API, bibliotecas e Frameworks: entenda a diferença entre eles

Rogério Marques

20 setembro 2016 - 20:01 | Atualizado em 12 abril 2023 - 19:04

Ilustração de uma mão colocando documentos em uma pasta

Quando se fala em usar tecnologia da informação para produzir soluções que alavanquem seu negócio, conhecer bem os conceitos envolvidos é tão importante quanto escolher o seu fornecedor. Pensando nisso, hoje vamos apresentar os conceitos e as diferenças entre API, bibliotecas e frameworks envolvidos na construção de um app mobile.

O que é API? Se não conhece o conceito, você pode ler mais aqui sobre o significado de API.

O que é uma API?

API, da sigla Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicações, é um produto de software criado para oferecer uma interface (caminho) com regras bem definidas para integração entre sistemas, a fim de obter informações e, assim, trabalhar com elas.

Para a interação com o Facebook, por exemplo, foram criadas diversas APIs que possibilitam obter informações de uma conta ou mesmo criar mecanismos em sites para login, utilizando uma conta do Facebook.

Na construção de um aplicativo é possível utilizar diversas APIs com o objetivo de agregar funcionalidades interessantes.

Se você pensa em escalar seu negócio, por exemplo, pode investir na construção de uma API para que seus clientes executem tarefas diretamente na sua plataforma, sem a sua intervenção. Esse conceito ficou conhecido como Economia das APIs.

O que é uma biblioteca?

O conceito de biblioteca difere bastante do de uma API. Uma biblioteca não fornece uma interface para que sejam consumidos recursos de um sistema. Ela é um conjunto de subprogramas ou funções, geralmente organizadas em classes, que podem ser usadas para a construção de um software ou aplicativo mobile.

As bibliotecas geralmente tornam a utilização de uma linguagem de programação mais fácil. O jQuery, por exemplo, uma das bibliotecas mais usadas em soluções web, facilita e simplifica a utilização da linguagem JavaScript. Além disso, uma biblioteca oferece suporte para as construções de frameworks, dos quais falaremos a seguir.

O que são frameworks?

Pode-se dizer que um framework é uma base sólida e padronizada para a construção de uma aplicação. Um framework pode ser construído utilizando-se diversas bibliotecas e integrado a APIs de forma a oferecer uma estrutura ideal para o desenvolvimento de um aplicativo mobile, por exemplo.

Utilizando um framework, o desenvolvedor pode se concentrar em desenvolver as funcionalidades do seu app, sem se preocupar com tarefas repetitivas e até mesmo com a construção de componentes de tela, os quais já foram construídos previamente e já vem prontos para uso.

Geralmente, um framework já vem com classes e funções para tarefas comuns, como leitura de arquivos e conexão a banco de dados. Um exemplo de um framework mobile é o Ionic, com crescente utilização pelo mercado.

Apesar de distintos, esses conceitos se somam e são importantíssimos para a construção de softwares, websites, aplicativos e outras soluções em TI. Entendendo cada um e a diferença entre eles é possível ter mais autoridade e conhecimento na hora de contratar um fornecedor de TI.

Se você tem uma ideia tecnológica que pode alavancar seu negócio, estruturar a sua empresa e organizar o seu dia a dia, conhecer um pouco mais da diferença entre API, biblioteca e frameworks pode lhe ajudar a ter uma visão amigável da tecnologia.

Gostou do conteúdo? Assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro de dicas e novidades em tecnologia e inovação!

Recomendados para você

Pessoa utilizando computador segurando um cartão
Qual é o futuro do blockchain? ...
Pessoas olhando uma tela de computador
Computação quântica: conceito e aplicação no setor financeiro ...
Pessoa lendo notícias no tablet enquanto toma café
Agilidade no desenvolvimento nativo – Flutter vs React Native ...