A aplicação de UX na Plataforma de Investimentos

Rogério Marques

08 janeiro 2019 - 09:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:40

Mulher em escritório trabalhando com mesa digitalizadora

A Plataforma de Investimentos é uma solução da Cedro Technologies para facilitar o acesso a carteira de investimentos de clientes e a gestão do assessor na instituição financeira.

A solução mostra uma acesso simplificado e intuitivo, oferecendo recursos para que os investidores tenha acesso a vários tipos de aplicações financeiras: renda fixa, renda variável, fundos e tesouro. Seu cliente pode acompanhar os serviços de cotações, análises, gráficos comparativos, notícias e informações sobre os mercados mais importantes.

Para que você entenda as funcionalidades da plataforma, conversamos com nossa equipe de UX para apresentar os destaques de usabilidade da plataforma. Confira!

As principais conclusões da equipe de UX no desenvolvimento da Plataforma de Investimentos

A Cedro Technologies possui internamente uma equipe de UX Design especializada no mercado financeiro. A partir desse know-how, o time ficou a cargo de construir uma nova interface para a Plataforma de Investimentos.

Os principais destaques desse projeto são a navegação intuitiva e o design dinâmico. A proposta foi desenvolvida para dois perfis de usuário: o assessor e o cliente. Os dois fluxos de navegação desenvolvidos seguem a partir da mesma tela inicial, que redireciona para o login.

A plataforma conta com dois menu, no topo e na lateral. No topo, encontra informações sobre login e saldo. Na lateral, encontra os seguintes elementos: Visão Geral, Investir, Resgatar, Extrato, Transferências, Histórico, Notícias e Dados Cadastrais.

No menu Resgatar, temos um dos pontos  interessantes desse projeto. Aqui, o usuário pode solicitar a transferência de determinado valor para outra conta. Para estimulá-lo a continuar seus investimentos, aqui são apresentadas novas opções atrativas para o perfil do cliente. Assim, o estimulamos a realizar novas aplicações.

Conheça alguns dos processos de UX aplicados

Os processos de UX são complexos, baseados em muitos estudos para a tomada de ações e utilizados para agilizar a entrega de resultados. Tudo isso para gerar experiências positivas para o usuário final. Agora, vamos apresentar algumas dessas etapas utilizadas no desenvolvimento da Plataforma de Investimentos.

O processo é iniciado com a etapa de Entendimento, que consiste principalmente na coleta de informações e definições de dores. O Mapa de Stakeholders também foi desenvolvido para definir as pessoas que são importantes para o projeto de alguma forma, como clientes, funcionários, parceiros, representantes, sócios, fornecedores e concorrentes.

O trabalho de Pesquisa também é importante nos momentos iniciais de um projeto para definição das personas e desenvolvimento do storytelling, com a jornada do usuário. A análise competitiva, que também integra essa etapa, foi utilizada para conhecer a fundo o que já é oferecido pelas plataformas de investimentos disponíveis no mercado. A partir disso, os pontos positivos e negativos dessas soluções foram levantados para contribuir na construção, destaques e diferenciais da proposta desenvolvida pela Cedro Technologies.

Com a definição de fluxos e do protótipo de baixa fidelidade, o Visual Design foi desenvolvido para definir estilos, aparência, cores, fontes, proporções e de motion design (que são as animações de microinterações para conduzir o usuário a realizar uma tarefa). Assim, com o protótipo de alta fidelidade da Plataforma de Investimentos definido, seguiu para a etapa de Desenvolvimento, com nosso time de desenvolvedores. A equipe de UX continuou acompanhando de perto para revisar e garantir a fidelidade do produto.

Atualmente, nossa equipe de UX está acompanhando o lançamento e realizando a Análise de Métricas, com clientes que já adquiriram o produto. Conheça o processo de UX na íntegra.

Customização da Plataforma de Investimentos

A Plataforma de Investimentos desenvolvida pela Cedro Technologies é white label. A solução foi construída com funcionalidades independentes — microservices na nuvem — que são combinadas no produto. Essa tecnologia permite uma entrega mais rápida do produto, oferecendo também mais autonomia para customização.

Sua corretora pode optar por fazer mudanças de baixa customização e alta customização. Entenda mais.

Baixa Customização

Sua empresa pode adquirir a plataforma com sua estrutura pronta, adaptando toda a aparência, logo, cores, fontes e outros elementos para deixar a solução com a identidade da sua empresa.

Alta Customização

Caso sua corretora necessite de funcionalidades específicas na sua plataforma que não compõem seu escopo principal, é possível avaliar mudanças mais profundas na estrutura e na experiência de usuário (UX) do produto. Com alterações mais complexas, as equipes de desenvolvimento e de UX demandam mais tempo para entregar a solução, de acordo com as necessidades da sua empresa.

Conheça mais sobre nossa Plataforma de Investimentos

Quer conhecer mais sobre a solução desenvolvida pela Cedro Technologies? Entre em contato conosco. Nossa equipe pode esclarecer todas as suas dúvidas.

Recomendados para você

Pessoas analisando gráficos com computadores em sua frente
Growth hacking, o aliado das fintechs ...
Pessoa com camisa social utilizando o computador
Blogs de investimentos: 4 portais para aprender a investir ...
Pessoa utilizando um computador
API Economy: o que é e qual sua importância? ...