Atendimento ao cliente na Black Friday: dicas de sucesso.

Vitor Precioso

04 novembro 2020 - 11:17 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:28

Computador com miniatura de carrinho de compras com várias miniaturas de compras

A Black Friday este ano acontece no dia 27 de novembro. O seu negócio está preparado? As demandas de atendimento ao cliente na black friday costumam aumentar bastante e a sua empresa deve oferecer a estrutura para suportar a quantidade de novos chamados. Isso envolve contar com uma tecnologia especializada para ajudar o seu departamento durante os picos de demandas e qualificar a sua equipe.  

Pensando em ajudar a sua empresa durante a Black Friday, no artigo de hoje trouxemos algumas dicas para otimizar o seu atendimento e dar conta do fluxo de clientes. Quer conferir tudo sobre o assunto? Então leia o post!

 

Atendimento ao cliente na Black Friday

A Black Friday é um momento em que os clientes aproveitam para comprar com desconto aqueles produtos ou serviços que estão em suas listas de desejo há algum tempo. Como a data também é próxima ao final do ano, muitos consumidores já adiantam também as compras de Natal por conta dos preços menores. 

Por conta disso, as dúvidas também devem crescer bastante, tanto antes do dia 27, como depois, já que os consumidores podem querer trocar os presentes. Com tudo isso envolvido, o seu departamento está preparado para um aumento repentino de atendimento ao cliente na Black Friday

Há algumas formas de garantir que os chamados crescentes sejam resolvidos com rapidez e eficiência. Quer saber como? É o que vamos ver no próximo tópico!

 

Como melhorar o atendimento durante a Black Friday?

Agora que você entendeu como atendimento ao cliente na black friday é impactadovamos trazer algumas dicas sobre como o departamento pode se preparar para conseguir absorver a demanda. 

Entre elas, estão: qualificação da equipe, contratações temporárias, plataformas centralizadas e chatbots. Veja a seguir e prepare o seu negócio para essa data tão importante para o comércio!

  1. Qualificação da equipe

Com o aumento repentino das demandas os profissionais envolvidos no atendimento ao cliente precisam estar preparados. Se a sua empresa adotar alguma tecnologia especializada, esses colaboradores devem ser treinados a respeito de como usá-la. 

Além disso, é interessante estabelecer alguns padrões a serem seguidos para o atendimento ao cliente. Assim, não há risco dos agentes passarem informações diferentes para os clientes. 

Então qualifique a equipe com certa antecedência para descobrir gargalos nos processos e otimizar o que falta. Apresente para o time possíveis cenários que podem acontecer e ofereça um passo a passo do que deve ser feito em cada situação. Com isso, você prepara melhor o time para lidar com imprevistos.   

    2 . Contratações temporárias

Durante o período da Black Friday pode ser interessante adotar contratos temporários para aumentar a equipe. Com mais funcionários na linha de frente do atendimento ao cliente o serviço ganha em rapidez e eficiência. 

Mas aqui também é essencial qualificar esses profissionais. Afinal, não adianta contar com mais pessoas se elas não estão devidamente preparadas para o aumento de demanda. 

Contratos temporários com empresas de tecnologia também são uma opção. Avalie o que será preciso antes, durante e depois da Black Friday para definir que tipo e o quanto de tecnologia é necessária. Com o aumento do atendimento ao cliente, essa é uma excelente alternativa para suportar o crescimento dos chamados.

    3 . Plataformas centralizadas

Adotar plataformas centralizadas, que concentram todos os chamados em um único lugar, é uma das melhores formas para auxiliar a equipe e oferecer uma experiência otimizada aos clientes. Com elas, o seu departamento consegue oferecer atendimento em tempo integral e atender em diferentes canais de contato de forma eficiente. 

Ferramentas como essas permitem automatizar tarefas e liberar o tempo da equipe, que pode se dedicar a cuidar dos consumidores. Além disso, plataformas de atendimento ao cliente permitem a integração com outros sistemas, facilitando ainda mais a gestão do suporte e das vendas durante a Black Friday.

    4. Chatbots

Ainda pensando em como a tecnologia ajuda a sua equipe a dar o suporte necessário aos seus clientes? Já considerou adotar chatbots para realizar o atendimento? 

Eles permitem oferecer um serviço no modelo 24/7, ou seja, 24 horas por dia, durante toda a semana. Chatbots são uma ótima alternativa para melhorar a experiência dos clientes, porque essa tecnologia diminui as filas de atendimento. 

Assim, seus consumidores não precisam esperar muito para serem ouvidos. Além disso, com os chatbots os clientes podem resolver suas dúvidas em tempo real, a qualquer momento, sem depender de intermediários. Isso reduz o tempo médio de atendimento e otimiza os resultados do seu departamento. 

Quer melhorar o seu atendimento ao cliente para a Black Friday? Então, conheça o PEOPLE, uma plataforma de comunicação que permite criar chatbots com inteligência artificial e otimizar o seu serviço de suporte com tecnologia especializada.

Recomendados para você

Robô segurando tablet junto com mulher sorrindo
Conheça a aplicação de bots e outras 5 tendências do RH 4.0 ...
Pessoa utilizando o celular
Como utilizar o Facebook Messenger no atendimento da sua empresa ...
Pessoa usando um chatbot no celular
Como o comércio on-line está usando chatbots para aumentar vendas ...