5 desafios para implementação de Inteligência Artificial

Rogério Marques

10 maio 2019 - 09:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:47

Robo digitando em um teclado

A inteligência artificial (IA) está possibilitando novos caminhos para a transformação digital nas empresas. Com a aplicabilidade dessa tecnologia comercialmente, pode ser utilizada em diversos setores, nas mais variadas situações.

Com IA, é possível aprimorar produtos e serviços existentes, criar novas soluções, otimizar operações, ajudar na tomada de decisões mais embasadas, permitir que funcionários se dediquem a outras atividades, entregando uma grande variedade de outros benefícios.

No entanto, inteligência artificial ainda é uma tecnologia robusta que exige que a empresa supere determinados desafios para conquistar resultados positivos com essa tecnologia. Neste artigo, apresentamos algumas dessas questões que precisam da atenção da sua empresa na utilização da IA. Confira:

1. Ficção científica: expectativa x realidade

A cultura pop sempre trouxe IA para o imaginário das pessoas, com produções de diversos títulos, entre filmes, séries e livros. Diversos títulos são referências da ficção científica e como as pessoas, em geral, entendem essa tecnologia: O Homem Bicentenário, Matrix, A.I. – Inteligência Artificial, Os Jetsons e Eu, Robô.

Essa referência cria uma expectativa irreal sobre a inteligência artificial utilizada no mercado. A ideia que IA é autônoma não corresponde o que a tecnologia realmente faz. O treinamento é necessário e constante pois é assim que os algoritmos sintetizam os padrões estabelecidos para definir o que é certo e errado, o que está bom ou que não está, se é similar ou se não é, entre outras diretrizes.

É a partir desse treinamento que a inteligência artificial estabelece suas conexões e determina sua resposta para determinada situação. A ideia de robôs, ciborgues e demais sujeitos artificiais propagados pela ficção ainda não é equivalente a inteligência artificial utilizada pelos negócios.

2. Processos dos negócios

Integrar inteligência artificial nos processos das empresas pode ser uma preocupação frequente para as empresas. Em um processo de transformação digital, a cultura organizacional é um dos principais desafios. Além disso, contar com a estrutura adequada de hardware e software também exige muito investimento e precisa ser feito de maneira muito bem planejada.

Por isso, é preciso integrar inteligência artificial nas plataformas que sua equipe já utilizam, como ERPs ou CRMs para facilitar a adesão e a importância da aplicação da tecnologia ser melhor visualizada.

3. Competências técnicas

Muitas vezes, as empresas podem quer iniciar a implementação de inteligência artificial, no entanto, não possui as competências técnicas necessárias em sua equipe para lidar com IA de maneira eficiente.

Se a sua empresa não conta com as habilidades técnicas necessárias para incorporar IA ao seu negócio e o investimento precisa ser grande demais, considere contar com uma empresa parceira, para que você tenha maior controle e autonomia nesse processo. Outra possibilidade é utilizar a tecnologia através de plataformas que usam inteligência artificial em suas soluções.

Profissionais que dominam a tecnologia são fundamentais para o aproveitamento dos dados, seja através de outsourcing, seja utilizando plataformas otimizadas para serviços específicos.

4. Investimentos em inteligência artificial

Todo investimento deve ser muito bem pensado antes de iniciar o processo de implementação e, obviamente, não é diferente com IA. É preciso elencar o que essa tecnologia pode fazer pelo seu negócio, visualizar com clareza como inteligência artificial será utilizada e atuará.

Por isso, mais do que procurar profissionais especializados em IA ou em análise de dados, por exemplo, é preciso entender sua aplicação ao projeto. Não adianta aplicar a tecnologia somente pelo seus avanços se não provoca impacto direto no crescimento da sua organização.

5. Uso ético e legal da inteligência artificial

A privacidade é um dos temas que empresas que utilizam novas tecnologias terão que lidar neste ano e nos próximos. Com as legislações de proteção de dados pessoais dos usuários entrando em vigor e sendo discutidos pelos governos de diversos países pelo mundo, as empresas precisam ter maturidade para cumprir as exigências legais, com o trabalho,  e tratar as informações armazenadas de maneira ética.

Profissionais especializados em IA possuem melhores condições e conhecimento para enxergar potenciais riscos de ataques e saná-los  antecipadamente. Além disso, o trabalho de cibersegurança também é vital para que as organizações se previnam de maiores riscos, como ciberataques.

Conte com uma parceria especializada em inteligência artificial

A Cedro Technologies é uma empresa focada em desenvolvimento de software, serviços de TI e consultoria, atuando no mercado desde 2005. Com sede no Brasil, atende usuários nacionais e internacionais oferecendo soluções especialistas de alta tecnologia para mobilidade, internet e soluções para o mercado financeiro.

Com um time de especialistas em inteligência artificial e serviços cognitivos, sua empresa pode contar com uma parceria para orientar a implementação dessa tecnologia no seu negócios.

Além disso, a Cedro Technologies conta com uma plataforma de atendimento omnichannel com inteligência artificial, o PEOPLE, focada no desenvolvimento de chatbots. Com essa ferramenta, seu negócio pode agilizar a comunicação com seu cliente e utilizar os principais canais para atendê-los rapidamente: Whatsapp Business API, Facebook, Telegram, Skype e outros.

Quer conhecer mais sobre o PEOPLE? Entre em contato com a gente!

5 desafios para implementação de Inteligência Artificial

Recomendados para você

Mão digitando no celular e ícone do whatsapp em primeiro plano
Como utilizar o WhatsApp no atendimento da sua empresa ...
Rosto humano sendo identificado por reconhecimento facial
Como China e EUA buscam inovar em reconhecimento facial ...
Pessoa apanhando robô com as mãos
Chatbot poliglota: conheça a funcionalidade multi-idiomas do PEOPLE ...