Atendimento para concessionárias: veja os benefícios de um chatbot

Vitor Precioso

21 março 2019 - 16:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:30

Estacionamento lotado com sol sobre os carros

Concessionárias de veículos possuem alta demanda de atendimento. O relacionamento com o cliente é fundamental para gerar novos negócios, manter a prestação de serviços e seu cliente se fidelizar.

 O mercado de vendas de automóveis pode se beneficiar muito, portanto, com a utilização de bots com inteligência artificial e omnichannel. Setores como vendas, pós-vendas, agendamento, RH e financeiro podem alavancar seu atendimento com qualidade utilizando dessa ferramenta tecnológica.

 A seguir, listamos as principais vantagens que um chatbot pode oferecer para a sua concessionária. Confira:

1. Atendimento automatizado

Com um chatbot, sua concessionária conta com um atendimento em tempo integral, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mesmo que seja fora do horário de expediente, clientes podem sanar as suas dúvidas, fazer solicitações e tornar o trabalho da sua empresa mais ágil.

2. Geração e nutrição de leads

A geração e nutrição de leads pelo atendimento é muito importante para concessionárias de veículos. Com um chatbot, sua empresa pode reter um potencial cliente através da conversa pelo chat e qualificá-los através das respostas, além de coletar informações sobre seu perfil e veículos do seu interesse.

3. Agendamento de serviços

Com um chatbot, seu cliente pode solicitar o agendamento de serviços, como revisão, assistência técnica e manutenção de veículos, rapidamente, sem a necessidade de falar diretamente com um funcionário.

Além do cliente conseguir resolver rapidamente essa demanda, sua equipe pode se dedicar a outras atividades além do agendamento rotineiro de serviços.

4. Disponíveis nos principais meios de comunicação

O mesmo bot poderá ser omnichannel, sendo integrado aos principais canais de comunicação. Além de estar acessível através do seu site, também é possível integrá-lo ao Whatsapp, Facebook Messenger, Skype, Telegram, entre tantos outros. Assim, sua concessionária fica disponível nos aplicativos que seus clientes mais utilizam no dia a dia, facilitando o contato e mostrando-se a disposição em qualquer plataforma.

5. Facilidade de integração com sistemas utilizados na concessionária

Concessionárias trabalham com diversos sistemas financeiros, de agendamento, de gestão, de vendas, de simulação de financiamentos, entre outros. Por isso, para agilizar o trabalho, é preciso que o chatbot seja flexível a integrações com essas soluções.

Assim, o chatbot pode realizar agendamentos, solicitar 2ª via de boleto, indicar interesse do lead em determinado veículo, integrando a demanda diretamente com o sistema correspondente.

6. Redução de custos

Com a implantação de um chatbot para a comunicação com o cliente, sua concessionária poderá reduzir custos e otimizar seus investimentos. O trabalho da sua equipe pode ser otimizado e direcionado para outras demandas, deixando o bot responsável por responder as dúvidas mais frequentes e que sempre aparecem no atendimento.

7. Voice bots

Cada cliente conversa de uma determinada maneira. Além dos recursos de aprendizagem que permitem que o chatbot tenha uma conversa com uma linguagem natural, caso o cliente prefira utilizar mensagens de áudio para conversar, o chatbot também pode responder dessa maneira. Esse recurso é chamado de voice bot. Na prática, o cliente pode fazer um agendamento de revisão do seu veículo somente com mensagens de voz, por exemplo.

8. Atendimento humano

Com um chatbot treinado, é possível atender a grande parte das conversas com os clientes sem a necessidade de intervenção humana. No entanto, em alguns casos, é interessante o transbordo para o atendimento humano, ou seja, a transferência do atendimento para uma pessoa continuar a conversa, podendo ser gerado protocolo e criando filas de espera.

Toda conversa com o bot pode ficar salva no histórico da plataforma. Assim, caso seja feito o transbordo, o atendente tem acesso a esse histórico para se inteirar e saber o que já foi conversado com o cliente.

Concessionárias podem realizar essa transferência para o setor de vendas, por exemplo, em que o vendedor irá dar andamento para a compra do cliente. É possível fazer essa ação de maneira programada, caso o chabot perceba essa intenção, ou intervir no atendimento a qualquer momento. 

9. Muitos outros recursos

Um chabot pode contar com inteligência artificial para que tenha um tom mais natural de linguagem e poder aprender constantemente com as conversas e com treinamento e compreender o contexto da mensagem recebida. Uma plataforma de chatbots também pode contar com funcionalidades específicas de gestão de atendimento, como SAC e Service Desk. Além disso, caso sua empresa atenda usuários de diferentes países, também é possível utilizar a funcionalidade multi-idiomas, que identifica a língua utilizada pelo cliente e continua a interação.

Para criação e gerenciamento de chatbots, conheça o PEOPLE

A plataforma de atendimento omnichannel e de chatbots com inteligência artificial desenvolvida pela Cedro Technologies foi construída com foco na experiência do usuário, sendo muito intuitivo e de fácil navegação. Não é preciso conhecimento técnico em TI para fazer o treinamento do bot, além de possuir diversas outras funcionalidades.

A inteligência artificial utilizada no PEOPLE é o LUIS, da Microsoft, que está em 1º lugar no ranking de compreensão da língua portuguesa. Quer conhecer mais sobre a plataforma? Entre em contato pelo site ou fale diretamente comigo pelo Whatsapp e esclareça todas as suas dúvidas.

Recomendados para você

Pessoa utilizando tablet interagindo com bots
Fundos de pensão usam bots para inovar no atendimento ...
Mulher utilizando computador em sala de escritório
Consultoria e Desenvolvimento Chatbot – LUIS Microsoft ...
Pessoa utilizando computador interagindo com inteligência artificial
Conheça as aplicações e vantagens dos chatbots no setor público ...