5 razões para pensar na experiência do usuário em projetos de apps

Rogério Marques

23 março 2016 - 14:53 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:46

Homem e mulher sorrindo e usando o celular dentro de um café

Uma mudança importante vem acontecendo no cenário de desenvolvimento de software: está se pensando mais em experiência de usuário do que em interfaces. O foco da produção se encontra agora no modo como as pessoas utilizam os sistemas e de que maneira tornar tudo isso mais positivo para todos os envolvidos.

Priorizar a experiência do usuário (ou UX, “user experience”) significa se apoiar em testes A/B para se determinar os melhores caminhos para o funcionamento de um aplicativo, além de aproveitar a riqueza de dados de comportamento do público disponíveis no meio digital.

Esta tendência se tornou comum porque proporciona uma série de benefícios não só para o usuário como também para quem desenvolve os aplicativos. Veja a seguir 5 motivos para pensar na experiência do usuário em projetos de app:

1 – Comprovadamente melhor

Priorizar a experiência do usuário não é apenas mais uma tendência sem razão. Graças à riqueza de dados que possuímos hoje a respeito da forma como as pessoas utilizam plataformas digitais, é possível perceber nitidamente o quão mais engajadas elas ficam ao utilizar um app que prioriza a UX. Existem múltiplos dados e pesquisas que mostram a importância deste movimento e como ele faz uma grande diferença para o seu público.

2 – Eficiente para o desenvolvedor

Focar em experiência do usuário não impacta somente o público final do aplicativo, mas também todo mundo que está envolvido com o seu desenvolvimento. Em geral, é necessário sempre entregar os sistemas mais simples e eficientes para se proporcionar uma boa UX. Pensar desta forma é positivo para o profissional, que poupará recursos e não perderá tempo em implementações mais complexas do que deveriam ser.

3 – Mais econômico

Ao trabalhar com sistemas de uso simples, uma equipe de desenvolvimento está conduzindo o projeto de maneira eficiente e enxuta, diminuindo os seus recursos gastos. No final do projeto, isso faz uma grande diferença econômica para a empresa. Além disso, uma interface que proporciona boa experiência de usuário tem mais chances de obter menos ocorrências de suporte, gerando ainda mais economia após a etapa de produção.

4 – É o que seu concorrente está fazendo

Foco em experiência do usuário não é um movimento futuro: é o presente. Há alta probabilidade de seus concorrentes já estarem trabalhando com esta premissa, o que coloca o seu produto em desvantagem. Lembre-se de que focar em UX não é uma tendência vazia, tendo corroboração de pesquisas especializadas. Implemente esta mudança de pensamento nos seus processos de desenvolvimento.

5 – Essencial para o engajamento

Se a sua empresa possui um aplicativo ou software próprio, certamente existe um grande objetivo por trás dele. Seja para aumentar número de vendas, solidificar seu branding, facilitar o contato com seus clientes ou qualquer outro motivo, uma UX bem implementada vai impulsionar as interações do seu público simplesmente porque a experiência dele será melhor. Uma pessoa fica mais propensa a interagir ou fazer negócio com uma marca nestas situações.

Já se convenceu a mudar a forma de conduzir o seu desenvolvimento de software? Aprenda um pouco mais com a nossa websérie só sobre experiência do usuário.

websérie sobre ux

 

Recomendados para você

designer desenvolvendo telas de aplicativos em um computador
Diferenças entre UX, UI e Visual Design ...
Pessoas utilizando celular com ícones de redes sociais sendo exibidos em suas telas
A importância de se projetar para a experiência do usuário ...
Homem utilizando celular com vários ícones sendo projetados ao seu redor
UX e UI: como elaborar uma estratégia eficaz? ...