Antifraude: o que é e benefícios para sua empresa.

Vitor Precioso

25 março 2021 - 08:57 | Atualizado em 12 abril 2023 - 19:08

Cadeado trava e cartão em cima do teclado de um computador

Você já adota um sistema antifraude na sua empresa? Ele é fundamental para proteger o seu negócio e pode ser implementado em vários segmentos. As fraudes podem comprometer seriamente as suas operações, mas, com a tecnologia, já é possível garantir a segurança da empresa. 

No post de hoje, vamos explicar o conceito de fraude e ajudar a sua empresa a se prevenir contra ela. Continue lendo para saber mais! 

 

O que é uma fraude?

Você com certeza já ouviu falar em fraude, mas sabe o que ela realmente significa? A fraude é uma ação ilícita que busca enganar alguém ou alguma instituição. Na prática, existem diversos tipos de fraudes. Alguns exemplos são: 

  • falsificar documentos de identidade
  • gerar boletos falsos e enviar para o e-mail da vítima
  • clonar cartões de crédito
  • roubar dados em sites mentirosos

As vítimas de fraude podem ser pessoas físicas ou jurídicas, principalmente instituições financeiras. Então, é preciso que as empresas se protejam desse tipo de situação. Nesse cenário, é importante implementar uma estratégia antifraude no negócio. Veja como fazer isso a seguir! 

 


Como o sistema antifraude atua na empresa?

Se você tem uma empresa do mercado financeiro, precisa estabelecer algumas estratégias de antifraude na sua empresa. Afinal, ser uma vítima dos golpistas pode trazer prejuízos financeiros para o negócio, além de comprometer gravemente a credibilidade da instituição no mercado. 

Para ajudar você, vamos ver algumas boas práticas de antifraude para adotar na sua empresa e evitar prejuízos financeiros para o seu negócio!

Práticas de antifraude

Confira 3 práticas de antifraude eficientes: validação cadastral, OCR, Face Match

   1. Validação cadastral

A validação cadastral é uma forma de autenticar a identidade de um determinado usuário para evitar que os golpistas acessem informações sigilosas de outras pessoas.

Basicamente, esse método consiste em processar os dados recebidos e verificá-los para avaliar sua veracidade. Hoje, existem sistemas especializados em realizar a validação cadastral com a ajuda da tecnologia.

   2. OCR

OCR é a sigla para Optical Character Recognition, uma tecnologia de checagem rápida de dados. Na prática, ela permite converter artigos digitalizados em textos editáveis. 

Com isso, é possível apenas copiar as informações e colá-las em um sistema de busca para avaliar a veracidade dos dados. O OCR torna o processo antifraude mais ágil, economizando tempo da sua equipe.

   3. Face Match

O Face Match é, como o nome indica, um sistema tecnológico baseado no reconhecimento facial. Esse método consegue analisar o rosto de uma pessoa e avaliar se ele corresponde ao cadastrado no sistema. 

Assim, se alguém que não possui as características da pessoa cadastrada tentar entrar no sistema, a tecnologia não permite que o golpista tenha acesso às informações guardadas. Trata-se de uma metodologia muito moderna e segura que permite autenticar a identidade dos usuários com rapidez. 

Agora que você já conhece algumas práticas de antifraude, vamos ver quais os benefícios que elas trazem para a sua instituição financeira? Veja a seguir!

 

Ilustração do ebook sobre redução de fraudes da data engine

Benefícios da estratégia antifraude para o seu negócio

Conheça 4 benefícios de adotar a antifraude na sua empresa: segurança, credibilidade, satisfação dos clientes e redução de custos!

   1. Segurança

O benefício mais imediato das práticas de antifraude para a sua empresa é a segurança. Isso porque os dados do negócio e dos clientes ficam protegidos por sistemas tecnológicos confiáveis. 

Assim, é possível evitar vazamentos de dados, cuja solução ocuparia um grande tempo da equipe e poderia prejudicar seus clientes, que também teriam grande preocupação e dor de cabeça na hora de trocar senhas, por exemplo. 

   2. Credibilidade

Uma vez que você garante a segurança das informações sigilosas dos usuários, a sua credibilidade no mercado aumenta. Afinal, situações de vazamento de dados, por exemplo, comprometem muito a reputação de um negócio. Nesses casos, os clientes ficam receosos de confiar suas informações pessoais a empresas com histórico de vazamento, por exemplo.

   3. Satisfação dos clientes

Uma vez que o cliente sente que pode confiar no seu negócio, a satisfação que ele tem com o serviço aumenta. Principalmente quando falamos de instituições financeiras, a segurança deve estar em primeiro lugar na hora de oferecer um produto para o cliente. Garantindo que as informações dele estão protegidas, sua empresa mostra ser séria e comprometida com seus consumidores. 

   4. Redução de custos

Como as fraudes comprometem a credibilidade do seu negócio, elas podem afastar clientes que poderiam continuar contribuindo financeiramente com a empresa. Assim, você tem perdas financeiras que podem ser difíceis de recuperar. 

Além disso, implementar sistemas tecnológicos eficientes na sua empresa contribui para melhorar a produtividade do time, já que a validação cadastral é mais rápida, evitando erros de processo e reduzindo custos que poderiam surgir no caso de fraudes.  

Você quer proteger a sua empresa contra fraudes com um sistema tecnológico rápido e eficiente? 

Então, conheça o Data Engine, plataforma que permite consultar diversos dados dos usuários em um único lugar! Com ela, é possível integrar diferentes sistemas, automatizar processos e ter acesso a relatórios valiosos sobre a sua instituição financeira. Confira!

Recomendados para você

Logomarca do OFAC (Office of foreign assets control)
API OFAC com Data Engine ...
Ilustração de um celular e gráficos representando cibersegurança
A importância da abordagem baseada em risco e KYC nas empresas ...
Pessoas trabalhando em uma mesa de reunião
Plataforma de compliance: conheça o Data Engine ...