4 razões para implementar chatbots na comunicação interna da sua empresa

Patrícia Mourão

19 maio 2020 - 08:27 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:34

Homem utilizando celular com café na mão

A transformação digital é um processo que está acontecendo em todo o mercado. Isso não se limita unicamente à relação com o cliente final, mas também deve guiar as mudanças feitas nas empresas voltadas para os colaboradores. Os robôs de atendimento, ou chatbots, são ferramentas que têm ganhado destaque pelas suas possibilidades de aplicações, inclusive na comunicação interna. 

Os colaboradores também estão cada vez mais mergulhados nessa realidade digital, realizando transações financeiras online, navegando pelas redes sociais, utilizando aplicativos de mensagens para se comunicar, fazendo compras por e-commerces, entre diversos outros hábitos que são comuns. Nesse cenário, sua empresa deve aproveitar as oportunidades do ambiente digital e melhorar o atendimento ao seu cliente interno. 

Setores da sua empresa que podem se beneficiar com o chatbot

Veja alguns dos setores que sua empresa pode implementar chatbots, facilitando assim, a comunicação dos colaboradores:

Recursos Humanos

O chatbot é uma ferramenta extremamente útil para o setor de RH. Sua equipe pode gastar muito tempo para responder dúvidas corriqueiras dos seus colaboradores, como informações e agendamentos de férias, horas extras, registros de pontos, solicitação de benefícios, entre outras, como por exemplo:

    • Licença maternidade;
    • Regras de funcionamento dos benefícios;
    • Período de experiência;
    • Jovem aprendiz;
    • Estágios;
    • Processo admissional;
    • Processo demissional;
    • Medicina do Trabalho;
    • Rescisão;
    • Remuneração;
    • Adiantamentos;
    • 13º salário.

Para deixar sua equipe livre para outras atividades, o bot fica disponível para ser consultado a qualquer hora e responder às dúvidas dos seus funcionários rapidamente.

Service Desk

Se um colaborador precisa solicitar o conserto, a troca ou um novo equipamento, tirar alguma dúvida sobre algum sistema utilizado pela empresa, solicitar o bloqueio ou desbloqueio de um acesso, todas essas demandas podem ser feitas para um chatbot e a qualquer hora. Assim, sua equipe de Service Desk pode focar na resolução da demanda com agilidade.

Financeiro e Jurídico

Dúvidas sobre pagamentos para fornecedores, regras para adiantamento e pagamento, regras de contratos, extração de holerites… Essas e diversas outras informações podem ser treinadas num chatbot para facilitar as respostas para seus colaboradores.

Motivos para utilizar um chatbot

Como podemos ver, diversas áreas da sua empresa podem aplicar um chatbot para agilizar a comunicação interna. Agora, elencamos 4 razões para utilizar os chatbots na atendimento aos colaboradores da sua empresa. Confira: 

1. Fique disponível em tempo integral para seu colaborador

Um chatbot está disponível para uma conversa a qualquer momento, 24 horas por dia e sete dias por semana. Assim, mesmo que sua equipe não esteja online para tirar uma dúvida, o bot consegue adiantar esse processo para seu colaborador. 

Vamos supor que seu funcionário trabalhe no período noturno e sua equipe de RH atua no horário comercial. O colaborador poderá tirar a sua dúvida sobre período de férias, por exemplo, mesmo que não tenha uma pessoa da equipe na empresa no momento. 

2. Ofereça uma experiência de atendimento positiva

Quando falamos em Experiência do Usuário, a ideia é pensar em todos os aspectos que envolvem o cliente, interno ou externo. 

Você pode treinar o chatbot para conduzir uma conversa utilizando linguagem natural. Assim, ele entende o contexto da conversa do seu colaborador e responde adequadamente à solicitação. 

3. Reduza de custos operacionais

A implementação de um chatbot também gera economia e otimização dos custos operacionais da sua empresa. Sua equipe poderá ter suas funções melhor distribuídas e até mesmo contar com um time mais enxuto.

4. Transfira solicitações mais específicas

Se o seu colaborador questiona algum assunto que não está treinado no chatbot ou que é mais denso para ser tratado pelo bot, é possível configurar a transferência para atendimento humano. Assim, sua equipe poderá se dedicar para resolver as demandas mais complexas, que vêm em menor quantidade, e o robô responde ao maior volume, de demandas mais rotineiras. 

Conheça a plataforma de chatbots PEOPLE

O PEOPLE é a plataforma de chatbots com inteligência artificial e atendimento omnichannel desenvolvida pela Cedro Technologies. Você e sua equipe podem criar e gerenciar um bot facilmente, sem a necessidade de conhecimento técnico ou uma equipe de TI.

Diversas empresas já estão utilizando essa ferramenta para oferecer uma experiência de atendimento muito melhor, tanto para clientes externos como para os próprios colaboradores.

Quer saber mais sobre como o PEOPLE pode ser aplicado ao seu negócio? Entre em contato com o nosso time de especialistas!

Integre seus canais do WhatsApp, Facebook etc ao PEOPLE

O PEOPLE permite o desenvolvimento de Chatbots e o atendimento humano integrado à diversos canais, como: WhatsApp, Facebook e outros.

Leia mais sobre como integrar as API do WhatsApp Business.

Recomendados para você

Corretoras do futuro: como ir além na abertura de conta digital? ...
Homem com livro na mão numa reunião online
LGPD e atendimento digital: o que muda? ...
Pessoa rodeada por caixas utilizando celular
Chatbots ajudam a alavancar as vendas na internet ...