home Sem categoria 8 tecnologias que revolucionarão os negócios em 2020

8 tecnologias que revolucionarão os negócios em 2020

No próximo ano, formas inovadoras de coleta de dados, AI, edge computing e RPA estarão no foco das empresas.

Não é novidade o impacto profundo que as mudanças tecnológicas têm causado em quase todos os setores. No entanto, hoje não basta contar com as soluções mais recentes, é preciso estar à frente delas.

No próximo ano, formas inovadoras de coleta de dados estarão no centro da atenção das empresas. Inovações em inteligência artificial, edge computing, robôs virtuais e chatbots serão cada vez mais aproveitadas para obter vantagem competitiva, já que empresas querem utilizar dados com rapidez e eficiência para tomar decisões melhores em seu negócio. Aquelas que fracassarem em antecipar essas e outras tendências emergentes podem sofrer duros prejuízos em um mercado tecnologicamente agressivo.

Para saber em que as empresas devem apostar as suas fichas, conversamos com especialistas em tecnologia quais são as tendências que devem afetar organizações passando por transformações digitais. Eles fizeram suas considerações sobre as tecnologias atuais com maior potencial, falando das implicações de sua adoção no curto prazo. 

Automação de processos robóticos (RPA)

As empresas já perceberam que podem ter grandes ganhos ao delegar tarefas repetitivas aos robôs. Chamada de automação de processos robóticos (RPA), essa tecnologia já simplifica os fluxos de trabalho dos primeiros usuários – muito antes de sua adoção generalizada nas organizações.

“A taxa de progresso e funcionalidade da automação de processos robóticos é surpreendentemente boa e parece melhorar a cada dia”, diz Matt Stevens, CEO da AppNeta, de Boston. “Realmente não esperava ver tamanha evolução em inteligência ou capacidade em tão pouco tempo.”

De acordo com a consultoria Gartner, a tecnologia RPA é líder mundial de vendas no mercado de software corporativo, com receita esperada de US$ 1,3 bilhão em 2019. Em 2018, o mercado cresceu 63%, alcançando os US$ 846 milhões. Tendo comprovado que pode gerar valor para os negócios, a expectativa é de que mais empresas implementem iniciativas de RPA nos próximos meses.

Inteligência artificial

 A IA ajuda empresas a solucionar problemas muito complicados para as equipes de tecnologia ou de negócios, afirma Tim Jobling, CTO da Imagen.

 “Não acreditamos na visão de que as máquinas acabarão com todos os empregos dos humanos, mas estamos passando por uma revolução semelhante à da adoção geral dos computadores. Hoje, muitos problemas são resolvidos via IA e ML [aprendizado de máquina] e isso reduz o trabalho chato ou permite processamento em uma escala impossível para os seres humanos. Por exemplo, a IA permite que nossos clientes criem grandes volumes de metadados ​​de áudio que podem ser usados ​​e dimensionados conforme necessidade. Sem a IA, esse processo seria feito manualmente – ou não.”

A IA também desempenha um papel importante na proteção corporativa contra violações de segurança, uma tendência que Vinay Sridhara, CTO da Balbix, espera que se fortaleça no próximo ano.

“Através do uso da inteligência artificial, as empresas permitem que suas equipes de segurança cibernética tenham uma ideia clara do risco de violação, possibilitando a análise de centenas de bilhões de sinais variáveis em toda a rede”, declara Sridhara.

DataOps

Adotar uma abordagem ágil que mescla inteligência artificial e aprendizado de máquina no gerenciamento de dados pode ser uma grande vantagem competitiva para as empresas em 2020, revela Renee Lahti, da Hitachi Vantara. Essa abordagem colaborativa e multifuncional de análise, conhecida como DataOps, pode ser uma grande inovação.

“As empresas estão apenas começando a descobri-la”, diz Lahti. “É mais uma questão de recursos humanos do que de adoção de processo. De acordo com a Gartner, a taxa atual de adoção de DataOps é de menos de 1% do mercado – mas esse 1% terá uma enorme vantagem competitiva.”

Chris Bergh, CEO da DataKitchen, diz que o conceito combina desenvolvimento ágil, DevOps e lições aprendidas com a manufatura.

“É uma metodologia que permite o avanço das equipes de ciência de dados, mesmo com os níveis crescentes de complexidade exigidos para implantar e manter a análise no campo”, afirma Bergh. “Sem o peso da dívida técnica e do trabalho não planejado, os cientistas de dados podem focar em sua área de especialização, isto é, na criação de novos modelos de IA e em análises que auxiliem as empresas a cumprir sua missão.”

Essa abordagem unifica os fluxos de trabalho relacionados à análise de dados, podendo ter efeitos positivos sobre a habilidade de uma organização obter valor de seus dados, diz Bergh. “Isso representa melhora no trabalho em equipe e redução de processos manuais que prejudicam a produtividade. O DataOps rejuvenesce a organização de dados, transformando equipes caóticas e lentas em equipes de alto desempenho.” 

Vídeo e comunicação unificada

A experiência dos funcionários é um fator crucial para o sucesso organizacional – não só porque aumenta a produtividade, mas também porque atrai talentos. Em uma pesquisa recente com cerca de 300 empresas para determinar que fatores os colaboradores consideravam essenciais para uma experiência positiva, os pesquisadores do MIT ficaram surpresos com o primeiro item da lista: o vídeo. Investimentos em tecnologia de vídeo levam à inovação, além de aumentarem colaboração e produtividade, descobriram os cientistas.

“Empresas investem cada vez mais em tecnologias interativas de vídeo, disseminando seu uso em todos os setores dos negócios”, diz Kristine Dery, pesquisadora do MIT Sloan. “Esse método interativo de gestão de projetos – com entregas diárias – exige que as equipes estejam interligadas ou que tenham tecnologias capazes de reproduzir situações da forma mais precisa possível.” 

Dery prevê que a tecnologia de vídeo continuará a simular e melhorar a comunicação com recursos como a realidade virtual (RV) e outras tecnologias imersivas, frente à tendência crescente de as organizações preencherem as lacunas de talentos com equipes remotas. 


Gostou? Compartilhe:

Equipe Cedro

Equipe Cedro

Empresa focada em tecnologia e referência em inovação para o mercado financeiro e em soluções de TI e mobile.