Atendimento otimizado traz benefícios a empresas e clientes

Vitor Precioso

03 setembro 2020 - 10:44 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:37

Pessoa utilizando computador segurando celular

Sabia que 77% dos consumidores gostariam de contar com maior integração entre diferentes canais de atendimento de empresas? É o que mostra um estudo da Manhattan Associates, empresa que atua em comércio omnichannel. Por isso, ter atendimento otimizado para diferentes canais de comunicação atualmente é essencial para empresas que buscam a satisfação do cliente.

Afinal, um cliente não conseguir seguir adiante com a sua demanda em um desses pontos de contato pode gerar grande frustração. Neste texto, você fica conhecendo melhor alguns dos principais meios de comunicação que podem ser adotados hoje em dia e como geri-los. 

Em busca do cliente satisfeito

A resposta rápida é um enorme diferencial. Segundo a pesquisa O Estado do Atendimento ao Cliente no Brasil, feita em conjunto por várias instituições, mais de 70% das pessoas consideram que um resultado positivo já conquistado na primeira comunicação com a equipe da empresa é a parte mais satisfatória entre as experiências no atendimento.

Agora, com as recentes mudanças operadas no mercado por conta do avanço da tecnologia, o atendimento estar otimizado para ser realizado a distância em diferentes situações é fundamental. Isso é benéfico porque propicia flexibilidade e agilidade ao lidar com demandas, entre outras vantagens. 

Além dos contatos convencionais, como aqueles realizados por telefone, confira quais são alguns dos principais canais de uma empresa para atendimentos atualmente:

WhatsApp e Telegram 

O WhatsApp tem acima de 100 milhões de usuários ativos somente no Brasil e é o aplicativo mais baixado do mundo. Por isso, não deve ser ignorado como uma ferramenta de contato com clientes. 

O Telegram, de funcionamento bastante similar, vem ganhando popularidade e está presente em quase um terço dos smartphones no país. E o WeChat também se apresenta como concorrente dos principais comunicadores, principalmente considerando que funciona como um super app em seu país de origem, a China. 

Então, também são ferramentas adicionais interessantes para estabelecer contato com o público.

Teams 

O Microsoft Teams conquistou muitos usuários pela praticidade com que combina videoconferências, bate-papo e integração de aplicativos, entre outras qualidades. É ótimo para melhorar a performance no atendimento a clientes internos e externos também, como no caso de negócios B2B.

Workplace

O Facebook Workplace ainda conta com presença tímida no Brasil, mas essa mídia social com foco corporativo pode ser de grande valia para comunicação interna em instituições de diferentes segmentos. 

Com ela é possível dispor de grupos de discussão focados em assuntos de cada empresa, contatos de profissionais de companhia e arquivos diversos, de atas de reunião até planos de negócio. Tudo com a discrição e a segurança necessárias a um ambiente corporativo. 

E ainda há outros muitos canais de comunicação que podem ser explorados para estabelecer contatos com diferentes públicos, como Skype, Slack e Messenger. Agora, como integrar todos e adotar as melhores práticas para que sejam realmente canais que ajudam a empresa?

Viabilizando diferentes canais de comunicação

Contar com todas essas alternativas é ótimo para atender clientes de diferentes perfis. No entanto, é preciso centralizar a comunicação e ter a mesma linguagem em todos os canais. Assim, a administração de todos esses meios é simplificada e o usuário tem confiança de que está sendo atendido pela empresa da mesma forma em todos eles. 

Para fazer essa gestão de modo prático, o PEOPLE se apresenta como a ferramenta ideal. Desenvolvida pela Cedro Technologies, ela é uma plataforma omnichannel de atendimento e chatbots com inteligência artificial (IA).

Melhoria de tempo de resposta e qualidade

Uma das vantagens do PEOPLE é que, com a automatização de alguns processos por meio de inteligência artificial, é mais fácil oferecer tempo de resposta e padrão de qualidade ideais a quem está entrando em contato. Assim, aumentar a satisfação dos clientes é algo simplificado. 

Melhor alocação de recursos também é atrativo

Otimizar custos é essencial para qualquer empresa que busca se manter viável dentro de um mercado extremamente concorrido. Com o PEOPLE, é possível gerir melhor os recursos humanos, alocando-os do modo eficiente para a companhia. 

Fácil de personalizar e adequado para empresas de vários portes

Por conta da tecnologia de ponta que usa, o PEOPLE conta com suite completa para atendimento humano e treinamento de bots. Assim, admite que organizações de todos os portes aproveitem os melhores recursos no seu atendimento, tanto externo como interno.

Além disso, é fácil de personalizar e permite que seu chatbot seja publicado em diversos canais de comunicação, como o WhatsApp e o Facebook Messenger, além de integrado com atendimento humano. 

Saiba mais sobre como o PEOPLE pode ajudar no atendimento otimizado em sua empresa!

Recomendados para você

Mesa de trabalho com símbolo de rede projetado
Criação de bots: conheça as ferramentas indispensáveis ...
Pessoa utilizando um tablet ilustrando Ai
Inteligência Artificial em nuvem: um avanço para as empresas ...
Pessoa utilizando computador exibindo códigos de programação
Pytest: faça testes e gere relatórios rapidamente ...