7 motivos para se investir em gestão de TI dentro das empresas

Rogério Marques

13 janeiro 2016 - 17:11 | Atualizado em 12 abril 2023 - 19:04

Computador e caderno com caneta em cima

O mercado brasileiro de Tecnologia da Informação (TI) é o maior da América Latina. De acordo com um estudo da IDC, a estimativa é que os empresários brasileiros tenham investido cerca de US$ 165,6 bilhões no país em 2015, apesar da crise. Isso mostra nossa maturidade quando o assunto é gestão de TI dentro das empresas, mas ainda assim precisamos avançar.

Neste artigo, você verá alguns motivos para investir em TI para tornar sua empresa mais produtiva e conectada com um mundo empresarial cada vez mais competitivo.

1. Gestão de TI dentro das empresas é sinônimo de inovação

Softwares tornam mais fácil, rentável e rápida a realização de projetos, criação de produtos e serviços. Também integram mais as equipes e as tornam mais colaborativas. Isso tudo abre caminho para a tão sonhada inovação – empresas que não inovam estão fadadas à estagnação.

2. Melhora a qualidade da administração empresarial

A TI também vem como um apoio fundamental para ajustes de processos, controle administrativo e tomada de decisões. Com informações atualizadas em tempo real, por meio de um ERP, por exemplo, os gestores conseguem gerar relatórios e agir de forma mais estratégica.

3. Torna a operação mais produtiva e rentável

Automatizar processos de negócios e dar ferramentas para que a equipe trabalhe mais ajuda a fazer mais com menos. Por exemplo, ao disponibilizar sistemas via nuvem, que podem ser acessados em qualquer hora e local via dispositivos móveis, a empresa está dando agilização para a operação. E tempo é dinheiro.

4. Melhora o relacionamento com colaboradores e com o mercado

Com mais tecnologia, a empresa se comunica melhor com seus colaboradores e parceiros de negócio. Também com TI, é possível melhorar o relacionamento com o mercado.

Ao investir num software de CRM, por exemplo, a empresa consegue guardar dados sobre seus clientes (históricos de compras, preferências etc.) e, além de agilizar o atendimento, pode analisar dados para criar produtos e serviços sob medida para seu público-alvo.

5. Torna o negócio mais inteligente

Com o enorme poder da informação digital, é possível capturar dados e obter diferentes perspectivas, o que torna mais fácil visualizar as oportunidades de negócios. Soluções de Business Intelligence (BI) e Analytics podem dar ao corpo executivo da empresa um outro patamar de gestão, com mais inteligência para tomar decisões mais ágeis e assertivas.

6. Melhora a comunicação (interna e externa)

Acabou o tempo do envio de fax. As empresas que se comunicam com mais agilidade hoje têm mais poder competitivo. Existem muitas formas da TI ajudar as empresas a se comunicarem melhor com seus stakeholders: dispositivos móveis, PABX, conferências em vídeo etc.

A própria digitalização documental e o armazenamento de dados de forma segura também facilitam a comunicação empresarial e o envio de documentos de foma mais rápida.

7. Melhora as vendas

Com todos os processos internos fluindo com rapidez e custos controlados, com excelente comunicação e ferramentas para que a equipe comercial possa trabalhar de forma mais estratégica, também as vendas são afetadas positivamente.

Gestão de TI dentro das empresas não é mais uma opção – é vital para o sucesso dos negócios. Sua empresa já investe em gestão de TI? Deixe seu comentário!

case da cedro - projetos de TI

Recomendados para você

Imagem em preto e branco exibindo homem utilizando máscara de proteção
Como o corona vírus podem afetar o financiamento de startups? ...
Cidade com vários prédios conectados por 5G
Como está o andamento da implantação do 5G no Brasil? ...
Pessoas sorrindo e olhando para uma folha de papel
Os 4 maiores erros das empresas quando o assunto é diversidade ...