Como o atendimento pode ajudar na campanha para o Dia das Mães

7 / 04 / 2022

atendimento e campanha para o Dia das Mães

O Dia das Mães é uma das datas comemorativas que mais atraem vendas no Brasil. Com a pandemia do novo coronavírus, a procura pelo presente ideal se tornou digital e forçou diversas empresas a investir no seu próprio e-commerce para não perder clientes.

Mesmo com a queda significativa das vendas durante a pandemia, o e-commerce teve um aumento de mais de 100% do seu faturamento, muito concentrado na campanha para o Dia das Mães.

Para entender o sucesso das vendas on-line, é preciso também entender como o atendimento ao cliente desempenha uma função primordial para atingir o objetivo. Veja os principais canais de comunicação com o cliente e saiba se a sua empresa ainda precisa implementá-los.


Atendimento Omnichannel


O atendimento omnichannel é a maneira mais personalizada em que a sua empresa pode investir para estar a par das demandas dos clientes. Ele é extremamente importante, pois dentro desse público-alvo há pessoas que utilizam meios mais tradicionais e outras que optam pelo canal on-line. Dessa forma, para uma boa experiência do cliente é preciso oferecer diversas possibilidades de contato.

Durante a campanha para o Dia das Mães, é comum que a sua empresa receba mais solicitações de contato do que em períodos sem datas comemorativas. Ao apostar na solução omnichannel, a empresa redireciona o contato do cliente para um sistema automatizado que realiza a centralização da comunicação.

Com a identificação do cliente na plataforma, um histórico sobre aquela persona é gerado, o que auxilia a equipe de atendimento a entender melhor qual é a sua dor no momento e como saná-la de maneira satisfatória.

Sendo assim, durante o período de campanha para o Dia das Mães, sua empresa consegue ter um controle maior das solicitações de contato e criar um vínculo mais próximo de atendimento com o público-alvo, o que faz com que os clientes se sintam bem mais valorizados, compreendidos e aumente a chance de fechar uma boa compra com o empreendimento.


WhatsApp API


O aplicativo de mensagens WhatsApp já é bastante conhecido entre os brasileiros. Porém, nos últimos anos, a aplicação inovou ao lançar sua versão Business, dedicada a profissionais e empresas que buscam ter um atendimento mais automatizado e uma rápida solução de problemas ou dúvidas dos seus clientes.

Atualmente, o WhatsApp API – também conhecido como WhatsApp Business API – ganhou um enorme protagonismo em campanhas para datas comemorativas, especialmente após o grande boom do e-commerce durante a pandemia.

Através da nova versão, sua empresa tem a possibilidade de integrar as conversas desenvolvidas junto com outros sistemas de gestão e até mesmo chatbots. Essa automatização permite um melhor entendimento da equipe ao realizar o atendimento.

Ao investir no atendimento via WhatsApp API, o cliente não perde mais tempo tendo que explicar suas dúvidas ou outras questões para a empresa. Ao atender o cliente pelo canal, o profissional já tem amplo conhecimento da solicitação, o que torna a conversa bem mais rápida e as questões resolvidas em tempo recorde.

Dessa forma, o cliente acaba sentindo mais confiança em realizar a compra de um produto ou serviço da sua empresa, sendo um excelente canal também para sua fidelização. Além disso, o WhatsApp API também permite o envio de campanha para o Dia das Mães de maneira personalizada ao seu consumidor, o que faz com que você tenha a chance de dobrar suas vendas.


Dicas de ações de campanha para o Dia das Mães


Agora que você já sabe um pouco mais sobre como utilizar canais personalizados de atendimento ao cliente durante a campanha para o Dia das Mães, é importante pensar em ações de marketing em que sua empresa pode investir para atrair todo o público-alvo. Veja algumas dicas que separamos abaixo.


Invista nas redes sociais da empresa


Para que os clientes consigam acessar seus canais de atendimento, é importante que eles sejam conquistados pela mensagem da sua empresa. A melhor forma para gerar essa visibilidade a longo prazo é investir nas redes sociais.

Através de anúncios pagos ou de maneira orgânica – ou seja, postagens com conteúdo de valor para atrair novos seguidores e clientes –, sua empresa consegue demonstrar que pode resolver o problema do consumidor.

Durante a campanha para o Dia das Mães, a mensagem deve remeter ao acolhimento materno, a importância da figura da mulher no desempenho da função e a melhor maneira de presentear uma pessoa tão importante em nossas vidas.

No entanto, as mensagens para os anúncios e postagens nas redes sociais precisam fazer sentido com a marca e os produtos vendidos. Sendo assim, além de estudar seu público-alvo para a campanha, é importante também estudar quais produtos estarão em destaque durante o período.


Promoções exclusivas


Se o seu objetivo é atrair um público já fidelizado com a sua marca, é possível elaborar promoções exclusivas para esses clientes. O anúncio pode ser realizado por disparos dentro do WhatsApp API e criar um ambiente atrativo para o consumidor se sentir importante e acessar a novidade ainda antes que todo mundo.

A divulgação das promoções também pode ocorrer através do e-mail marketing personalizado para a campanha com redirecionamento para o omnichannel da empresa.


Personalização do website


Alguns possíveis novos clientes podem chegar até sua empresa, através de pesquisas pelo Google. Dessa maneira, é ideal que a página inicial da marca esteja personalizada com a campanha para o Dia das Mães.

Para se tornar bastante atrativo e gerar uma navegação com intuito de criar um contato, a empresa deve colocar os produtos em destaque para a data e investir em UX Design para fazer sentido toda a mensagem proposta.

Além de encontrar produtos que desejam comprar, os clientes se sentem bem mais confortáveis em realizar uma pesquisa de preço mais ampla dentro do site. Como consequência, as solicitações de compra ou pedidos de atendimento podem dobrar significativamente.


Planejamento


Por último, mas não menos importante, uma das dicas fundamentais para a realização de uma ação de marketing com sucesso é o seu planejamento. Portanto, é ideal que a sua empresa comece a pensar nas estratégias da campanha bem antes da data comemorativa.

Além de contar com um bom prazo para o lançamento dessas estratégias para o público-alvo e clientes já fidelizados, você também consegue entrar em contato com fornecedores com bastante antecedência, evitando a falta de produtos em estoque durante o período de vendas.

Com a PEOPLE, sua empresa pode contar com um sistema automatizado capaz de cuidar do atendimento ao cliente sem grandes burocracias. Conheça nossa plataforma e saiba mais como investir na comunicação com o seu público-alvo.

Deixe uma resposta