A importância de prezar pela qualidade em gestão de projetos

Rogério Marques

01 fevereiro 2018 - 20:12 | Atualizado em 29 maio 2023 - 17:37

Pessoas em um escritório gerindo projetos

Qualidade em gestão de projetos é uma área de fundamental importância, pois, por meio de um bom trabalho nesse sentido, têm-se as coordenadas exatas para a excelência nos resultados e, consequentemente, a satisfação do cliente.

Project Management Institute (PMI), por exemplo, conceitua que um projeto terá qualidade quando concluído, conforme os requisitos, especificações e adequação ao seu uso e aplicação.

Nesse sentido, entendemos que, quando um serviço ou produto atende a uma demanda específica para a qual foi concebido, temos que ele alcançou seu potencial de qualidade.

Entretanto, além da qualidade do produto final, há de se atentar para a qualidade da condução de todo o processo que o gerou. Veja bem: é perfeitamente possível um cenário em que a forma como um projeto foi conduzido não tenha sido satisfatória ao cliente, ainda que o produto final o tenha atendido bem.

Pode ser que esse produto tenha sido entregue de acordo com as especificações, mas com frequentes atrasos, falhas na comunicação com o cliente e um gerenciamento atabalhoado, entre outros problemas. Esse caso ilustra bem a baixa qualidade na gestão de um projeto.

Melhores práticas para a qualidade em gestão de projetos

Para entregar produtos e serviços com alto valor e com nível de satisfação considerável, algumas práticas precisam ser adotadas no sentido da otimização da gestão de projetos. Para isso, é necessário um planejamento no gerenciamento de sua qualidade.

Esse planejamento deverá prescindir, primeiramente, da identificação dos parâmetros e requisitos referentes ao padrão de qualidade que se espera atingir com o produto. Para isso, é preciso documentar as estratégias e o modus operandi por meio do qual esse alto padrão de qualidade será atingido.

É preciso, também, oferecer garantias em relação à qualidade prometida. Para isso, se faz necessária a realização de processos de auditoria, com a finalidade de monitorar os resultados, tendo em vista os requisitos de qualidade esperados. Dessa forma, pode-se verificar se as predefinições operacionais estão sendo colocadas em prática.

Ganhos operacionais com uma gestão de projetos de qualidade

Todo esse monitoramento e controle na gestão de um projeto viabiliza ganhos em qualidade, tais como:

Garantia de processos mais eficazes

Avaliando regularmente a performance e medindo os resultados obtidos, é possível implementar mudanças e redirecionamentos ao longo do processo, garantindo sempre a implementação do método mais eficaz para cada etapa.

Redução de custos

Ainda em projetos com orçamentos reduzidos é preciso conseguir atender às exigências especificadas de qualidade. Não é mesmo?

É aí que entra em cena a gestão em qualidade de projetos, oferecendo alternativas para melhoria de processos com vistas também na redução de custos.

Para isso, é preciso arquitetar o uso inteligente dos recursos, tendo em vista a melhor gestão financeira. Dessa maneira, eleva-se o grau de satisfação do cliente, que disporá de uma solução de alto nível com um investimento mais em conta, melhorando sua taxa de retorno sobre o investimento.

Comprometimento do time

Tendo como objetivo geral a qualidade do projeto, toda a sua equipe terá um horizonte em comum, o que facilita a criação de um ambiente cooperativo e coeso. Assim, o empenho de seu time em conseguir o melhor resultado em qualidade ficará mais perceptível em todas as etapas do trabalho.

Isso se torna possível na medida em que os colaboradores visualizam melhor o objetivo do sucesso do projeto: sentem-se particularmente responsáveis por atingir aquelas metas.

E você, leitor, gostou dessas dicas para alavancar o seu negócio? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre aos seus amigos tudo o que eles precisam saber sobre qualidade em gestão de projetos.

Recomendados para você

Pessoa utilizando um macbook e tomando chá
Tecnologia e empreendedorismo digital: 10 empresas para se inspirar ...
Homem sorrindo utilizando computador em escritório
Introdução ao framework Ruby on Rails ...
Pessoa de pernas cruzadas utilizando celular com tela exibindo ícones de mídias sociais
Whatsapp Business disponível para iOS: conheça os benefícios para a sua empresa ...