Conheça os benefícios do atendimento automatizado

Vitor Precioso

29 julho 2021 - 12:00 | Atualizado em 29 maio 2023 - 17:19

Homem utilizando computador com papel e caneta

Nada é mais gratificante para uma empresa do que manter sua marca em evidência, tendo a sua reputação defendida pelos seus clientes, fornecedores e colaboradores. A satisfação e o engajamento dos stakeholders confirmam a qualidade da entrega feita pela empresa.

Isso demonstra o quão importante é a boa relação entre empresa e cliente. Dedicar uma atenção especial para os cuidados com o atendimento ao consumidor é fundamental para toda companhia que deseja ter sucesso no mercado.

A tecnologia pode ser uma imensa aliada nesse processo. Você sabia que é possível automatizar as rotinas de um atendimento? Confira abaixo quais são os maiores benefícios da prática e comece a implantar hoje mesmo!

A tecnologia e a automação

Pode parecer um pouco estranho compreender a ideia de um atendimento automatizado, afinal existe uma cultura enraizada que diz que o contato humano é necessário em todas as frentes de relacionamento com o cliente. Isso não é verdade.

Aliás, as empresas que insistem na tese única do teleatendimento estão ficando para trás, afinal quem é que aprecia ficar ouvindo uma música repetitiva, aguardando ansiosamente pelo primeiro “Bom dia”?

Desde que a inteligência artificial entrou no mundo corporativo, a relação B2C evoluiu para um patamar inédito, sendo que hoje a era da comunicação ágil com os chatbots já é uma realidade.

Para que você entenda quais são os benefícios de um atendimento automatizado e que preza pela satisfação do cliente, a Cedro Technologies trouxe uma lista de vantagens. Confira e conheça a fundo essa estratégia!

Atendimento automatizado: os benefícios para o cliente

Vamos começar pelos benefícios para o cliente, aquele que mais irá usufruir das vantagens do atendimento automatizado.Confira:

Atendimento ágil

Com um atendimento instantâneo, o cliente não ficará mais do que alguns segundos sem resposta. Isso acontece porque a inteligência por trás das ferramentas de automação faz uma leitura das perguntas em tempo real.

Com um banco de informações recheado de soluções e em constante expansão por conta do aprendizado de máquina (machine learning), essas ferramentas podem atender a uma quantidade ilimitada de clientes simultaneamente.

Tempo integral

Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, não importa a hora ou a ocasião, o atendimento automatizado está apto a atender aos seus clientes em qualquer horário.

Basta que o usuário envie uma mensagem introdutória, para dar o “start” no atendimento e pronto: os robôs respondem de imediato em poucos segundos. Afinal, eles estarão sempre lá à disposição de cada um dos clientes, atuando no esclarecimento de dúvidas e na entrega de orientações.

Um dos principais benefícios do atendimento automatizado para o cliente é que ele nunca ficará sem resposta e ela sempre virá de forma imediata. Essas questões são fundamentais para a boa reputação de qualquer empresa.

Os benefícios do atendimento automatizado para a empresa

Não é só o cliente que irá ganhar com essa transformação digital. A empresa, sem dúvidas, terá vantagens únicas, que garantirão um aumento significativo na produtividade, principalmente para o time de atendimento, é claro.

Centralização

Ao centralizar o atendimento ao cliente em um sistema digital, a empresa tem mais clareza sobre as soluções apresentadas aos seus clientes.

O que isso quer dizer na prática? Pois bem, já lhe aconteceu de vivenciar a experiência de ter que dizer várias vezes as mesmas informações para atendentes diferentes? Aqui está a chave dessa questão!

O atendimento automatizado acontece de forma sequencial, sem duplicidade nos questionamentos, com respostas claras e instantâneas. Assim, o seu time não precisa pedir para o cliente “aguardar por um momento”.

Acesso a dados e relatórios

O “coração” do atendimento automatizado é a tecnologia, já que ela extrai todo tipo de informação que é necessária para a gestão. Um exemplo são os relatórios de desempenho do atendimento.

Com esse tipo de documento em mãos, você poderá saber como anda o nível de satisfação de seus clientes, o que pode ser aprimorado e o que pode ser implantado.

O seu time de especialistas deve atuar em fases como essa, ou seja, voltado para a análise estratégica das soluções.

Sem dúvida, uma das vantagens do atendimento automatizado para as empresas é que ele abrirá leques para que o atendimento possa se expandir.

Seu time terá o mesmo número de integrantes, mas as possibilidades de melhoria na qualidade do atendimento serão muito maiores. Agora, o seu time poderá se concentrar em soluções mais complexas, o que antes não era possível.

Os tipos de automação disponíveis

Muito bem! Você já entendeu que os benefícios da entrada da automação são notáveis e provavelmente está pensando em como isso pode ser feito no seu negócio.

Agora, o próximo passo para transformar a realidade do seu setor de atendimento é conhecer as principais soluções tecnológicas disponíveis. Assim, você pode compreender como incorporá-las no atendimento automatizado da sua marca!

Chatbot

Os chatbots são de longe os mais queridinhos das empresas e o motivo é simples: eles oferecem a experiência de um atendimento automatizado e humanizado!

Todas as pessoas gostam de ser bem tratadas. Nesse sentido, o chatbot proporciona uma experiência que alcança um patamar inédito com o suporte da tecnologia. A conversa é fluida e nem um pouco mecanizada.

Essas ferramentas aprendem continuamente graças aos benefícios da inteligência artificial. Além disso, também são programadas com comandos sutis para lidar com o cliente de forma gentil e atenciosa.

URAs

As Unidades de Respostas Audíveis (URAs) são soluções gravadas e executadas para os clientes que acionaram o suporte via telefone.

Basicamente, essas respostas são executadas sempre que o cliente pressiona a tecla relacionada à dúvida em questão. Essa solução já é antiga, mas ainda assim não deixa de ser relevante.

FAQ

Do inglês – frequently asked questions – , as perguntas frequentes são aquelas exibidas em uma área específica de qualquer das plataformas da empresa. Geralmente, o FAQ é mantido no site, mais precisamente na área de exibição das soluções.

A página do FAQ conta com uma grande quantidade de questionamentos comuns e suas respectivas respostas. Comumente, essas perguntas são divididas por tema. São exemplos: como utilizar, formas de pagamento, validade, entre outras.

O FAQ não é dinâmico. Neste caso, é o cliente quem precisa encontrar em seu acervo de respostas aquela que apresenta a solução para o seu problema. Entretanto, funciona como uma ferramenta complementar, que muitas vezes pode ser o suficiente.

Você pode estar se perguntando: qual dessas ferramentas é a ideal para o meu negócio? Pois bem, você não precisa escolher apenas uma. Desde que elas operem em conjunto, todas serão importantes e irão se complementar.

O que você não pode se esquecer é que a satisfação do cliente vem em primeiro lugar. Então, observe dentro de seu escopo de negócio qual é a ferramenta que faz mais sentido para o seu público e o seu negócio e passe a utilizá-la.

Mais produtividade e automação em seu negócio

Já deu para entender que a transformação digital chegou para mudar a realidade dos atendimentos, não é verdade? Pense por um instante: em sua estratégia de atendimento atual,você já explora todo esse potencial de automação?

Se essa ainda não é a sua realidade e você aprecia os grandes benefícios que a tecnologia pode trazer para a sua empresa, então a Cedro Technologies te convida a conhecer o People, o chatbot que pode ser integrado diretamente ao Whatsapp!

Acesse a página oficial do People e entenda como o chatbot pode revolucionar a sua comunicação com os clientes, sendo integrado diretamente no mensageiro mais utilizado do mundo. O atendimento automatizado está ao seu alcance com o suporte da Cedro Technologies.

Recomendados para você

Pessoa utilizando celular com símbolo do WhatsApp projetado
API Integração Whatsapp Business ...
Robô utilizando ferramentas em hologramas
Bot Framework: serviço operado pela Microsoft ...
Homem utilizando celular em frente a computador
Chatbots são a evolução dos sistemas de cobrança ...