6 razões para ter um processo de abertura de contas digitais já!

Vitor Precioso

16 novembro 2018 - 09:30 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:38

Pessoa utilizando celular com símbolo de rede envolvendo dinheiro

A transformação digital está mudando a realidade das empresas do setor financeiro no Brasil e no mundo. Esse novo mindset é uma demanda de uma geração muito mais conectada. E para manter a dianteira desse processo, bancos e instituições financeiras precisam investir em novas tecnologias para seus produtos e serviços.

O processo de abertura de contas digitais ainda é um desafio para muitas instituições financeiras. Ainda existem muitas dúvidas e ainda é difícil mudar toda a cultura organizacional que domina a realização desse processo da maneira tradicional.

Por isso, para que sua empresa entenda porque deve implementar esse processo o quanto antes, listamos algumas razões para contribuir com a transformação digital para a abertura de contas online. Confira!

1 – O processo foi simplificado!

O Conselho Monetário Nacional (CMN), órgão ligado ao Banco Central, têm buscado simplificar a abertura de contas nos últimos anos. Em 2016, liberou a possibilidade de realizar o processo online, sem precisar comparecer a uma agência com documentos para fazer o mesmo requerimento. Já no início de 2018, uma nova resolução do conselho buscou deixar mais claro as diretrizes para segurança cibernética.

2 – Não fique para trás!

Um dos principais fatores para sua empresa se atualizar o quanto antes é a competitividade. Diversas instituições financeiras já oferecem ou estão implementando o processo de abertura de contas digital. Ainda há muito o que pode ser explorado desse recurso, mas sua instituição financeira precisa mostrar para o cliente o quanto antes que sua empresa está se transformando digitalmente.

3 – Clientes buscam cada vez mais essa alternativa!

Segundo a Revista CIAB, até o final de 2017, a estimativa é que foram abertas mais de 3,3 milhões de novas contas digitais só no Brasil. Seja por usuários já estarem inseridos numa cultura digital, seja pela necessidade e praticidade dessa modalidade de conta, esses dados mostram uma tendência que irá se consolidar ainda mais nos próximos anos.

4 – É mais rápido do que o método tradicional!

A agilidade é um ponto muito importante para o usuário! Com um processo de abertura de contas digital, é possível responder a solicitação do seu cliente rapidamente. Com seu backoffice integrado a APIs de validação cadastral, as informações podem ser confirmadas de maneira automática e já chegam para confirmação de acordo com os parâmetros definidos no sistema.

5 – O trabalho da sua equipe será otimizado!

O processo de abertura de contas tradicional exige muito tempo e atenção de sua equipe. Para validar as informações fornecidas pelos clientes, é preciso consultar diversas fontes de dados manualmente. Com a automação desse processo, os clientes fornecem as informações via formulário e a esteira de validação já mostram quais dados foram aprovados ou não. Sua equipe entrega respostas mais rápidas e consegue mais tempo para se dedicar a outras atividades.

6 – Integre com APIs de Validação!

Como dissemos anteriormente, é possível integrar sua abertura de contas digital com APIs de validação para automatizar esse processo, dando respostas mais rápidas aos seus clientes e dedicar o tempo da sua equipe a outras atividades. É possível consultar banco de dados públicos, Receita Federal, Serpro, Serasa, SPC, bases proprietárias, exposição na mídia, trabalho escravo, IBAMA, Tribunais de Justiça e muitos outros.

Abertura de Contas Digital: conheça a solução da Cedro Technologies

Viu só porque sua empresa precisa de ter um processo digital de abertura de contas o quanto antes? Oferecer esse recurso para seus clientes é uma necessidade para a transformação digital. Por isso, se a sua instituição financeira precisa de um parceiro para criação e implementação desse recurso, a Cedro Technologies pode ajudá-lo!

Essa solução automatiza o processo de abertura de contas, otimizando o trabalho da sua equipe e oferecendo respostas muito mais rápidas para seu cliente. Tudo isso com menos burocracia e menores custos operacionais. Entre em contato conosco e esclareça suas dúvidas!

eBook - Compliance: porque fazer a gestão do cadastro digital do cliente é essencial

Recomendados para você

Pessoa digitando em um computador e holograma de gráficos a frente
PSD2: a diretiva que mudará o setor bancário como conhecemos ...
Homem com trajes sociais realizando apresentação para plateia
Digitalização de processos: por que investir? ...
seguranca-digital-na-gestao-de-dados-corporativos
Como garantir a segurança digital na gestão de dados corporativos? ...