A influência dos millennials nos serviços financeiros

Bruno Zago

06 junho 2019 - 09:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:47

Pessoas entusiasmadas em cafeteria assistindo vídeo em celular

Atualmente, 40% da população faz parte da geração millennial. No futuro, ela será a mais numerosa do planeta, com expectativa de ser a mais rica também. Dentre as características desta população que vivencia a transformação digital desde a infância, podemos destacar:

  • Superexposição tecnológica, virtual e midiática desde a infância;
  • Tendência a não se sujeitar às tarefas subalternas e que tenham salários baixos;
  • Possibilidade de se beneficiar da riqueza adquirida por seus pais;
  • Familiarização com a baixa durabilidade e efemeridade dos produtos e serviços, o que os torna desapegados.

As particularidades dessa geração impacta diretamente em todos os setores da economia mundial, principalmente os serviços financeiros. Desse modo, é preciso rever as formas de trabalho para atingir e conquistar este público.

A seguir, vamos discutir de que forma os millennials têm influenciado o setor financeiro.

Millennials e os serviços financeiros

Segundo pesquisa da Deloitte, organização de auditoria e consultoria empresarial, 57% dos jovens nascidos entre 1980 e 2000 trocariam de banco em busca de tecnologias que se adequassem às suas necessidades.

Para eles, uma plataforma digital que ofereça uma boa experiência de usuário e apresente serviços financeiros sem a necessidade de qualquer tipo de interação social é essencial.

Em alguns anos o poder de compra desta geração será altíssimo. Para conquistá-los de uma vez, os bancos e organizações devem aproveitar a transformação digital e investir em tecnologias disruptivas para criar o “Banco do Futuro”.

O banco ideal

O investimento em tecnologias para o setor financeiro é solução principal para garantir a permanência da clientela millennial na instituição.

Para atender os clientes de onde e como eles quiserem, o banco deve disponibilizar uma solução que possa ser acessada por diferentes dispositivos móveis e que permita um autoatendimento automatizado.

Bancos e instituições que optaram por investir em chatbots já veem os benefícios ocasionados pela melhora do atendimento ao cliente. Este tipo de tecnologia vai além de manter uma conversa, pois também é capaz de realizar tarefas de auxílio ao usuário. Muitas destas empresas estão passando a oferecer serviços pelo WhatsApp utilizando as APIs do WhatsApp Business e também nas demais redes sociais.

Algumas instituições estão se aliando ao poder disruptivo das fintechs e já criaram chatbots capazes de ajudar os clientes na busca da melhor administração e investimento do seu dinheiro, por exemplo.

Outra ideia inteligente do banco do futuro é apostar em uma plataforma de Data Engine.  Esta tecnologia possibilita o acesso a diversas informações, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, centralizadas numa única ferramenta.

A solução desenvolvida pela Cedro Technologies, por exemplo, acessa inúmeras fontes unificando o processamento de informações de um Dossiê Reputacional para evitar o trabalho manual em múltiplas plataformas.

Por último, mas não menos importante, o banco do futuro deve possibilitar a abertura de contas online. Filas, burocracia e atendimento presencial em agências afastam os millennials das instituições, já que este grupo de pessoas evita ao máximo a perda de tempo e lentidão.   

Oferecer um processo totalmente digital, com possibilidade de acesso por smartphones, formulário de cadastro direto e resposta de aprovação rápida é garantia de sucesso entre esta geração de clientes.

Acessibilidade x Segurança

Outra característica dos jovens adultos da geração millennials é o conservadorismo em relação aos investimentos. Com o uso de novas tecnologias para o setor financeiro, surgem novos desafios em relação à confiança.

As ameaças de segurança aumentam com o número de canais, dificultando a atualização das avaliações de risco e garantia de que o dinheiro e dados confidenciais dos clientes estão seguros. A segurança aprimorada de marketing, no entanto, pode aumentar a confiança do cliente e a fidelidade à marca.

Além disso, outras precauções podem ser tomadas para garantir a segurança do patrimônio dos clientes. Dentre elas:

  • Tecnologia de autenticação inteligente para proteger e simplificar riscos associados às plataformas e infraestruturas;
  • Algoritmos de aprendizado de máquina para análise de transações suspeitas;
  • Uso de blockchain para reduzir custos com segurança, ampliar a proteção na transmissão de dados e melhorar sua eficiência operacional, entre outros.

Segundo pesquisa feito em conjunto pela editora IDG e a operadora AT&T, 46% dos bancos planejam fazer grandes atualizações em 2020, porém de nada adianta prometer soluções modernas, aplicativos inovadores e a melhor experiência de usuário se não for possível cumpri-las de forma eficiente. A perda da confiança na instituição pode causar danos irreversíveis à reputação da marca.

Os bancos e instituições devem aproveitar a era da transformação digital para encontrar formas de inovar e simplificar os serviços financeiros.

A única maneira de garantir a adesão permanente das pessoas da geração millennial a um único banco é oferecendo um formato 100% digital e seguro.

Para mais posts sobre tendências tecnológicas, continue lendo nosso blog!

Recomendados para você

Pessoas trabalhando em computadores dentro de um escritório
Adote uma cultura transformadora por meio de uma fábrica digital ...
Gráfico com variações sendo exibido com homem realizando anotações em segundo plano
Tendências da tecnologia para o mercado financeiro até 2030 – Como se preparar? ...
Pessoas em reunião analisando dados em prancheta
4 inovações que podem ajudar a alavancar sua empresa ...