home Sem categoria Abandono de cadastros digitais: como reduzir no mercado financeiro.

Abandono de cadastros digitais: como reduzir no mercado financeiro.

Muitas empresas da área financeira consideram o abandono de cadastros digitais como parte do jogo, algo normal. Mas não é! Se uma pessoa se interessou por um produto ou serviço, o mais natural é que ela finalize o formulário, envie os documentos (quando necessário) e se torne um cliente.

Essa fuga da finalização de um cadastro digital preocupa você e a sua empresa? Então não deixe de ler este post, falaremos sobre o tema. 

Porque as pessoas abandonam os cadastros?

O que é o abandono de cadastros digitais? É quando um usuário começa a preencher um formulário. mas por algum motivo, decide não concluí-lo. A suposição mais conhecida é que alguém que não finaliza um cadastro digital não estava pronto para dar o próximo passo, mas nem sempre isso acontece. 

O início do preenchimento é o indicador de que o usuário está de alguma forma interessado em ser cliente, mas por algum motivo isso não aconteceu. 

Os motivos do abandono dos cadastros digitais variam muito, mas aqui estão alguns dos mais comuns no mercado financeiro:

  • O cadastro é muito longo e/ou complexo: um erro comum que algumas empresas financeiras cometem é fazer muitas perguntas, especialmente aquelas relacionadas a dados demográficos e econômicos;
  • Questões de segurança/privacidade: o cliente não sente que seus dados serão tratados com segurança e que a privacidade será protegida;
  • Mudança de ideia: em algum momento, durante o processo de registro, o possível consumidor decide que a sua empresa não é tão interessante quanto ele pensava;
  • Interrupção ou distração: todos nós vivemos vidas muito ocupadas e uma simples interrupção, como alguém que precisa conversar, pode nos distrair e fazer esquecer do que se estava fazendo. Agora, com tantas pessoas em home office, a chance de isso acontecer é ainda maior;
  • Mau funcionamento do formulário: o cadastro digital é disponibilizado em uma plataforma não confiável e/ou não está claro como concluir o processo.

Além de todos os motivos acima há também a questão do UX Design (design da experiência do consumidor). Você já pensou que pode estar perdendo clientes por também não pensar nesse fator?

O que fazer para reduzir o abandono de cadastros digitais

Como sua meta é fazer com que uma pessoa finalize o cadastro digital e se torne cliente da sua instituição financeira uma boa ideia é evitar o abandono da maneira que puder. Diminuir o abandono de cadastros digitais significa mais conversões e lucro para a empresa.

Embora não haja nenhum truque mágico para impedir que um cadastro digital não seja completado, aqui estão algumas dicas importantes a serem seguidas para aumentar a taxa de conversão.

Para a maioria dos problemas acima, existe alguns pontos relacionados principalmente ao UX Design que podem ser considerados para reduzir o abandono. 

Corrija quaisquer problemas técnicos

Muitas pessoas interessadas hoje no mercado financeiro são usuárias experientes da web, não tolerando sites corrompidos. Se um elemento não funcionar corretamente (ou não funcionar como esperado), a maioria não tentará solucioná-lo. 

Portanto, se o seu cadastro digital está corrompido ou não funciona exatamente como os usuários esperam, é importante eliminar os bugs. Páginas ruins impedem o envio de informações e sua empresa não perderá apenas vendas, prejudicará sua própria marca.

Considere a compatibilidade do navegador e do dispositivo. O cadastro funciona corretamente em todos? O design corresponde às suas intenções? Caso o layout não pareça certo, os usuários podem abandoná-lo, mesmo que funcione corretamente.

Dito isto e se ele funcionar corretamente: é possível ler as instruções? Há espaço suficiente para ‘selecionar’ cada campo com um dedo? Os campos são difíceis de preencher (menus suspensos são notoriamente difíceis em dispositivos móveis).

Preencha seus próprios formulários em diferentes dispositivos e navegadores, isso vai ajudar bastante. Também preste atenção a outros detalhes importantes como:

  • Ter uma escrita clara, transparente e objetiva; 
  • Evite palavras ou frases que façam o usuário parar e reconsiderar suas decisões;
  • Quanto menos campos melhor, deixe apenas dados essenciais; 
  • Deixe claro os botões de ação ‘clique aqui’ e ‘cadastrar’;  
  • Garanta um layout que favoreça a conclusão, com contraste de cores: cores quentes e claras ajudam na conversão; 
  • Informe o “andamento” do cadastro, o quanto já fez e o que ainda falta.

Todos esses pontos são essenciais para garantir com que os clientes finalizem seus cadastros e assim, reduzir o abandono de cadastros digitais. Mas existem outros fatores nesse cenário.

Outros pontos a serem considerados

 

Publique sua política de privacidade: Com a LGPD já valendo, os consumidores agora têm importantes iniciativas governamentais para proteger a segurança de seus dados. 

Ao postar sua política de privacidade você envia uma mensagem ao cliente que considera a questão da privacidade muito importante. E se a sua empresa ainda não tiver essa política pronta é necessário criá-la o mais rápido possível!

Faça perguntas de consentimento: Diretamente relacionada à privacidade, em algum lugar do seu cadastro digital é necessário informar ao consumidor como os dados dele serão utilizados. 

As informações serão enviadas para o departamento de marketing ou algum outro tipo de fornecedor terceirizado? Nesse caso, é ainda mais importante informar o registrante e obter sua aprovação para o uso dessas informações.

Mantenha o FOMO: Você conhece muitas pessoas que sofrem de FOMO (medo de perder algo)? Seu cadastro digital precisa manter a empolgação e a ansiedade do cliente para iniciar o uso do produto ou serviço.

Conheça o Embark

A Cedro Technologies oferece serviços sob demanda para instituições que precisam de sistemas para abertura de contas digitais e gestão do cadastro. O Embark é uma plataforma completa desenvolvida especialmente para a realização de cadastros efetivos que garante uma gestão de ponta a ponta.  

Solução 100% web, está em constante atualização, atende às Instruções Normativas da CVM e BACEN e faz uso de recursos tecnológicos de ponta. O Embark é, hoje, a plataforma mais completa de gestão, com fácil manuseio e totalmente seguro. 

Conheça seus benefícios:

Onboarding 100% digital

Dispense os seus clientes de apresentarem documentos e dê velocidade na validação das informações com as ferramentas QUIZ, FACE MATCH e outros recursos.

Cockpit gerencial

Faça a gestão completa de prospect ao cliente final em fase de renovação cadastral. Automatize processos com segurança na análise das informações preenchidas pelo cliente.

Integração backoffice

Equipe capacitada e com conhecimento em integração de sistemas de backoffice como o SINACOR e outros.

 Chega de perder clientes e aplique UX em seus negócios! Conheça, agora mesmo, o Embark

Gostou? Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *