home Sem categoria Abertura de conta digital: financeiras apostam nessa estratégia

Abertura de conta digital: financeiras apostam nessa estratégia

O mercado financeiro é um dos protagonistas da transformação digital no Brasil. Cada vez mais, os bancos e instituições bancárias vêm apostando alto nas novas tecnologias e incorporando soluções como os chatbots aos produtos e serviços oferecidos para os clientes.

A abertura de conta digital é uma das inovações feitas pelos bancos que merecem destaque. Segundo dados divulgados na Revista CIAB – Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras – , edição n° 68, estimava-se que até o fim de 2017, as contas abertas digitalmente, sem contato presencial entre clientes e bancos, chegariam à marca de 3,3 milhões.

O número é muito expressivo e confirma uma tendência real: a maioria das pessoas participa de um movimento de migração – do atendimento físico para a interação digital, que permite qualquer tipo de transação, em qualquer hora e de qualquer lugar, com segurança e comodidade. É por oferecer todos esses atributos que ao menos 940 mil clientes já aderiram as transações bancárias, no Brasil, por meio de contas totalmente digitais, movimentadas exclusivamente pelo celular.

Se os bancos já conseguiram se estruturar para dar conta do desafio de incentivar a migração para as contas digitais, agora é a vez das empresas de crédito (financeiras) aproveitarem essa facilidade para atraírem mais clientes.

A seguir, você confere boas razões para apostar alto na abertura de conta digital e entender como a Cedro Technologies pode ajudar na execução desse projeto estratégico.

Razões que motivam as financeiras a investirem na abertura de contas digitais

Com consumidores cada vez mais conectados, as empresas de crédito têm buscado ofertar serviços com foco em facilidades e usabilidade, garantindo comodidade ao cliente e aumentando a inclusão financeira no país.

Seguindo o movimento de transformação digital, novos players e fintechs exploram as vantagens de oferecer esta modalidade de conta. Dessa forma, além de inovar, simplificam as relações financeiras, com a oferta de serviços mais convenientes e acessíveis digitalmente para os consumidores.

Veja, a seguir, as razões que levam as financeiras a apostar na abertura de conta digital.

  1. Oferta de soluções para B2B e B2B2C: em um primeiro momento, as soluções de cartões pré-pagos B2B (Business to Business) ganharam mercado por conta da simplicidade e da eficiência ofertadas às organizações. Já em um segundo momento, as financeiras identificaram um potencial inexplorado no segmento B2B2C (Business to Business to Consumer). Ou seja, com a oferta de soluções voltadas para o consumidor final, mas por meio de outras empresas.

Tais soluções oportunizam a inclusão financeira. Isso porque atendem aos consumidores que não possuem serviços financeiros ou, então, que usam com pouca frequência. Dois segmentos e boas razões para ofertar a abertura de conta digital.

  1. Regulamentação do Conselho Monetário Nacional (CMN) simplificou processo: em abril de 2016, quando o CMN regulamentou a abertura e encerramento de contas bancárias de pessoas físicas por meio eletrônico, a desburocratização passou a facilitar muito o processo. Até então, os bancos que ofereciam serviços digitais precisavam pedir para o cliente comparecer a uma agência com os documentos impressos. A regulamentação extinguiu esse procedimento.

Com isso, as contas 100% digitais passaram a listar entre as preferências de muitos clientes. E o melhor: além dos bancos tradicionais, as startups e fintechs, que nasceram imersas na transformação digital, também passaram a oferecer as contas na modalidade digital.

  1. Criação de conta digital para MEIs amplia o leque: mais uma vez, o CMN aparece como facilitador da expansão desse serviço. A entidade também autorizou a abertura e encerramento de contas digitais por Microempreendedores Individuais (MEIs). A norma regulamenta o serviço, amplia o acesso e garante novas possibilidades às financeiras. Todos saem ganhando com a conta on-line.

A estrutura ideal para o serviço de abertura de conta digital

Para que a experiência seja, de fato, simples, intuitiva, descomplicada e rápida, é fundamental que a solução desenvolvida tenha uma estrutura com processos bem definidos, tecnologia de ponta, software completo e técnicas de UX (User Experience) bem aplicadas.

A solução costuma ser dividida em três subsistemas, indispensáveis para tornar viável a validação e a abertura das contas digitais. São eles:

  • O front-end: tão importante quanto o processo de validação (compliance e regras), o front-end é decisivo para entregar a melhor experiência ao cliente. Só assim é possível evitar o abandono do processo de abertura tanto no início quanto ao longo do preenchimento.
    Para construir o front-end, é fundamental conhecer muito bem a persona que se deseja atingir e identificar as melhores práticas de UX para incorporar ao projeto. O front pode ser em diversas tecnologias como web, desktop, mobile, chatbot e outras.
  • Backoffice e esteira de validação: a esteira é indispensável pois permite  que as áreas de backoffice do cadastro e compliance acompanhem as conversões e, se necessário, possam  intervir no processo de cadastro. A esteira deve fornecer informações seguras quanto à validação de PLD (Prevenção à Lavagem de Dinheiro) e KYC (Know your Client). Além disso, também deve permitir que o marketing e as áreas comerciais tenham acesso a dados relevantes para que consigam mensurar o custo da abertura de uma conta na organização.
  • Engine de validação: pensando sempre em oferecer a melhor experiência ao usuário, é fundamental que a abertura de contas digitais seja rápida. Além disso, a empresa financeira precisa garantir o ganho de escala. Por isso, é recomendável a integração de Engines (APIs) de validação automática. O mercado já oferece vários tipos de APIs seja para bureaus de crédito, tribunais de justiça, leitura de mídias negativas e outras APIs que consigam garantir a validação de PLD e KYC.

Cedro Technologies, a melhor parceira para a criação de conta digital

Atualmente, é possível se inspirar em cases de sucesso de financeiras que vêm apostando na transformação digital, com a oferta desse tipo de serviço. E elas têm feito muito sucesso: o banco Inter, o Next, do Bradesco, a conta Superdigital, do Santander, e o banco BS2 (antigo Bonsucesso) são algumas das iniciativas de destaque.

Na construção deste tipo de estratégia, ter um parceiro especialista no assunto é fundamental. A Cedro Technologies oferece os melhores recursos para a estruturação do processo de abertura de contas digitais pelas empresas de crédito.

A experiência do usuário (UX) é o fio condutor do processo de interação da empresa com os seus usuários, mas outros aspectos como segurança nas transações também são indispensáveis. A Cedro Technologies oferece tudo isso e muito mais.

O onboarding do cliente começa na criação da conta digital, e percorre todo o relacionamento dele com a instituição por meio da internet. É assim que a Cedro Technologies ajuda você a construir um modelo de serviço 100% digital.

Converse conosco e descubra como podemos apoiá-lo na jornada rumo à transformação digital!

Gostou? Compartilhe:

Equipe Cedro

Equipe Cedro

Empresa focada em tecnologia e referência em inovação para o mercado financeiro e em soluções de TI e mobile.