home Sem categoria A importância da abordagem baseada em risco e KYC nas empresas

A importância da abordagem baseada em risco e KYC nas empresas

A abordagem baseada em risco é uma metodologia essencial para instituições reguladas que buscam dirimir risco de exposição da organização em aspectos legais, reputacionais e outros também relevantes. Implantar a prática conhecida como KYC, ou Know Your Customer, é algo básico em busca dessa proteção. E há ferramentas que servem de apoio nesse processo.

Quer entender melhor a importância dessa abordagem para uma organização? Vale a pena continuar a leitura deste artigo. 

Entenda como a abordagem baseada em risco é importante para uma empresa

A abordagem baseada em risco também é conhecida como ABR e se trata de um tema essencial quando o assunto é prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo (PLD/FT). 

Com esse método, é mais simples avaliar riscos e adotar controles adequados a eles. 

Para viabilizar uma gestão de risco eficaz, é preciso conhecer o cliente, a origem dos recursos dele e outros detalhes que demonstram idoneidade. O que é conhecido como Know Your Customer, ou KYC.

Embora não haja um procedimento único para estabelecer uma mentalidade focada à análise de risco na empresa, há ações que podem ser adotadas como estímulo para que esse cuidado faça parte do dia a dia. 

Criando uma estrutura para PDL/FT

Uma das ações possíveis de adotar é a estruturação de uma política de Prevenção de Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo (PDL/FT). 

Além disso, é de extrema importância contar com independência em auditorias internas para a fiscalização das atividades determinadas nessa diretriz. 

Avaliações internas e treinamento ajudam a manter gestão de risco

Também é interessante fazer análises periódicas de uma avaliação interna de risco. Isso contribui para evitar falhas tanto humanas como de sistemas, por exemplo. Colaboradores devem estar treinados e aptos a aplicar às melhores práticas para a prevenção de PDL/FT.

Criar um programa de treinamento de PLD/FT proporciona melhores condições de resguardar à organização de potenciais riscos regulatórios, financeiros, reputacionais e também legais. 

A periodicidade dessa atualização pode variar de acordo com a necessidade de cada segmento de negócios. No entanto, a Anbima recomenda que as áreas que possuem contato com cliente, em especial e  sem prejuízo das demais áreas, devem ter programas contínuos de treinamento. E tudo bem essas ações variarem entre workshops, fóruns de discussão ou seminários, entre outros tipos de cursos.

Atenção a ajustes é necessária

Sempre que necessário, é fundamental reformular regras, procedimentos e controles internos para que as atividades de prevenção de riscos transcorram sem obstáculos. 

O uso de tecnologias modernas também auxilia a ser eficaz no controle dos riscos. E por isso é interessante contar com uma ferramenta como o Data Engine.

Como o Data Engine pode ajudar

O Data Engine é uma plataforma de validação cadastral e consulta de dados criada pela Cedro Technologies. É uma aliada para PLD e está relacionada com outras práticas de compliance, como Know Your Client (KYC), Employee (KYE), Partner (KYP) e Due Diligence.

O Data Engine automatiza processos de busca de dados. Assim, os analistas dispõem de mais tempo para avaliação deles. Isso contribui para a redução de custos, obtenção de respostas rápidas e melhor prevenção rotineira. 

Um destaque dessa ferramenta é o Background Check, em que são disponibilizadas várias informações sobre uma pessoa a partir do número do CPF. Todas as pontuações de score são editáveis, ou seja, é possível atribuir uma pontuação para cada uma das fontes consultadas.

Outro atrativo é a flexibilidade da ferramenta para integrações. O Data Engine pode ser configurado via APIs (REST) para automação de processos. 

Também é possível fazer integrações diversas com sistemas de gestão empresarial (ERPs), de relacionamento com o cliente (CRMs) e soluções de backoffice. E é simples acessar o Data Engine através de uma interface web.

Por fim, uma novidade é o novo módulo de análise de risco reputacional, que torna a checagem de antecedentes ainda mais efetivo.

Quer conhecer melhor outros detalhes do Data Engine? Acesse este post aqui!

Gostou? Compartilhe:

Equipe Cedro

Equipe Cedro

Empresa focada em tecnologia e referência em inovação para o mercado financeiro e em soluções de TI e mobile.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *