home Sem categoria 5 benefícios de adotar um chatbot na sua PME

5 benefícios de adotar um chatbot na sua PME

Pequenas e Médias Empresas, as chamadas PMEs, enfrentam muitos desafios nessa árdua tarefa que é empreender. A competitividade é alta e é preciso aprender muito e rapidamente para lidar com as exigências legais e de atuação do negócio.

Para o atendimento, por exemplo, um chatbot pode ser uma excelente alternativa para conseguir atender um número cada vez maior de clientes. Neste artigo, vamos mostrar cinco vantagens que os robôs de atendimento podem trazer para o seu negócio. Confira:

1. Disponível em tempo integral para seu cliente

Com um chatbot oferecido pela sua empresa para o atendimento de clientes, um dos principais diferenciais frente a uma equipe humana de atendimento é a disponibilidade em tempo integral, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

 Isso significa que a qualquer momento, seu cliente poderá iniciar uma conversa e conseguir tirar uma dúvida, fazer uma solicitação ou realizar um pedido mesmo que não tenha ninguém trabalhando na sua empresa no momento.

2. Ofereça uma experiência de atendimento positiva

Quando falamos em Experiência do Usuário, a ideia é pensar em todos os aspectos que envolvem o cliente, suas motivações, preferências e necessidades para que sua empresa ofereça um produto ou serviço que seja útil e que gere satisfação.

 Com o chatbot, você pode treiná-lo para conduzir uma conversa com um tom natural e entenda o contexto das mensagens, respondendo adequadamente às solicitações dos clientes.

 Por isso, é importante também contar com uma plataforma de fácil utilização para que você ou sua equipe consigam configurar e treinar o chatbot facilmente, sem que seja necessário conhecimentos técnicos em TI.

3. Utilize os melhores canais de comunicação

Para pequenas e médias empresas, investir no desenvolvimento de um aplicativo pode exigir muitos recursos, além de infraestrutura e uma equipe dedicada. Além disso, diante da quantidade de apps disponíveis para download e do espaço limitado nos smartphones, a tendência é que os chatbots substituam os aplicativos.

É muito mais fácil para o cliente utilizar algum aplicativo que já possui ou uma rede social que já acessa para fazer o contato com a sua empresa. Você pode integrar um chatbot com Facebook Messenger, Skype, Telegram e/ou o site da sua empresa, por exemplo.

4. Redução de custos operacionais

A implementação de um chatbot também gera economia e otimização dos custos operacionais da sua empresa. Contando com o chatbot em tempo integral, sua PME consegue responder rapidamente um grande volume de mensagens, economizando tempo e dinheiro. Além disso, você pode trabalhar com uma equipe de atendimento mais enxuta.

5. Faça atendimentos mais específicos

Se na sua PME, uma ou poucas pessoas ficam responsáveis pelo atendimento, um chatbot faz toda a diferença para otimizar o relacionamento com seus clientes e deixar mais tempo livre para os profissionais se dedicarem a outras atividades importantes na empresa.

Dependendo da plataforma de chatbots que seu empreendimento contratar, também é possível fazer o transbordo do atendimento, ou seja, transferir o atendimento para uma pessoa quando for um assunto que não é interessante que seja respondido pelo bot.

Assim, você ou sua equipe podem ter um controle maior sobre determinados assuntos no atendimento e ainda contar com o tempo antes dedicado a responder a perguntas frequentes.

Utilize uma plataforma completa de atendimento com chatbot na sua empresa

O PEOPLE é a plataforma de atendimento com inteligência artificial desenvolvida pela Cedro Technologies. Além da gestão otimizada para o atendimento humano, a ferramenta possui foco no desenvolvimento de chatbots, sem que exija um profissional de TI para treinar o robô de chat.

Como mostramos, as soluções que o PEOPLE oferece são muito benéficas para o crescimento do seu negócio. Entre em contato conosco!

Conheça o PEOPLE!

Gostou? Compartilhe:

Thiago Morais Felix Costa

Thiago Morais Felix Costa

Product Owner do PEOPLE na Cedro Technologies.