A importância de aplicar testes automatizados na sua instituição

Rogério Marques

16 agosto 2019 - 09:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:29

Pessoa analisando código fonte em um MAC

Os testes automatizados exercem um papel muito importante para garantir a qualidade de determinado software. Com a programação de suas aplicações, é possível utilizar estratégias e ferramentas para comparar os resultados esperados com o que o software de fato está entregando. A ideia é retirar o envolvimento humano de atividades repetitivas, otimizar o tempo da equipe de testes e reduzir o custo final. 

Com um conjunto de testes automatizados, falhas, erros e bugs são logo detectados. Assim, as correções podem ser feitas ao longo do processo e não percebidas após a entrega do produto final ao cliente. A automatização de testes permite que os problemas sejam melhor entendidos e logo validadas suas correções.

Com um maior cuidado na construção do código devido à aplicação de testes automatizados, os gastos com manutenção são reduzidos já que uma quantidade muito maior de bugs é resolvida ainda no processo de construção do software. Para atualizações do sistemas, qualquer nova alteração já é logo validada, realizando correções com mais agilidade e reduzindo  erros nas entregas. 

Vantagens de aplicação de testes automatizados

Otimize o tempo da sua equipe

Com a aplicação de testes automatizados, o desenvolvimento de software conta com o tempo otimizado. Sua equipe consegue ter um controle maior dos bugs e falhas que aparecem durante o processo. O tempo total de dedicação à solução também pode ser diminuído e evitar o retrabalho em diversas funcionalidades que só teriam seus erros percebidos após a entrega da aplicação. 

Feedback constante

Uma das grandes vantagens da automação de testes é oferecer feedback constantemente durante todas as atividades de desenvolvimento. O desenvolvimento do software é validado desde o início, fazendo com que a equipe de desenvolvimento tenha maior controle sobre o aplicativos e suas correções para a entrega de uma solução de maior qualidade.

Reduza custos

Muito mais do que tornar o processo mais rápido, testes automatizados provocam a redução dos custos com desenvolvimento de softwares. Com as correções necessárias sendo logo apontadas, sua empresa consegue otimizar melhor os recursos com um tempo mais bem aproveitado.

Padronize a organização de testes

Com os testes automatizados, é possível ter um maior controle sobre a padronização de avaliação do software em desenvolvimento. Além disso, o registro de todos os testes realizados e resultados alcançados permitem um maior controle sobre todo o processo, garantindo mais qualidade na entrega do produto. 

Garanta confiança nas avaliações

A aplicação de testes automatizados aumenta a confiança na qualidade de entrega do software. Os resultados são apresentados com uma análise imparcial, com as deficiências e excelências do produto destacadas de maneira clara.

Conte com uma parceria especializada em testes automatizados

Agora que você conheceu um pouco mais sobre testes automatizados, já parou para pensar em como aplicá-los ao desenvolvimento de softwares da sua empresa? Uma parceria especializada pode ser uma excelente alternativa para o seu negócio. 

A Cedro Technologies é uma empresa especializada em serviços de TI, consultoria e desenvolvimento de soluções. Atuando no mercado desde 2005, atende diversas empresas no Brasil e no mundo com tecnologia para mobilidade, internet e softwares para o mercado financeiro.

Com trabalho amplo de QA (Quality Assurance), atua em três frentes: fábrica de testes, automação de testes e testes de desempenho. Quer conhecer melhor esse serviços? Entre em contato conosco!

Recomendados para você

Pessoas em escritório analisando dados em tablet
Como atribuir valor ao seu negócio na era da transformação digital ...
Pessoa utilizando uma calculadora para calcular reduções de custo
Como reduzir custos operacionais em TI sem perder produtividade ...
Pessoas com as mãos unidas no centro do holograma de um globo
Como preparar sua equipe para a integração com a IA ...