home Sem categoria 5 vantagens na correta alocação de recursos em TI

5 vantagens na correta alocação de recursos em TI

As empresas de sucesso estão encontrando maneiras de melhorar sua rentabilidade e racionalizar custos. Nesse cenário, uma correta alocação de recursos em TI surge como uma oportunidade de aumentar a produtividade e gerar melhores resultados. Veja abaixo algumas das vantagens de recorrer a essa opção e otimizar a utilização dos seus recursos em um projeto de tecnologia.

Redução de custos

Você precisa de um profissional de TI ou uma equipe especializada para atender determinado projeto ou demanda. Com a alocação de recursos, a empresa contratada fica responsável pela gestão do desenvolvimento do sistema, permitindo, assim, a redução de custos diversos em seus processos, como:

Recursos humanos

É comum enfrentarmos vários problemas durante um processo seletivo. Dificuldades em atrair bons candidatos e entraves nos trâmites de contratação são alguns dos obstáculos eliminados com a alocação de recursos.

Com ela, conseguimos reduzir o tempo gasto em processos de seleção de Recursos Humanos, tornando as contratações menos custosas e mais objetivas. Além disso, é possível diminuir os riscos de envolvimento com ações trabalhistas e processos, pois as responsabilidades desses ficam por canta da empresa prestadora do serviço. Assim, mitigamos os riscos envolvidos com ações trabalhistas e reduzimos custos, transformando alguns gastos que antes eram fixos em variáveis.

Treinamentos internos

Uma das grandes vantagens de se alocar recursos é utilizar da expertise da empresa contratada. Com isso, eliminam-se os custos com treinamento de força de trabalho interna, ao admitir alguém que já possui as habilidades e experiências necessárias para o trabalho.

Manter o foco no negócio e nas atividades estratégicas

A alocação de recursos também colabora para não comprometer a atividade fim da empresa, sobrecarregando seus empregados.

Com toda a redução de gastos com tempo e recursos financeiros que ela proporciona, é possível manter o foco no nicho de mercado da empresa, dando mais atenção ao seu core business, que são as atividades principais e estratégicas do negócio. Dessa forma, isso aumenta a receita da organização.

Garantir o alto nível de especialidade e experiência

Quando contratamos um profissional adequado para uma determinada necessidade, viabilizamos a obtenção de novos conhecimentos para a equipe. Isso acontece quando o empregado alocado carrega uma especialidade que traz valor aos processos e práticas internas vigentes. Assim, geramos mais trocas de experiências e conhecimentos entre o time, aumentando a qualidade do trabalho e atingindo resultados melhores.

O número de empresas optando pela alocação de recursos para TI vem aumentando, já que essa alternativa garante melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, reduzindo custos e tempo do serviço. Assim, é possível ter um alto nível técnico para as atividades sem, necessariamente, dispor de algum tipo de investimento extra.

Porém, para que esses objetivos sejam atingidos, é preciso planejamento para que a correta alocação de recursos seja feita. Visto que um erro nesse processo pode gerar entre outros problemas, riscos à segurança da informação da empresa. Por isso, pesquise e procure sempre uma boa prestadora de serviços, que garanta seriedade e competência com trabalho.

Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência sobre o assunto? Deixe seu comentário.

Gostou? Compartilhe:

Thiago Reis

Thiago Reis

Thiago Reis Pontes é profissional de TI com mais de 11 anos de experiência em gestão de equipes de TI, análise, desenvolvimento e arquitetura de soluções.

2 thoughts on “5 vantagens na correta alocação de recursos em TI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *