8 habilidades de gerenciamento de projetos em alta

Rogério Marques

31 outubro 2017 - 12:40 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:42

Pessoas tendo reunião em escritório

Muitas pessoas tendem a listar atributos como habilidade de organização, gerenciamento de tempo ou uma série de habilidades técnicas de gerenciamento de projetos. Mas esses são, de fato, os atributos que os empregadores procurarão em um futuro próximo? Nem todos os gerentes de projeto são criados igualmente e nem todas as habilidades de gerenciamento de projetos serão avaliadas da mesma maneira.

Até 2020, estima-se que haverá 700 mil empregos de gerenciamento de projetos nos Estados Unidos, de acordo com um relatório do Talent Gap do PMI, principalmente, dentro das indústrias de serviços públicos, construção, serviços de informação, petróleo e gás, finanças e seguros, fabricação e serviços empresariais.

Como gerente de projeto (PM), você tem o que os empregadores estão procurando?

Um PMI e um grupo de estudos do Grupo Econômico Anderson sobre o “Projeto de Projetos de Alto Desempenho” mostram nos últimos poucos anos que 83% dos empregadores tiveram pequenas dificuldades para encontrar gerentes de projeto qualificados, levando:

  • A um declínio na qualidade (31%)
  • A uma incapacidade de inovar efetivamente (29%)
  • Ao cancelamento ou atraso de iniciativas estratégicas (27%)

Então, quais habilidades serão valorizadas pelos empregadores na próxima geração de gerentes de projeto?

  1. Competências técnicas de gerenciamento de projetos

Entre as três principais habilidades desejadas, as habilidades técnicas são as mais difíceis de se encontrar. Como elas são principalmente baseadas em processos, elas são mais fáceis de ensinar do que outros atributos que alguns gerentes de projeto possuem.

  1. Capacidades de liderança

Embora as habilidades técnicas sejam essenciais e, sem elas, seja difícil gerenciar projetos de forma eficiente, existem habilidades intangíveis, como as de liderança, que estarão no topo da lista de desejo dos empregadores. Na verdade, de acordo com o PMI, 66% das organizações classificam as habilidades de liderança como a característica mais valiosa de um PM bem sucedido. O que dificulta a busca é o fato de que nem todos os gerentes de projetos são fortes nessa área.

  1. Estratégia de gestão estratégica e empresarial

Se você tem habilidades excepcionais de liderança e uma compreensão sólida de como o gerenciamento de projetos pode facilitar a estratégia de negócios, é provável que você esteja dentro de uma pequena porcentagem de gerentes de projeto que muitos empregadores já procuram. Os empregadores classificam-na como uma das três principais “habilidades de PM da próxima geração”.

  1. Gestão de mudanças e experiência em desenvolvimento organizacional

A mudança é uma constante nos negócios e, certamente, no gerenciamento de projetos. Quando questionado sobre o que seus clientes estão procurando em um gerente de projeto, Tony Kirschner, o representante da Davies Park Executive Search ofereceu esse conselho: “Recentemente , meus clientes têm procurado incorporar tipos de habilidades mais flexíveis, tais como gerenciamento de mudanças e de desenvolvimento de organização (OD). Na função de gerenciamento de projetos, pedem PMs que fazem mais do que apenas ‘assinalar as caixas’ e podem fornecer uma abordagem mais integrada para gerenciamento de grandes projetos e as mudanças organizacionais associadas a eles”.

  1. Habilidades de comunicação de alto nível

Para garantir projetos bem-sucedidos, é importante que os gerentes de projetos pratiquem e incentivem linhas claras de comunicação contínua e transparente entre as principais partes interessadas, em vários níveis, nos grupos impactados. Potencialmente, isso cria um ambiente de confiança e inclusão, que abre o caminho para bons resultados. Sem habilidades efetivas de comunicação escrita e verbal, faltará aos gerentes de projetos um componente crítico que pode facilmente acabar com um projeto, arriscando o buy-in (comprometimento) dos membros da equipe e das partes interessadas.

  1. Capacitação em construção de equipes e capacidade de resolução de conflitos

A capacidade de um gerente de projeto construir uma equipe coesa focada nos objetivos do projeto é uma habilidade vital – e nem sempre é uma tarefa fácil. Além disso, muitas vezes, as equipes se tornam conflitantes, resultando em um projeto comprometido. Isso requer um líder orientado para as pessoas que tenha habilidades de resolução de conflitos, foco e paciência para redirecionar os membros de volta para o intento original.

  1. Qualidades adaptáveis

Quem já gerenciou um projeto sabe que sempre há problemas que causam estresse, ambiguidade e conflito. Os empregadores querem gerentes de projetos em que podem confiar, que podem se adaptar facilmente às mudanças e que reajam bem diante da incerteza e da crise. Essas características são particularmente valiosas em momentos em que há necessidade de manter a calma dos outros porque a maioria das pessoas vai se desestabilizar quando a incerteza ou a crise estiverem instauradas.

  1. Habilidades de facilitação

Criar um ambiente onde as equipes de projeto e as partes interessadas possam colaborar efetivamente nem sempre livra as equipes do estresse. Encontrar um gerente de projetos com habilidades de facilitação sólidas pode ser um desafio. Os empregadores querem ter certeza de que contrataram um facilitador que pode se concentrar nos resultados do projeto e não ser escravizado por políticas, agendas conflitantes e problemas paralelos que surgem durante as sessões da equipe. Ter um ótimo facilitador pode fazer a diferença entre ficar dentro do escopo do projeto ou perder completamente os marcos e os prazos.

A execução eficaz de projetos tornou-se mais complicada, e isso só piorará no futuro. Portanto, é muito provável que os gerentes de projetos que possuem essas habilidades, em combinação com treinamento e experiência, serão muito procurados.

Artigo traduzido a partir da publicação original: 8 project management skills in high demand

Autor: Moira Alexander

Recomendados para você

Desenho de atendente utilizando headset rodeado por ícones envolvendo seu trabalho
SAC 2.0: 5 soluções que o setor de TI pode aproveitar ...
Homem digitando no teclado macbook
Por que ter um profissional de TI dedicado no seu negócio? ...
Homem escrevendo em um bloco de notas
BDD e Teste de Software ...