A aplicação da metodologia ágil no contexto profissional

Rogério Marques

31 março 2022 - 12:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:27

Pessoa escrevendo em mural com diversos post-its

De acordo com Silva et al (2013): “As empresas estão numa corrida constante para acompanhar as inovações e oferecer os melhores projetos que atendam as necessidades do mercado. Com o advento da internet e o avanço tecnológico no século XXI, tornou-se muito difícil manter-se sempre à frente dos
concorrentes, uma vez que a tecnologia está ai para todos usufruir das informações que chega em tempo real. ”

Atualmente muito se comenta sobre a aplicação das metodologias ágeis no dia a dia das empresas com vistas ao aumento da produtividade e à melhoria da entrega dos produtos aos clientes. Ao analisarmos os pilares que fundamentam a metodologia ágil em contraposição ao gerenciamento tradicional de projetos, podemos entender que de fato o surgimento do manifesto ágil se deu pela necessidade de um ritmo de entrega mais frequente e dinâmico.

Valores da metodologia ágil 

Ao realizar uma análise mais aproximada da metodologia ágil encontramos valores como:

  1. Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
  2. Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  3. Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  4. Responder às mudanças mais que seguir um plano;

Mas, na prática, o que isso quer dizer e o que impacta para a empresa e para  os clientes? Os valores da metodologia ágil não são contrários ao que já era desenvolvido na metodologia tradicional de projetos, eles tornam o processo mais leve e flexível.

Tomemos por exemplo, o primeiro valor da metodologia ágil, que quer dizer que ferramentas e processos são importantes, mas é mais importante ter pessoas competentes trabalhando juntas de forma eficiente.

O segundo valor diz que uma boa documentação é útil para ajudar pessoas a entender como o software é criado e como usá-lo, mas o ponto principal é criar o software, não a documentação.

O terceiro valor da metodologia ágil diz que um contrato é importante, mas não é um substituto para um trabalho próximo aos clientes para descobrir o que eles precisam e não apenas o que eles querem, isso significa ter empatia com a dor do cliente.

Já o quarto valor afirma que um plano preestabelecido é importante, mas não deve ser muito rígido, para acomodar mudanças na tecnologia ou no ambiente, as prioridades das partes interessadas e a compreensão das pessoas sobre o problema e sua solução.

Portanto ao analisarmos o conjunto de valores, conseguimos perceber uma maior aproximação junto ao cliente, na busca de entregas que contemplem mais valor, qualidade e frequência.

Benefícios da metodologia ágil 

A aplicação da metodologia ágil além de permitir às equipes o contorno de problemas ligados a prazos, entregas, comunicação e gerenciamento, produz o desenvolvimento de um controle empírico de processos, a auto-organização, colaboração, articulação, além de gerar a priorização baseada em valor, ou seja, entrega aos clientes o que tem valor mais cedo que outras entregas não tão significativas e impactantes.

E quais resultados isso pode trazer?

Em suma, sua aplicação quando de maneira correta, traz relações mais próximas, fortes e transparentes, quer sejam entre os times internos da empresa, ou até mesmo com seus clientes, o que de ambas as formas se mostra relevante em um cenário competitivo como já descrito. Tanto em ambiente interno quanto externo a empresa se beneficia de um ritmo mais orgânico e racional de trabalho, tornando 
natural seu processo de melhoria e a maturidade de suas equipes e relações comerciais através de entregas dotadas de mais valor aos seus clientes.

Recomendados para você

Pessoa segurando desenho de mundo sobre uma folha com símbolos de dados e redes em primeiro plano
SD-WAN: a tecnologia inovadora para garantir melhor utilização de recursos ...
API Cadastro: Simplifique a gestão de cadastros PF e PJ ...
Python: conheça as vantagens dessa linguagem de programação ...