9 instituições financeiras que já permitem a abertura de contas online

Vitor Precioso

19 novembro 2018 - 09:30 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:40

Homem utilizando tablet e gráficos ao fundo

A internet tornou mais fácil realizar diversas atividades do cotidiano. As transações financeiras também estão inclusas nessas praticidades. O mercado financeiro está buscando ser um protagonista desse processo e as instituições financeiras têm investido em atualização das tecnologias e incorporam novas soluções, como a abertura de contas digital.

Listamos algumas instituições financeiras do mercado brasileiro que já oferecem a possibilidade de realização digital do processo de abertura de contas. Confira!

Fintechs

As fintechs já começaram na frente esse processo, até pela própria natureza das suas origens. Por isso, é comum que seus serviços digitais já sejam mais conhecidos. Veja algumas listadas a seguir.

Nubank

Nubank é a maior fintech do Brasil, atuando no mercado desde 2014. Começou inicialmente como um serviço de cartões de crédito e agora oferece, desde outubro de 2017 como testes e agora liberado para todos, a abertura de contas. A solicitação é feita rapidamente, com a promessa de que o tempo necessário para preenchimento é cerca de 3 minutos e de que a resposta da aprovação é dada na hora. No entanto, existem relatos de até 3 dias para retorno da aprovação. Para quem já possui o cartão crédito, a aprovação da chamada NuConta é feita com apenas um clique.

Neon

No banco digital Neon (Neon Pagamentos, parceiro do Banco Votorantim), o tempo médio para preencher o formulário de abertura de conta é de 5 minutos, aproximadamente. O prazo para aprovação é de até 7 dias. Para receber o cartão físico, é necessário fazer um depósito de, no mínimo, R$25 para ativação, mas não é uma cobrança.

Inter

O Banco Inter também é um banco digital e possui um formulário de abertura de contas rápido, que pode ser completados em 5 minutos. Foi o primeiro banco digital brasileiro a atingir 1 milhão de contas abertas.

Next

Criado pelo Bradesco, um banco tradicional, o Next possui um formulário de cadastro que demora cerca de 5 minutos para ser preenchido. O período de avaliação é de, em média, 10 dias úteis.

Mesmo sendo um banco digital, é possível fazer saques nos caixas eletrônicos do Bradesco e do Banco24Horas.

Bancos tradicionais

Bancos tradicionais ainda estão se atualizando diante da transformação digital. Pode parecer desafiador mudar a cultura organizacional rapidamente e ainda lidar com uma legislação que pesa mais do que sobre as fintechs. Conheça algumas dessas experiências digitais.

Itaú

No banco Itaú, é possível solicitar a abertura de conta online pelo app Abreconta, disponível para Android e iOS. A expectativa é que a resposta da aprovação aconteça em até 5 dias úteis. No entanto, conforme pesquisa feito pelo banco americano J.P. Morgan, avaliadores relataram que o Itaú solicitou que comparecessem a uma agência para finalizar a abertura de conta, não sendo, portanto, totalmente digital.

Santander

O Santander permite a abertura de conta pelo site. Após o preenchimento do formulário de cadastro, o prazo é de 5 dias úteis para um gerente do banco entra em contato para formalizar o pedido. A mesma pesquisa feita pelo J.P. Morgan mostrou que também foi necessário comparecer a uma agência e que o resultado da aprovação só foi dado depois de 2 semanas.

Banco do Brasil

O relatório do J.P. Morgan também avaliou o desempenho do Banco do Brasil na abertura de conta. Foi possível realizar o processo pelo app e conseguir a aprovação, no entanto, a ferramenta não reconhecia as selfies para validação junto com os documentos de identificação, por isso o acesso foi bloqueado e solicitado o comparecimento a uma agência. Após enfrentar a fila, o acesso foi liberado rapidamente.

Corretoras e DTVMs

Corretoras e DTVMs possuem uma série de especificidades frente a bancos tradicionais. No entanto, precisam entregar um processo de abertura de conta dinâmico que facilidade para seus clientes. Conheça alguns cases.

Azimuth Wealth

A Azimuth Wealth atualizou seu processo de abertura de contas, tornando o processo digital muito mais rápido. É uma empresa global, criada em 1989 na Itália e umas das maiores gestoras de patrimônio independente da Europa. Está atuando no Brasil desde 2015.

Indusval

O Banco Indusval & Partners (BI&P) é um banco brasileiro que utiliza sua experiência de  50 anos de mercado para se posicionar como uma instituição financeira inovadora, focada em produtos de crédito, em moeda nacional e estrangeira, produtos de renda fixa e finanças corporativas para grandes e médias empresas. Seu processo de abertura de contas também foi otimizado e pode ser feito em poucos minutos.

Guide Investimentos

A Guide Investimentos é umas das maiores corretoras do país, com mais de 50 anos de atuação, com mais de 50 mil clientes. Nos últimos anos, têm investido bastante no processo de transformação digital e hoje conta com um processo de abertura de contas ainda mais rápido. O cadastro pode ser concluído rapidamente, entre 5 e 10 minutos.

Como implementar a abertura de contas digital na sua instituição financeira

E como é feito o processo de abertura de contas na sua empresa? Ainda tem dúvidas de como implementar esse processo digital na sua empresa? A Cedro Technologies pode ser sua parceira para criar e implementar

Torne seu processo menos burocrático e com menores custos operacionais. Automatize a abertura de contas e agilize a rotina de trabalhos da sua equipe. Fale conosco!

O que está por trás da demora no processo de abertura de contas? [Infográfico]

 

Recomendados para você

Pessoa preenchendo um formulário silumando adequação à CVM
CVM 617: como saber se minha empresa está adequada. ...
Desenho de pessoas utilizando celular dentro de carrinho de compras
Data Engine – API para validação de CNH ...
Pessoa digitando no computador e símbolos ilustrando vendas online
Fraude no e-commerce: conheça 5 tipos e como evitar ...