5 benefícios que o Compliance gera para sua empresa

Vitor Precioso

10 setembro 2019 - 14:00 | Atualizado em 12 abril 2023 - 18:50

benefícios do compliance

Uma empresa que não possui uma área de compliance estruturada, está exposta a muitos riscos. Ao começar a aplicar esse mindset na sua instituição, diversos benefícios já se tornam perceptíveis. 

Através das possibilidades e vantagens que essas diretrizes trazem para o cotidiano corporativo, fica mais fácil se manter longe dos problemas que a falta de organização e sintonia com as regras podem gerar. 

A conformidade com as normas jurídicas se tornou não só uma preocupação interna, agora é também um fator competitivo e pode fazer a diferença na saúde da empresa. Pensando nisso, listamos 5 benefícios do compliance para que você tire proveito dessa gestão que protege o seu negócio. Confira!

Leia também: Gestão de riscos e compliance para empresas de investimento: saiba como se adequar às normas regulatórias

Vantagens do compliance para empresas

Sabemos que a estruturação de métodos e a organização de processos internos de uma empresa são extremamente importantes para haver um bom funcionamento do negócio. Confira os impactos positivos do compliance na gestão empresarial

1. Prevenir riscos corporativos

O trabalho de compliance garante a consonância e a conformidade com as legislações de anticorrupção, trabalhando para evitar fraudes e prevenir riscos que podem estar envolvidos nos mais diversos aspectos de uma instituição.

Para isso, o primeiro passo é a elaboração de normas internas, que determinam a maneira que a empresa e seus colaboradores devem atuar, desde o código de conduta interno até os padrões de procedimentos, de acordo com as exigências legais e regulatórias.

2. Identificar problemas antecipadamente

Para estar em conformidade com as normas internas e as exigências legais e regulatórias, é preciso se munir de informações para a tomada de decisões. Instituições financeiras, por exemplo, precisam conhecer a fundo o perfil de seus clientes, analisar se é uma pessoa politicamente exposta (PEP) ou relacionada, se possui envolvimento com lavagem de dinheiro, entre diversos outros aspectos.

Esse trabalho de Due Diligence e Background Check é fundamental para encontrar informações completas para dar embasamento para a tomada de decisões.

3. Reconhecer práticas ilícitas em outras organizações

O trabalho de compliance pode encontrar informações sobre o envolvimento com ilicitudes realizadas por outras empresas. Para isso, é preciso pesquisar a fundo dados sobre potenciais parcerias comerciais realizadas pela instituição.

Por exemplo: uma rede varejista de roupas precisa conhecer bem seus fornecedores. Se o seu fornecedor possui envolvimento com trabalho escravo, além das sanções legais que sua empresa deve sofrer, a imagem da marca diante o público será muito prejudicada.

Com informações como estas, sua empresa pode garantir dados mais completos e facilitar a tomada de decisões em situações de riscos.

Leia também: Como implementar um programa de compliance efetivo em sua empresa

4. Beneficiar a reputação diante de seus públicos

Como foi enfatizado anteriormente, a reputação da sua empresa pode ser prejudicada com o envolvimento, mesmo que indireto, em atos ilícitos – além das sanções legais decorrentes desses atos.

Com o trabalho de compliance, a empresa mostra que está preocupada em manter uma atuação ética e legal. O público, então, passa a ter outro olhar, entendendo que consumir, trabalhar ou solicitar serviços da marca é garantia de seriedade.

5. Conscientizar e gerar satisfação nos funcionários

Com a definição do Código de Conduta de compliance na empresa, é fundamental embarcar todos os seus colaboradores neste novo mindset.

Entendendo a importância dessas normas para garantir um trabalho ético e em consonância com as exigências legais, os resultados são logo percebidos. O engajamento com este novo posicionamento da marca diminui os riscos e gera satisfação, pois os colaboradores percebem que a empresa está trabalhando com seriedade, respeito e com a participação de todos em prol de resultados positivos.

6. Reduzir custos

Compliance permite que seu negócio reduza custos, principalmente relacionados a prejuízos financeiros, legais e para a imagem da marca. Com mais informações e conhecimento sobre o relacionamento com clientes, colaboradores e parceiros comerciais, as tomadas de decisões são mais corretas, não sendo baseadas em achismos, mas em dados. 

Leia também: 4 desafios que um profissional de compliance enfrenta hoje

Conte com o Data Engine para otimizar seu trabalho de compliance

Pesquisar e encontrar informações, provavelmente, é o trabalho repetitivo que consome mais tempo de uma área de compliance. É preciso consultar diversas fontes individualmente e compilar todos os resultados para só depois passar para a fase de análises.

Para agilizar esse processo, a Cedro Technologies desenvolveu a plataforma de compliance e KYC Data Engine. Com essa solução, sua empresa pode consultar e validar dados gerando relatórios completos em cerca de 5 segundos.

Você pode encontrar informações sobre mídia negativa, envolvimento com trabalho escravo, diversos tribunais de justiça, status na Receita Federal, relacionamentos pessoais, e-mails, telefones, endereços, listas restritivas e muito mais.

Fale com nosso time de especialistas e otimize o trabalho de compliance da sua equipe.

Recomendados para você

Mulher utilizando celular para se comunicar por mensagens
De que forma um sistema de cadastro digital auxilia clientes premium? ...
Imagem animada de fábrica com chaminés
API QSA – Sócios e Administradores ...
Homem analisando dados na nota fiscal e no tablet
Consultar Serasa de uma empresa ...