Outsourcing de TI para fintechs: conheça as vantagens

Patrícia Mourão

19 fevereiro 2019 - 16:33 | Atualizado em 19 junho 2023 - 14:09

9-vantagens-do-outsourcing-de-ti-para-fintechs

A tecnologia da informação perpassa grande parte dos processos empresariais, diante de uma realidade cada vez mais conectada. Para as fintechs, contar com o suporte tecnológico é um dos principais fatores para conquistar êxito no mercado. No entanto, uma das piores situações é ter que limitar o escopo dos seus projetos devido à falta de conhecimento das ferramentas adequadas ou de profissionais capacitados em determinadas linguagens. Para evitar problemas como esse, seu negócio pode contar com outsourcing de TI.

Quando falamos em outsourcing de TI, estamos falando de terceirizar o gerenciamento e o controle dos recursos humanos e dos recursos tecnológicos de informática com uma empresa especializada. Assim, é possível contar com a expertise de uma equipe no assunto, melhorando o custo-benefício para uma fintech.

Neste artigo, listamos algumas razões para que sua fintech se beneficie do processo de outsourcing de TI. Confira!

1. Expertise de mercado

Empresas do mercado de TI, geralmente, atendem uma grande variedade de negócios, de diversas áreas diferentes. No entanto, existem fornecedores que são especializados em atender determinados setores, como o mercado financeiro.

Fintechs, portanto, podem encontrar uma empresa que tenha esse perfil. Procure conhecer os trabalhos já feitos para outros clientes e avalie se a expertise se aplica à realidade do seu negócio. Essa pode ser uma excelente possibilidade para desenvolver as soluções de tecnologia que seus projetos precisam.

2. Melhor gestão de custos

Conseguir economizar com os gastos da empresa sem prejudicar o seu bom funcionamento é o objeto gestor. Para as startups financeiras essa situação é ainda mais destacada, pois precisa conseguir conquistar espaço com uma equipe reduzida.

Investir em uma equipe de TI própria pode trazer muito mais problemas do que soluções em uma fintech. Com outsourcing, seu negócio pode ter maior controle dos gastos e garantir a entrega das soluções tecnológicas com qualidade.

3. Acesso à tecnologia de ponta

Sua fintech pode ter acesso à tecnologia de ponta com uma empresa parceira especializada em outsourcing de TI. Elas estão sempre atualizadas sobre as tendências da área e rapidamente já começam a incorporá-las aos seus processos, sempre oferecendo serviços que atendam às necessidades do seu negócio.

Assim, sua empresa pode ter suas soluções desenvolvidas mais rapidamente e o crescimento do seu negócio, logo estimulado. O mercado financeiro é altamente competitivo, portanto, é necessário evitar a obsolescência e sempre incorporar novos recursos.

4. Colaboradores especializados

Se a sua fintech optar por contratar seus próprios profissionais, eles podem ter experiência e conhecimento em determinada tecnologia ou linguagem de programação. No entanto, caso você tenha outro projeto que necessita de pré-requisitos diferentes, esse colaborador não poderá contribuir com a mesma qualidade, conhecimento e experiência. Isso pode gerar mais gastos, retrabalho, contratação de novos funcionários e demandar muito tempo para gerir esses processos.

Já empresas de TI contam com equipes mais diversificadas, formadas por profissionais com diferentes níveis de experiência, trabalhando simultaneamente com projetos que utilizam diversas tecnologias e linguagens. Com processos melhor estruturados, outsourcing pode conquistar resultados mais significativos do que uma equipe interna.

5. Cibersegurança

No mercado financeiro, a segurança das informações é um fator extremamente importante e uma tarefa bastante complexa. Essa é uma preocupação constante dos gestores, para investir em soluções que consigam lidar constantemente com essa demanda.

Por isso, uma empresa que oferece outsourcing de TI faz toda a diferença para a cibersegurança das suas aplicações. Profissionais especializados utilizam as melhores ferramentas para cuidar constantemente dessa necessidade e conseguem, assim, entregar soluções mais seguras.

6. Volume de demandas

Para administrar uma grande quantidade de demandas, mesmo que você tenha uma equipe interna na sua fintech, sua própria gestão pode não ser o suficiente. É preciso lidar com projetos específicos e novas contratações podem trazer dificuldades para a administração de recursos da startup.

Por isso, a terceirização pode atender às suas demandas mais esporádicas e ser direcionada às necessidades tecnológicas específicas do projeto em questão.

7. Agilidade para implementação e customização

O desenvolvimento de softwares pode demandar muito tempo, ainda mais considerando as exigências e complexidades relacionadas às soluções para o mercado financeiro.

Com outsourcing de TI, sua fintech pode trabalhar a arquitetura de microservices no desenvolvimento de softwares – a construção de módulos autônomos gradativamente, para acelerar a entrega de aplicações e a escalabilidade do sistema.

8. Core business como foco da fintech

Uma fintech precisa se dedicar muito para tornar suas soluções viáveis financeiramente, principalmente nos primeiros anos. Por isso, conciliar a gestão de TI com o core business pode sobrecarregar a gestão do seu negócio.

Com outsourcing de TI, sua startup financeira consegue otimizar as tarefas de desenvolvimento, garantir entregas de aplicações completas com um parceiro especializado e mais tempo para dedicar-se à atividade principal do seu negócio.

9. Open Banking

O modelo Open Banking é um modelo que propõe um grande avanço para o cliente final: a autonomia sobre os dados financeiros. Com a abertura de APIs das instituições financeiras, esse cenário é uma excelente oportunidade de negócios a serem explorados pelas fintechs.

O Banco Central já está preparando as diretrizes para esse modelo e deve publicar ainda em 2019. Com uma empresa de TI preparada para esse processo, sua startup financeira conquistará muito mais espaço, oferecendo serviços direcionados e específicos para as necessidades do cliente.

A Cedro Technologies é a parceria ideal para seus projetos de TI

Outsourcing de TI oferece para as fintechs a possibilidade de se dedicar ao cerne do seu negócio e ainda contar com resultados de qualidade para o desenvolvimento tecnológico de suas soluções.

A Cedro Technologies é uma empresa de TI especializada no mercado financeiro, atuando desde 2005 no mercado e que oferece serviços direcionados de outsourcing de TI, de acordo com a demanda do seu negócio. Entre em contato conosco e entenda melhor esse processo.

Recomendados para você

Pessoas de mãos dadas formando um círculo
O poder de uma política de inclusão nas empresas ...
Matriz de risco
Saiba como adotar a matriz de risco em sua empresa ...
Homem sorrindo falando ao celular e utilizando computador
Potencial da inteligência artificial e dos chatbots para inovação no atendimento ...