Atendimento para imobiliárias: conheça as vantagens de utilizar um chatbot

Vitor Precioso

29 abril 2019 - 09:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:38

Pessoa recebendo chaves de uma imóvel na mão

Anteriormente, apresentamos para você como as concessionárias podem se beneficiar com o uso de chatbots. Agora, vamos mostrar como atendimento ao cliente do ramo imobiliário têm muito a ganhar com essa ferramenta tecnológica. Continue lendo sobre Chatbot para imobiliárias e você também pode começar a criar agora mesmo um Chatbot para a sua com a plataforma People. Integre seu Chatbot com o WhatsApp, Facebook, Skype e outros.

Tanto para concretização de negociações, como para manter uma visão positiva até mesmo na propaganda “boca a boca”, melhorar o atendimento ao cliente do negócio é fundamental para gerar novas oportunidades e apresentar diferenciais no mercado. Por isso, tecnologias como chatbot são excelentes ferramentas para conquistar melhores resultados.

Para que você perceba a importância desta ferramenta para sua empresa do ramo imobiliário, preparamos esse artigo com 8 vantagens que os bots podem trazer para o seu setor de atendimento. Confira:

1. Sua empresa disponível em tempo integral

Sua imobiliária pode contar com um chatbot e ficar disponível para atendimento em tempo integral, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Mesmo após o horário de expediente, o chatbot atende seus clientes para sanar as suas dúvidas, fazer solicitações, encontrar informações sobre imóveis e tornar o trabalho da sua empresa mais ágil.

2. Geração e nutrição de leads

Com um chatbot, a geração e nutrição de leads também é otimizada. Lead é um termo usado para denominar um potencial consumidor que interagiu de alguma forma com a marca, mais ainda não se converteu em cliente. A ferramenta auxilia sua empresa com um tom conversacional e ainda pode apresentar conteúdos específicos para o leads, além de coletar dados.

Sua empresa do ramo imobiliário pode fornecer rapidamente informações sobre imóveis, dicas de decoração, informações importantes para considerar ao alugar ou comprar um imóvel, entre tantas outras informações para reter um potencial cliente através de conversa pelo chat. Qualificando-os através de respostas, também pode captar informações sobre o perfil do cliente e os imóveis de seu interesse.

3. Chatbot agiliza solicitações de seus clientes

Utilizando um chatbot no atendimento da sua imobiliária, seu cliente pode encontrar imóveis na região de escolha, agendar visitas, solicitar segunda via de boleto, demandar reparos, entre diversas outras atividades, sem a necessidade de falar diretamente com um funcionário da imobiliária.

Além de auxiliar o cliente a resolver suas demandas rapidamente, o chatbot também permite que sua equipe se dedique a outras atividades, além dos temas mais rotineiros do trabalho.

4. Faça simulações de financiamento rapidamente

Com um chatbot, você pode programar para solicitar informações caso o cliente tenha interesse em financiar um imóvel, por exemplo. Funcionalidades como essa podem ser incluídas no robô de conversação e oferecer uma resposta mais rápida ao cliente, além de poder armazenar essas informações de cadastro para que sua equipe consiga fazer uma comunicação mais direcionada em outras ações.  

5. Atendimento em vários canais

Utilizando um bot para comunicação com seus clientes, é possível que ela seja integrado a diversos sites, aplicativos e canais de comunicação.

Sua imobiliária poderá disponibilizar o mesmo chatbot no site, assim como integrá-lo ao Skype, Telegram, Messenger do Facebook, Whatsapp e muitos outros.

6. Atendimento humano

Com um chatbot treinado, é possível atender a grande parte das conversas com os clientes sem a necessidade de intervenção humana. No entanto, em alguns casos, é interessante o transbordo para o atendimento humano, ou seja, a transferência do atendimento para uma pessoa continuar a conversa.

Toda conversa com o bot pode ficar salva no histórico da plataforma. Assim, caso seja feito o transbordo, o atendente têm acesso ao protocolo de atendimento para se inteirar e saber o que já foi conversado com o cliente.

Caso tenha muita demanda para atendimento de cada operador, é possível determinar a quantidade de usuário que podem ser atendidos simultaneamente, o limite de clientes na fila de espera, o tempo de espera e o de duração.

Imobiliárias podem fazer essa transferência, por exemplo, para o setor de vendas, quando um corretor dará andamento ao atendimento com o cliente. É possível fazer essa ação de maneira programada, caso o chabot perceba essa intenção, ou intervir no atendimento a qualquer momento.

7. Facilidade de integração com sistemas utilizados na imobiliária

Imobiliárias trabalham com diversos sistemas de gestão, de vendas, financeiros, de agendamento, de consulta de dados, entre outros. Por isso, para que os processos da sua empresa sejam agilizados, o chatbot precisa ser flexível a integrações com esses sistemas.

Dessa forma, o cliente pode interagir com o chatbot e, automaticamente, acessar e solicitar funções desses sistemas, como agendamentos, solicitações de 2ª via de boletos, registro de interesse em determinados imóveis. Todas essas demandas são enviadas e registradas com a solução correspondente.

8. Redução de custos

Sua imobiliária poderá reduzir custos e otimizar investimentos com a implantação de um chatbot no atendimento ao cliente. Sua equipe terá suas funções otimizadas e mais liberdade para direcionar sua atenção para outras demandas. O bot fica responsável, então, para lidar com demandas simples que aparecem de maneira frequente no atendimento.

9. Muitos outros recursos

Um chabot pode contar com inteligência artificial para que tenha um tom mais natural de linguagem e poder aprender constantemente com as conversas e com treinamento e compreender o contexto da mensagem recebida.

Com uma plataforma robusta, sua imobiliária pode contar ainda com diversas outras funcionalidades, como gestão de atendimento, SAC, Service Desk, voice bots e multi-idiomas, por exemplo.

Utilize o PEOPLE para criar e gerenciar chatbots

Desenvolvida pela Cedro Technologies, a plataforma de atendimento omnichannel e de chatbots com inteligência artificial é focada na experiência do usuário, sendo muito intuitiva e de fácil navegação. Não é necessário conhecimento técnico em TI para fazer o treinamento do bot. Além disso, conta com diversa outra funcionalidades como SAC e Service Desk, por exemplo.

O PEOPLE utiliza a inteligência artificial da Microsoft, o LUIS, que está em 1º lugar no ranking de compreensão da língua portuguesa. Quer conhecer mais sobre a plataforma? Entre em contato conosco e esclareça todas as suas dúvidas.

Recomendados para você

Pessoa utilizando um chatbot no smartphone
O que um vendedor virtual pode fazer pelo seu ecommerce ...
Pessoa interagindo com inteligência artificial através do celular
Treinamento de chatbots: foco em conversas inteligentes ...
Pessoa utilizando um chatbot em um laptop
Como os chatbots otimizam os processos nas empresas ...