6 ideias para uma gestão de talentos em TI eficiente

Patrícia Mourão

13 março 2020 - 11:28 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:38

Pessoas em uma mesa de reunião utilizando dispositivos móveis e papel

O relatório sobre Tendências Globais de Talento do LinkedIn, divulgado em janeiro deste ano, mostra como empresas de diversos setores estão agindo para atrair e reter talentos. Os esforços são muitos e isso vale em especial para a gestão de talentos em TI, área com profissionais que constantemente buscam novos desafios. 

Fazer uma gestão que mantenha os colaboradores de sua equipe satisfeitos é fundamental para proteger os dados de sua companhia e facilitar decisões rápidas quando elas são necessárias. Para tornar mais simples esse engajamento, há ações que podem ser adotadas:

1 – Equilibre vida profissional e pessoal

Contar com flexibilidade na rotina de trabalho pode contribuir bastante para a satisfação dos profissionais. E um estudo da empresa de recrutamento Robert Half indica que profissionais de tecnologia têm os melhores níveis de equilíbrio entre vida pessoal e profissional. 

Ainda que não seja possível estender esse benefício a todos, pode ser uma ferramenta interessante de gestão de talentos em TI a concessão de horários flexíveis a aqueles que tiveram uma performance maior que a esperada.

Uma alternativa seria permitir que os colaboradores saiam mais cedo uma vez por semana, por exemplo. 

2 – Mantenha estímulo constante

Para um funcionário, trabalhar sempre com a mesma função sem que nenhum desafio seja proposto é desgastante. A boa gestão de talentos em TI inclui ter atenção a esse detalhe e criar possibilidade de motivação para o pessoal.

Reconheça as qualidades dos colaboradores e aproveite todas elas, na medida do possível. Eventualmente, um profissional de TI pode participar de um projeto em outras áreas que considere interessante, como marketing ou RH. 

Ou é possível até mesmo existir uma mudança de função – que, segundo o LinkedIn, aumentaram 10% dentro das organizações, seja por promoção, transferência ou mudança para cargos de mesmo nível com atribuições diferentes. 

Ouvir a equipe e utilizar bem o potencial dela vai deixar o ambiente mais motivador. O levantamento dessa rede social mostra que os profissionais permanecem, em média, 41% mais tempo em companhias com altas taxas de contratação interna. 

3 – Entenda o que importa para seus colaboradores

A pesquisa do LinkedIn revela que as experiências vividas pelo funcionário na empresa aumentam a retenção. E ainda traz o dado de que 77% das companhias entrevistadas estão focadas em melhorar essa vivência da equipe no local do trabalho.

Um detalhe valorizado por profissionais de todas as idades é estar em ambiente multigeracional, de acordo com esse estudo. Entre as organizações pesquisadas, 56% já atualizaram suas políticas de contratação para contar com funcionários de idades variadas. É interessante fazer essa busca, sob o risco de ficar para trás no mercado. 

4 – Encoraje aprendizado e desenvolvimento

Ter essa atitude é fundamental para ajudar o profissional de TI a ficar antenado com as tendências do mercado. Estimular funcionários a participar de projetos, frequentar cursos ou aprender com mentores é ótimo para engajar seu time.

5 – Compartilhe seus objetivos

Quando as equipes compreendem os objetivos da empresa e como cada colaborador é fundamental para alcançá-los, a tendência é que haja maior engajamento. Os funcionários vão ter a oportunidade de criar uma identificação com as propostas da organização e querer estar por perto para ver o que foi realizado.

Para manter os profissionais de TI mobilizados, procure estabelecer uma comunicação frequente com eles para que os resultados de boas práticas sejam compartilhados e os horizontes da organização sejam reforçados. 

6 – Foque em processos seletivos

Começar hoje a trabalhar para que seus profissionais do futuro permaneçam por bastante tempo na organização é muito importante em busca de impedir que as equipes comecem a perder talentos rapidamente. 

Fazer um trabalho aprofundado na seleção de pessoas vai facilitar a percepção de quais candidatos que buscaram uma oportunidade de contratação estão, de fato, dentro do perfil da empresa. 

Isso é essencial porque pessoas insatisfeitas acabam prejudicando o ânimo de todo o grupo, o que pode desmotivar outros talentos do time também. 

Investir em gestão de talentos em TI pode ser um desafio. No entanto, com atitudes e planejamentos como esses expostos, o trabalho tem tudo para ser recompensado com equipes motivadas por muito mais tempo. 

E uma ótima maneira de seguir pensando a gestão de pessoas em sua empresa é acompanhando o universo da gestão de talentos em TI no blog da Cedro Technologies!

Recomendados para você

Pessoa digitando em comptuador
Usar framework Adobe PhoneGap ou desenvolver app de forma nativa? ...
Pessoas em mesa de escritório tendo uma reunião
7 habilidades essenciais do gestor de projetos ...
Reunião entre pessoas em um escritório de tecnologia
Como automatizar processos na minha empresa? ...