4 passos para montar o dossiê reputacional do seu cliente

Dossiê reputacional de cliente

Documentar e atualizar constantemente as informações do seu cliente é muito importante, por isso, o Dossiê Reputacional é um recurso importante para sua empresa conhecer melhor os clientes e realizar análises de crédito com mais precisão e assertividade.

Você conhece esse recurso? Quer saber mais sobre o Dossiê e como sua empresa pode elaborar esse documento? Então veja a seguir 4 passos para montar o dossiê do seu cliente! Boa leitura! 

 

Como funciona o Dossiê Reputacional 

O Dossiê Reputacional é um documento  que reúne dados que auxilia a sua empresa a conhecer melhor os seus clientes, aumentando a chance de aproximar aqueles que trazem menor risco financeiro ou de imagem. 

Esse recurso possibilita que a organização tome decisões baseadas em dados para realizar negócios importantes, inclusive, permite que a empresa recuse um contrato caso a possibilidade de prejuízo seja grande. 

 

Como fazer um Dossiê?

Esse trabalho pode ser feito manualmente, consultando diferentes fontes de informação. Além disso, é importante ressaltar que os dados devem ser precisos e relevantes. As categorias mais relevantes e que vão guiar o seu Dossiê são: 

1) Dados Cadastrais 

Obter dados cadastrais é importante para averiguar a situação junto a órgãos importantes como Serasa Experian, Receita Federal e outros. 

São dados ligados a nome, tipo e localização das empresas. Atividade realizada, tipo de sociedade, situação cadastral e mais. 

2) Dados Jurídicos / Legais 

Realizar o levantamento dos dados jurídicos e legais é importante para acompanhar processos e ocorrências que as empresas ou pessoas físicas podem possuir ao longo da sua vida. 

Esses processos podem estar ligados a Tribunais de Justiça, Tribunais Federais, Diários Oficiais e mais. 

Além disso, podem fornecer informações como antecedentes criminais ou processos ligados à justiça do trabalho, por exemplo. 

3) Órgãos Reguladores 

As informações relacionadas aos órgãos reguladores servem para acompanhar como a empresa está cumprindo suas obrigações, como o pagamento dos colaboradores, por exemplo. 

4) Listas Restritivas 

Os dados fornecidos pelas listas restritivas ajudam a sua empresa no processo decisório a partir do momento que fornecem informações como: 

  • Envolvimento com trabalho escravo;
  • Envolvimento com o terrorismo;
  • Pessoas politicamente expostas;
  • Empresas e pessoas envolvidas com corrupção e fraudes;
  • Matérias de acompanhamentos das entidades.

Certamente você já entendeu a importância desta ferramenta para tomar uma decisão acertada para a sua empresa. 

Para além de coletar estes dados, é muito importante mantê-los atualizados. 

Mas como otimizar esse processo? 

 

Como a tecnologia otimiza esse processo

Produzir um Dossiê Reputacional manualmente é possível, mas pode se tornar um processo bastante demorado. 

Tomar decisões e fornecer respostas rápidas para o seu cliente se torna cada vez mais importante, especialmente para não perder bons negócios. Por isso, a automatização dos processos se torna uma alternativa importante. 

Uma ferramenta que te dá acesso a diversas informações de pessoas físicas ou jurídicas centralizadas, é o Data Engine. 

Com ele, você acessa de forma rápida, diversas fontes de dados e compila todas as informações necessárias em um só documento, acabando com a necessidade do trabalho manual em múltiplas plataformas. 

Se interessou pela ferramenta e quer reduzir o tempo para elaborar um dossiê reputacional? Conheça a Solução Data Engine clicando aqui. 

Gostou do conteúdo? Tenha mais informações no nosso blog clicando aqui. 

 

Deixe uma resposta