6 exemplos de sites e apps que fazem ótimo uso de User Experience

Rogério Marques

16 janeiro 2019 - 09:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:46

Computador e celular ao fundo com os dizeres vamos falar sobre UX ao centro

Utilizar atualmente os conceitos de User Experience (UX) em novos projetos é obrigatório, pois pode determinar o sucesso ou fracasso da iniciativa. A experiência do usuário engloba todos os pontos de contato de um cliente com algum elemento da marca. Ou seja, são as vivências de uma pessoa ao utilizar seu produto ou serviço e isso inclui também a parte emocional.

A proposta é entregar ao cliente a melhor experiência em todos os pontos de contato dele com a empresa. Pode ser na navegação do site, no atendimento feito por chat ou telefone, no relacionamento de modo geral e na compra, na entrega e uso dos produtos e serviços adquiridos.

Se a empresa oferece uma experiência agradável, o usuário se torna cliente e volta a consumir o produto ou serviço, além de indicar para amigos e pessoas próximas. Caso ele tenha uma percepção negativa, o que acontecerá é que serão espalhadas opiniões negativas que poderão afetar o posicionamento da empresa nos motores de busca.

Agora, pense, você entrega uma experiência maravilhosa para seu cliente ou usuário? Para entender melhor sobre isso é preciso saber mais sobre UX Design.

Por que UX Design é importante?

A importância de UX Design está no fato de que a perspectiva do usuário é colocada como a espinha dorsal de qualquer fluxo de experiência, seja um processo de compra, troca de informação ou teste. A consequência é que naturalmente os clientes permanecem mais tempo com os serviços e são mais receptivos a upgrades e novas compras. Além disso, divulgam a marca a conhecidos e colaboram para a melhora dos produtos e serviços.

De maneira resumida, os 4 pilares da experiência do usuário são:

  • usabilidade: o site deve ser simples de navegar;
  • utilidade: o conteúdo precisa ser útil, além de estar à disposição do usuário;
  • acessibilidade: o acesso ao material deve ser facilitado;
  • funcionalidade: a página precisa cumprir o objetivo para o qual ela foi pensada.

Análises de UX descobrem modelos mentais dos usuários

Trabalhar com análise de UX permite compreender os modelos mentais dos clientes. Assim, é possível criar produtos e serviços que combinem com estes usuários e atendam suas reais necessidades.

Para entender o que faz sentido para um usuário a única forma é conversar, ouvir e observar. Apesar disso, nem sempre entender os usuários garante o sucesso do projeto. O que se pode dizer é que as chances de o projeto dar certo aumentam significativamente.

Ao entender os modelos mentais dos usuários, as pessoas envolvidas no desenvolvimento do projeto tendem a obter insights profundos que estimulam a inovação. Necessidades que nunca vieram à tona podem se mostrar mais claras, mais perceptíveis.

Veja estes 6 exemplos do bom UX design

O conceito de UX é bastante abstrato, então vamos dar uma olhada em como é um bom UX design por meio de alguns exemplos concretos. Os sites a seguir foram escolhidos a dedo para ilustrar os princípios específicos do bom UX design:

1. Duolingo: derrubando barreiras

Tela de uma aba do aplicativo duolingo

O Duolingo quer ajudar a aprender um novo idioma, o que é uma tarefa desafiadora. Depois de três perguntas fáceis, os usuários já estão começando a aprender um novo idioma ao definirem uma meta para seu aprendizado.

Essa abordagem sem atrito é contrária a muitos concorrentes. A Rosetta Stone, por exemplo, faz seus usuários decidirem sobre um plano, pagar e se inscrever para uma conta antes de começar. Cada uma dessas etapas adiciona atrito que pode fazer com que os usuários desistam do processo.

2. Paypal: deixar a regra da simplicidade

Código fonte  em php

Antes do lançamento do site reformulado em 2014, ele era excessivamente complexo. Desde então, o Paypal está simplificando o site e a experiência com aplicativos para dispositivos móveis. Várias das Leis da Simplicidade de John Maeda são utilizadas aqui: reduzir, organizar, posicionar, criar contexto, adicionar significado e economizar tempo.

3. Mercado Livre: revolução no design

Duas telas ilustrando a versão antiga e nova do mercado livre mobile

Site número 1 de e-commerce na América Latina, o Mercado Livre contabiliza 3.500 buscas por segundo e tem 1.2 Pb de dados na base. São 158 milhões de usuários registrados e 4,6 produtos vendidos por segundo. No entanto, a empresa não estava orgulhosa do design do site. Assim promoveu uma revolução nesse sentido, simplificando a experiência do usuário, com uma comunicação unificada. Além disso, criou uma nova home page, com novos filtros de buscas, páginas de produtos com imagens maiores, novas animações (zoom) para os itens pesquisados e redesenho do checkout.

4. Drops: aprenda 31 idiomas

Telas de aplicações do google

O Drops é um aplicativo que torna mais divertido o aprendizado de idiomas. O vocabulário útil é transmitido para a memória do usuário por meio de ilustrações minimalistas e microjogos em ritmo acelerado. E o mais impressionante: são sessões de apenas 5 minutos por dia. A Google Play fez pela primeira vez a lista dos melhores conteúdos disponíveis na loja brasileira, para os smartphones Android. Os prêmios se dividiram em duas categorias: apps e jogos. O Drops foi escolhido como o melhor app.

5. Novo OI.COM.BR: navegação rápida e sem ruído

Imagem de uma página do site da telecom OI

O novo site da Oi é uma revolução em conceito digital. Ele se adapta a qualquer dispositivo – da TV ao celular – e é focado em simplificar ofertas, vendas e atendimento aos clientes. É 5 vezes mais rápido na navegação, com as áreas mais acessadas em destaque e menos ruído.

6. Warren: descomplicando as finanças

6 exemplos de sites e apps que fazem ótimo uso de User Experience - Warren

A Warren é uma plataforma completa de investimentos (corretora, gestora e administradora), cuja missão é descomplicar as finanças e transformar o hábito de investir em algo fácil, transparente e seguro. Ao entrar no site, que é muito ‘descolado’, você interage com um robô, o Warren, que ajuda a definir seu perfil de investidor e objetivos, abre sua conta online e grátis. O investimento inicial é de no mínimo R$ 100 e a taxa anual é de 0,5% sobre o valor investido.

Aplique UX ao seu negócio

Depois desses exemplos fabulosos, você há de querer reformular a UX do seu negócio, certo? Agora se você tiver dificuldade de implementação de um projeto desse porte ou não tiver time capacitado para colocar tudo em prática, saiba que a Cedro Technologies pode ajudar. A empresa tem os melhores profissionais e a expertise certa para tornar realidade todas essas ideias.

Em uma estratégia de transformação digital, a utilização da UX é fundamental, pois significa fazer da opinião e desejos do usuário o ponto central de um fluxo de experiência.  O objetivo é construir uma experiência de utilização prática e satisfatória. Quando a UX é colocada em prática, as chances de o usuário voltar a utilizar o canal e estreitar os laços com a empresa são bem maiores. Ele se sentirá em casa!

Sua empresa está preparada para todas as possibilidades que essa criação possibilita? Os maiores desafios são voltar os esforços para agilizar os processos e melhorar o fluxo de trabalho. Tudo isso para ter os melhores resultados.

Daí a importância de se ter um parceiro especialista no assunto.  A Cedro Technologies é capaz de entender as suas necessidades e projetar uma solução sob medida para a realidade da empresa. Busque o parceiro certo e use a tecnologia a favor do crescimento da sua empresa!

Recomendados para você

Pessoas analisando designs de celulares em frente a computadores
Como o UX Writing pode afetar as suas soluções? ...
Mulher em casa utilizando tablet
A importância da UX na melhora da abertura de contas digitais ...
Pessoa digitando no celular
Abertura de conta digital: Design estratégico e a valorização da experiência do ...