudar a implantar um chatbot nos seus negócios, a Cedro Technologies é a solução! O nosso assistente virtual People está capacitado para aumentar a qualidade no atendimento e promover uma verdadeira transformação digital nos processos.

Nossos chatbots ficam disponíveis 24 horas por dia e podem ser acoplados a várias plataformas, como Facebook, WhatsApp, Skype e Telegram. Os dados ficam registrados no banco de dados, permitindo acompanhar o histórico e entender a sua audiência.

O People é a maneira mais prática de captar insights para o seu negócio. Converse com nossa equipe comercial para tirar dúvidas e solicitar orçamentos!

Recomendados para você

Mulher utilizando computador em sala de escritório
Consultoria e Desenvolvimento Chatbot – LUIS Microsoft ...
Mulher utilizando celular para se comunicar por mensagens
De que forma um sistema de cadastro digital auxilia clientes premium? ...
Pessoas utilizando celular e tablet em um café
Gestão de projetos de TI: aprenda a otimizar a sua ...