8 regras de como ser um trader de sucesso

Para os não iniciados, aprender a negociar ações com sucesso pode parecer difícil. Afinal, muitas pessoas que tentam, perdem. Mas, assim como é necessário tempo e treinamento para correr uma maratona, o sucesso é possível desde que se tome as medidas adequadas. 

Você que saber como ser um trader de sucesso? Então não deixe de ler este post para descobrir as respostas!

8 segredos de como ser um trader de sucesso 

Os traders de sucesso têm um perfil em comum: são pacientes e sabem esperar, não se deixam levar pelas emoções, se preparam, praticam muito, sabem como lidar com o gerenciamento de riscos e tratam o trading como um negócio (não um hobby). 

Além disso, eles  disponibilizam uma boa parte do tempo do dia para essa atividade. Dessa maneira, conseguem acompanhar o mercado e fazer movimentos precisos - caso contrário, isso pode afetar os resultados.   

Se você está iniciando na atividade, provavelmente só quer saber como ser um trader de sucesso e ganhar dinheiro. Seguir cada uma das regras abaixo é importante e mantê-las em mente pode aumentar muito suas chances de sucesso nos mercados. 

Regra 1: Sempre use um plano de negociação

Um plano de negociação é um conjunto escrito de regras que especifica os objetivos dos investimentos, os critérios de entrada, saída e gerenciamento de dinheiro de um trader para cada compra.

Com a tecnologia de hoje, é fácil testar uma ideia de negociação antes de arriscar dinheiro real. Essa prática permite que você aplique sua premissa de negócio usando dados históricos e determine se ela é viável. Uma vez que um plano foi desenvolvido e mostra bons resultados, o plano pode ser usado em negociações reais.

A chave aqui é seguir o plano. Fazer negociações não planejadas, mesmo que elas acabem sendo vencedoras, é considerado uma estratégia ruim.

Regra 2: Torne-se um estudante dos mercados 

Pense nisso como educação continuada. Como trader, você precisa permanecer focado em aprender mais a cada dia. É importante lembrar que compreender os mercados e todas as suas complexidades é um processo contínuo que dura a vida toda.

Política mundial, notícias, tendências econômicas - até mesmo o clima - tudo têm impacto. O ambiente de mercado é dinâmico e, quanto mais você compreender os mercados do passado e do presente, melhor preparado estará para enfrentar o futuro.

Regra 3: Desenvolva uma metodologia baseada em fatos 

Dedicar um tempo para desenvolver uma metodologia de negociação sólida vale o esforço. Os fatos, não as emoções ou a esperança, devem ser a inspiração por trás do desenvolvimento de um plano de negociação.

Os traders que não têm pressa em aprender normalmente têm mais sucesso. Considere o seguinte: se você fosse começar uma nova carreira, muito provavelmente precisaria estudar bastante antes de ser qualificado. Aprender a negociar exige tempo, estudo e pesquisa.

Regra 4: Arrisque somente o que você pode perder

Quando começar a negociar, certifique-se de que todo o dinheiro seja realmente dispensável. Se não for, continue economizando. 

Os valores destinados ao trading não podem ser os mesmos utilizados para pagar obrigações importantes como o aluguel ou a escola dos filhos, por exemplo. Perder dinheiro já é traumático o suficiente e é ainda mais se for um capital que nunca deveria ter sido arriscado.

Regra 5: Sempre use um 'stop loss'

Um stop loss é uma quantidade predeterminada de risco que um trader está disposto a aceitar em cada negociação. Pode ser uma quantia em dinheiro ou porcentagem, mas de qualquer forma, limita a exposição durante uma negociação. Usá-lo pode aliviar  um pouco o estresse da negociação, afinal  você sabe que perderá apenas uma quantia determinada.

Não ter um stop loss é uma má prática. Sair com um stop loss e, portanto, ter perdas, ainda é positivo se estiver dentro das regras do plano de negociação.

 

Regra 6: Saiba quando parar

Existem duas razões para interromper a negociação: um plano de negociação ruim ou um trader ineficaz. 

Um plano de negociação ruim mostra perdas muito maiores do que as previstas. Isso acontece. Os mercados podem ter mudado ou a volatilidade pode ter diminuído. 

É hora de reavaliá-lo ou recomeçar do zero. Um plano de negociação mal sucedido é um problema que precisa ser resolvido, mas não é necessariamente o fim do mundo.

Já um trader ineficaz é aquele que faz um plano de negociação, mas não consegue segui-lo. Um trader que não está nas melhores condições para negociar deve considerar fazer uma pausa. Depois de lidar com quaisquer dificuldades e desafios, retorne ao negócio e continue a jornada de como ser um trader de sucesso.

 

Regra 7: Mantenha as negociações em perspectiva

Mantenha o foco no panorama geral: uma negociação perdida não deve nos surpreender, faz parte. Já uma negociação vencedora é apenas um passo no caminho para um negócio lucrativo. São os lucros cumulativos que fazem a diferença.

Uma vez que um trader aceita ganhos e perdas como parte do negócio, as emoções terão menos efeito sobre o desempenho da negociação. Isso não quer dizer que não possamos estar entusiasmados com uma vitória, mas devemos ter em mente que as perdas nunca estão longe.

 

Regra 8: Use a tecnologia a seu favor

O trading é um negócio competitivo. Você precisa de toda a ajuda possível na jornada de como ser um trader de sucesso. E a tecnologia oferecida por um sistema de home broker pode ser a sua melhor aliada.

Fast Trade é a plataforma para trading de consistência. Com um sistema robusto que evoluiu ao longo dos anos, conta sempre com dados em tempo real e baixa latência que potencializa, impulsiona e otimiza sua jornada no mercado de renda variável.

A ferramenta conta com:

  • Simulador em tempo real: treine suas estratégias e operações no ambiente simulado e em tempo real da Bolsa de Valores (B3). No Fast Trade, você recebe diariamente o valor de R$ 100 mil fictícios para simular suas operações; 
  • Tape Reading: no tape reading do Fast Trade, você estuda as tendências existentes na construção dos preços e os efeitos provocados pelas negociações de grandes volumes, por meio do livro de ofertas, histórico de negociação e times & trade;
  • Gráficos avançados: otimize seu trading com as ferramentas mais avançadas do mercado de renda variável, entre eles o Gráfico Renko, de Candles, Barras, Linha, Área e muito mais.
  • Disponibilidade: para investir, não tem hora e nem lugar. Acompanhe o mercado em tempo real, de forma simples e fácil no app, web ou desktop.

Compreender a importância de cada uma dessas regras e como elas funcionam juntas pode te ajudar a estabelecer estratégias de sucesso. O trading é um trabalho árduo e quem tem disciplina e paciência com certeza sai na frente. 

Quer conhecer mais sobre o mercado financeiro? Então não deixe de continuar lendo o blog do Fast Trade!

Deixe uma resposta