Análise de polaridades de mídias: como ela funciona para ativos financeiros?

Vitor Precioso

15 julho 2020 - 18:22 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:37

Pessoa segurando jornal com símbolo de mundo projetado sobre ele

Cada vez mais vemos o quanto as movimentações políticas e sociais podem ter grandes influências no setor financeiro. Um exemplo disso são os ativos financeiros, que sofrem variações significativas de preços baseadas também em notícias recentes divulgadas.  

Prova disso é um movimento que o Fundo Monetário Internacional (FMI) fez para analisar a influência de notícias nos preços de ativos internacionais.  

De acordo com o site Monitor Mercantil, o economista da Divisão Norte-Americana do Departamento do Hemisfério Ocidental do FMI, Damien Puy, disse que o órgão pôde comprovar os impactos dessas mídias no mercado financeiro.  

“Descobrimos que mudanças bruscas no sentimento das notícias tiveram um impacto significativo nos preços dos ativos em todo o mundo, confirmando que o tom da mídia, em geral, é uma ótima referência para o próprio sentimento do investidor.” 

Para automatizar e auxiliar esse processo de análise das notícias, a Inteligência Artificial (IA) traz uma ferramenta que lê automaticamente as fontes de notícias e traz as informações de forma mais fácil para o investidor. Na IA, ela é chamada de análise de polaridades de mídias e é baseada na análise de sentimentos 

A diferença entre as duas análises é que a primeira identifica as polaridades de uma notícia, ou seja, se ela é positiva ou negativa. Já a segunda, analisa e classifica textos em sentimentos como alegria, raiva, medo etc.  

É interessante lembrar que por ser uma tecnologia originada do machine learning, ou aprendizado de máquina, tanto a análise de polaridades quanto a de sentimentos são feitas por processamento de linguagem natural. Nele, os algoritmos são capazes de analisar um texto e identificar palavras-chave em qualquer parte dele que sejam úteis para um processo.  

Exemplos da análise de polaridade de mídias

Na prática, a análise de polaridade de mídia funciona assim: ao invés de ter que ler informações de cada uma das empresas de recomendação, o investidor pode recebê-las na palma da mão em um só lugar. 

Mas não são quaisquer informações! Os dados que ele recebe são os mais pertinentes às preferências e ao perfil dele. Além disso, as informações já vêm sumarizadas e/ou quantificadas em tempo real, com a polarização definida entre positiva ou negativa.  

“Monitorar o tom das notícias em tempo real é uma maneira muito eficaz de capturar mudanças repentinas no sentimento do investidor que não seriam capturadas de outra forma; que é fundamental para a vigilância financeira.”, diz Puy 

Vamos imaginar outra situação. Um investidor está no meio de um pregão, mas nesse momento sai o balanço patrimonial de um banco que ele pensava em investir.  

Com a análise de polaridades de mídias, a rotina do investidor fica mais fácil, porque nesse caso, ele já recebe automaticamente e em tempo real, uma informação que pode ter um impacto no investimento dele.  

Outro exemplo são os fundos imobiliários. Em um dia pode haver uma mídia negativa indicando que esse não é um momento ideal para investir em fundos imobiliários de alugueis comerciais 

Isso é baseado, por exemplo, em uma notícia que saiu ontem ou hoje explicando que 90% das empresas vão adotar o home office até o fim do ano e estão abandonando os prédiosOu seja, a IA foi aplicada e analisou a polaridade dessas mídiasindicando que elas são negativas para determinado ativo financeiro, que no caso, é o fundo imobiliário  

Faça análise de polaridades de mídias com o Market Data Cloud

Analisar notícias e suas respectivas polaridades de ativos, sejam eles empresas, fundos de investimentos, sejam eles ativos de renda variável. Isso tudo é possível com o Market Data Cloud!

Nesse serviço voltado e específico para o mercado financeiro, nós conseguimos entregar uma análise desses ativos, com uma indicação de positividade ou negatividade sobre eles 

Assim, ajudamos o investidor a entender e prever o risco que ele pode ter com um ou mais investimentos. 

Conheça mais sobre o Market Data Cloud em: https://marketdatacloud.com.br/ 

Recomendados para você

Imagem em preto e branco exibindo homem utilizando máscara de proteção
Como o corona vírus podem afetar o financiamento de startups? ...
Pessoas em ambiente de escritório interagindo umas com as outras
Sete metas que todo gestor de projetos deveria desejar cumprir ...
Homem programando códigos em duas telas de computador
REST: Boas práticas para desenvolvimento de APIs ...