Alocação de profissionais de TI: saiba como escolher o fornecedor ideal

alocação profissionais de TI

A alocação de profissionais de TI vem se tornando muito frequente entre as empresas, independente do seu porte. Essa prática também é conhecida como terceirização de serviços e acontece porque, dessa forma, você não precisa se preocupar com despesas referentes à seleção e contratação de pessoas, por exemplo.


Logo, saber se a alocação é a melhor alternativa para a sua empresa e como escolher um fornecedor especializado tornou-se uma tarefa complexa para os gestores de TI.


Descubra, neste post, como encontrar o fornecedor certo e ainda quais os benefícios que a alocação de profissionais de TI pode trazer para sua empresa.


Quando a alocação de profissionais de TI é a melhor opção


Decidir pela alocação de profissionais de TI em vez da contratação tradicional é um passo que precisa ser analisado em todos os sentidos. No entanto, existem algumas razões que podem orientar a sua decisão, confira:

  • Demanda por projetos: caso seu negócio não possua uma demanda constante para determinada função ou não tenha acesso aos talentos necessários, a alocação pode ser a melhor alternativa.
  • Maior controle de custos: com o outsourcing de TI, a empresa consegue manter o foco no core business e ainda melhorar seus serviços. Além disso, ganha com a experiência dos profissionais alocados na área e aceleração da transformação digital.
  • Setor de RH sem expertise: nem todo RH tem essa expertise - e sequer precisa tê-la - se a empresa não for da área tecnológica. Isso acaba prolongando processos seletivos, sem a garantia de sucesso com a contratação.

Além disso, é importante lembrar que ao investir na alocação de profissionais de TI, o gestor da área poderá otimizar seus recursos e buscar formas mais econômicas de manter equipamentos de alta performance acessíveis no ambiente corporativo.


Alocação de profissionais de TI: 4 dicas para escolher o fornecedor ideal

Agora que já falamos sobre o que leva uma empresa a optar pela alocação de profissionais de TI em vez da contratação tradicional, apresentamos algumas dicas para orientá-lo na hora de escolher o fornecedor deste serviço. Confira:


Busque referências

Nossa primeira dica pode parecer óbvia, mas merece total atenção. Com a popularização do outsourcing de TI, é cada vez maior o número de empresas que atuam neste setor. Para que você não contrate algum fornecedor inexperiente, procure por quem já está consolidado no mercado.

Busque referências e, se possível, encontre clientes do mesmo nicho que o seu para ter uma visão geral sobre os serviços da empresa fornecedora. Um parceiro com experiência comprovada com certeza passará mais segurança e credibilidade.

Escolha o fornecedor que possui os mesmos objetivos que você

Cada negócio possui uma necessidade diferente e uma visão única de mercado. Por esse motivo, nem sempre os seus objetivos estão alinhados com o do prestador de serviço.


Para que a parceria dê certo, o fornecedor precisa entender as suas necessidades e estar disposto a atendê-las. E isso só é possível com uma conversa franca com os fornecedores que você está buscando.


Conheça o funcionamento da empresa fornecedora

Para contratar um fornecedor, é preciso confiança. Por isso, é importante que você avalie as dinâmicas de trabalho dos profissionais, metodologias e a cultura organizacional. Busque analisar se tudo que a empresa diz ser está presente no seu cotidiano.

Outro ponto a ser observado diz respeito à capacidade financeira do fornecedor. Ele parece bem estruturado? Você confia que ele possui os recursos necessários para encontrar os melhores profissionais de TI?


Analise a flexibilidade das soluções

O mercado de tecnologia é extremamente dinâmico e você deseja contar com uma empresa que consiga acompanhar a evolução do seu negócio.

Então, não deixe de avaliar se o fornecedor oferece soluções flexíveis. Essa questão merece atenção, pois se a demanda de TI da sua organização aumentar, o serviço de outsourcing deve ter a capacidade de moldar-se ao novo cenário.


Benefícios da alocação de profissionais de TI

Hoje em dia, empresas que escolhem manter uma equipe de TI dedicada encontram uma série de problemas. Entre eles, a dificuldade em atrair e manter profissionais capacitados.

Por este motivo, a alocação de profissionais de TI está crescendo tanto no Brasil. Para que você entenda melhor o quão vantajoso isso pode ser, separamos os três principais benefícios desse modelo.


1 - Redução de custos

Contratar profissionais de tecnologia não é uma tarefa fácil. Eles normalmente são bastante disputados entre as empresas e possuem salários mais elevados.

Isso, somado a todos os encargos trabalhistas, faz com que a manutenção da força de trabalho de áreas como a de TI seja um desafio do ponto de vista financeiro.

Sendo assim, a alocação de profissionais de TI é uma solução que ajuda as empresas a lidar com esses desafios de forma eficaz a um custo reduzido.

Além disso, vale destacar que, normalmente, é mais barato manter um profissional alocado do que ter um funcionário com a mesma qualificação em sua folha de pagamento.


2 - Priorização de atividades ligadas ao core business

Com a alocação de profissionais de TI, você não precisa se preocupar em supervisionar uma grande equipe, ganhando tempo e energia para se concentrar em suas prioridades.

Ou seja, seu foco passa a ser na entrega dos serviços e no cumprimento dos padrões de qualidade contratados, sem a necessidade de gerenciar cada membro da equipe em particular.

Além disso, casos pontuais podem ser reportados à empresa fornecedora do serviço, que deve tomar decisões sem que isso gere custos trabalhistas ou ações judiciais contra a sua empresa.


3 - Profissionais multidisciplinares

Por meio da alocação de profissionais de TI, sua empresa passa a ter à disposição especialistas para atender a cada caso. Ou seja, você tem acesso a uma gama de profissionais com conhecimentos em diferentes ferramentas e tecnologias.

A alocação de profissionais é uma prática que tem ajudado muitas empresas a superarem diversos desafios, como a falta de mão de obra especializada e a necessidade de adequar a força de trabalho às demandas variáveis.

No entanto, para que a alocação de profissionais de TI possa gerar bons resultados para sua empresa, é fundamental buscar empresas especializadas e preparadas para atender às suas necessidades de negócio.

Invista em tecnologia e transforme seu negócio com a Cedro Technologies.

Deixe uma resposta