5 mitos sobre Inteligência Artificial

Rogério Marques

23 julho 2019 - 09:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:38

Pessoa utilizando um computador e skyline de uma cidade ao fundo

Propaganda não é necessariamente algo ruim. Dentro dos limites, ela gera engajamento, investimento e inovação. Um pouco de propaganda pode gerar empolgação sobre o potencial, enquanto muita propaganda leva a esperanças falsas e a suposições incorretas de planejamento. Neste artigo iremos explorar um pouco a respeito de Mitos sobre Inteligência Artificial (AI).

Segundo Alexander Linden, vice-presidente de pesquisa da Gartner, “hoje, os mitos em torno da inteligência artificial são exagerados”. Ele ainda afirma que em vez de fazer uma transformação total do negócio da forma mais rápida possível, os projetos empresariais têm, de maneira inteligente, focado na experimentação e no aprendizado. Os líderes das áreas de arquitetura empresarial e inovação tecnológica devem ter cautela no uso de tecnologias de IA com respeito à entrega de valor ao negócio digital.

“Líderes não deveriam confiar em qualquer dos mitos em torno da IA. Em vez disso, devem se tornar centros de excelência se quiserem educar executivos sênior sobre os reais benefícios – e restrições – da IA”, diz Linden.

Não seja enganado a pensar que as tecnologias são mais capazes do que realmente são. Investir com base em premissas falsas pode levar a resultados insatisfatórios e, no pior cenário, fracasso na carreira.

A recomendação é começar os projetos de IA e chatbot sempre com pé no chão e dando um passo de cada vez. A seguir, apresentamos os cinco mitos mais comuns que rodeiam as discussões sobre inteligência artificial. Confira: 

1º MITO: compre IA e resolva todos os seus problemas

Realidade: não existe um produto chamado “IA”. As empresas não precisam de “IA”. Elas precisam de resultados – e a tecnologia de inteligência artificial pode, sim, ter um papel fundamental nesse sentido.

“IA é um conjunto de tecnologias usado em aplicações, sistemas e soluções de modo a agregar capacidades funcionais específicas. Organizações deveriam selecionar tecnologias de inteligência artificial que se adaptam melhor às necessidades do negócio”, diz Linden.

2º MITO: todo mundo precisa de uma estratégia de IA ou de um executivo de inteligência artificial

Realidade: “Mesmo com o conjunto de tecnologia que forma a IA se popularizando e melhorando suas habilidades no futuro próximo, o ideal é que você foque, em vez disso, nos resultados de negócio que essas tecnologias emergentes podem trazer. A Inteligência Artificial afetará todos os cargos executivos.”

banner-cta-cogn

3º MITO: inteligência artificial é real

Realidade: IA se tornou um termo geral de campanhas de marketing, frequentemente, com pouca substância ou valor. Funções muito úteis e específicas têm sido criadas (tais como reconhecimento de voz e imagem, jogabilidade, previsão de fraude ou fracasso), mas não existe nenhuma “inteligência” de ficção científica. O conceito de “inteligência” é uma generalização exagerada que leva a pensamento impreciso. Seja específico. Procure capacidades funcionais específicas que levam aos resultados desejados.

4º MITO: as tecnologias de IA definem seus próprios objetivos

Realidade: pessoas definem objetivos; tecnologias os executam. Tecnologias (seja IA ou não) não têm objetivos próprios que buscam alcançar. Máquinas executam programas nelas inseridos, independentemente de suas características específicas. Em IA, a busca de objetivos é uma ilusão programada nas máquinas por pessoas.

5º MITO: Inteligência artificial tem características humanas

Realidade: os desenvolvedores de IA usam análise avançada de dados (analytics), algoritmos especiais e grandes volumes de dados para levar pessoas a acreditar que seu produto aprende sozinho e entende, pensa e se relaciona com o usuário. Inconscientemente, a administração continuará a antropomorfizar as tecnologias. Não seja enganado a pensar que as tecnologias são mais capazes do que realmente são. Investir com base em premissas falsas pode levar a resultados insatisfatórios e, no pior cenário, fracasso na carreira.

Conte com um parceiro especializado para aplicar inteligência artificial

Com planejamento e bom embasamento, investir em inteligência artificial deve trazer diversos benefícios ao seu negócio. Com esse artigo, a ideia é encorajar você a dar os primeiros passos com IA.

A Cedro Technologies é uma empresa de TI com foco em negócios digitais e no mercado financeiro. Com a plataforma de atendimento omnichannel e chatbots com inteligência artificial, o PEOPLE, seu negócio pode explorar as aplicações dessa tecnologia e oferecer uma nova experiência de atendimento ao seu cliente.

Conheça mais sobre a plataforma: www.people.com.ai

Artigo traduzido e adaptado a partir da publicação original de Christy Pettey: Steer Clear of the Hype: 5 AI Myths

Tradução: Thiago Morais Felix da Costa – thiago.costa@cedrotech.com

Recomendados para você

Homem segurando tablet com ilustração de um robo em cima
O que é um bot? Entenda como funciona ...
Pessoas com trajes sociais apertando as mãos
Atendimento automatizado e satisfação do cliente: qual a relação entre eles? ...
Homem sentado analisando gráficos de ações em computador
Uso de tecnologia financeira: saiba quais erros você precisa evitar ...