4 inovações que podem ajudar a alavancar sua empresa

Leonardo Reis Vilela

13 julho 2017 - 18:58 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:44

Pessoas em reunião analisando dados em prancheta

O uso de tecnologia afeta diretamente as atividades de praticamente qualquer empresa: do mercadinho de bairro às grandes corporações, todos os negócios podem usufruir do uso de uma grande variedade de softwares, hardwares e soluções diversas para o desenvolvimento e crescimento organizacional.

Conheça 4 exemplos de como a tecnologia pode melhorar sua empresa em um período de tempo relativamente curto.

1 – Transformação digital

Pesquisas recentes comprovam: investimentos em inovação e tendências de TI aumentam eficiência operacional e deixam clientes mais satisfeitos e fidelizados, influenciando diretamente a geração de receita. Nesse processo, ter um parceiro tecnológico com experiência e que conhece seu negócio é decisivo.

Para negócios inseridos no mercado financeiro, as possibilidades de transformação digital são muitas, entre as quais temos:

Abertura de conta digital

  • Otimização de login e cadastro para novos usuários
  • Serviços cognitivos para eliminar processos burocráticos
  • Exigências regulatórias 100% atendidas
  • Soluções disponíveis para plataformas web e mobile

Solução para controle de riscos

  • Risk Broker: plataforma de risco pré-trading líder de mercado
  • Administração de riscos da sua corretora ou de seu escritório
  • Consolidação do risco global em uma única ferramenta
  • Monitor de risco, resumo de informações e zeragem automática

Chatbots e mobile

  • Desenvolvimento de apps com escopo, UX, protótipo, testes, suporte
  • Funcionalidades prontas para agilizar criação e reduzir custos
  • Chatbot para surpreender no atendimento ao cliente
  • Bots para cadastro, compra/venda de ações, dúvidas e muito mais

Plataforma de investimentos personalizada

  • Experiência única para em ambientes web e mobile
  • Centralização de recomendações com relatórios e podcasts
  • Consulta em tempo real de patrimônio, negociação, entre outros
  • Investimentos diversificados: renda fixa e variável

2 – Tecnologia no gerenciamento da empresa

O uso de tecnologia é um dos principais aliados no processo de expansão e crescimento das organizações por meio da automatização e padronização de processos e documentos.

Com o aumento das vendas, da quantidade de colaboradores, da quantidade de fornecedores e da complexidade dos processos e do número de transações, o antigo método de gerenciamento por planilhas, documentos Word, troca de emails, da tradicional “papelada”, torna-se inviável.

É muito comum a adoção de softwares que auxiliam diretamente nesse processo de crescimento, sem que você (como gestor ou colaborador) precise perder tempo criando planilhas e documentos cada vez mais complexos e difíceis de serem gerenciados, o que causa desgaste desnecessário e diminui muito a eficiência administrativa e operacional.

Um exemplo incrível de sistema que suporta as principais atividades de gestão das empresas é o software de gestão empresarial (ou ERP – Enterprise Resource Planning). Este tipo de sistema foi uma das muitas tecnologias que foram criadas para a indústria (como uma extensão dos sistema de planejamento de materiais, ou MRPs) e depois tornou-se padrão em praticamente qualquer corporação.

Se você não conhece muito sobre ERP, sugiro que dê uma rápida olhada no software GestãoClick. Com o sistema é possível automatizar e gerir os principais processos de controle financeiro, controle de estoque, emissão de notas fiscais eletrônicas, emissão de boletos, criação de orçamentos e vários outros processos administrativo-operacionais.

3 – Inbound e marketing de conteúdo

Na verdade, Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing são apenas novas roupagens para práticas extremamente eficientes de vertentes menos invasivas do marketing “tradicional” (também conhecido como marketing de interrupção, como comerciais na TV e no rádio).

Com o crescente número de oportunidades de negócio sendo criadas na internet e com a adoção massiva do uso da web em smartphones (que são os dispositivos eletrônico que mais crescem em termos de tempo de uso , além de serem os mais pessoais) a presença das empresas na rede tem se tornado imprescindível.

Hoje, grande parte dos negócios não são mais limitados por barreiras geográficas que antes mantinham a atuação restrita aos mercados locais. Por isso, é necessário criar estratégias para se diferenciar em um mercado tão competitivo.

O Marketing Digital, ainda mais para o mercado financeiro, é essencial como forma de agregar essas estratégias e auxiliar o empreendedor a aumentar suas vendas dentro do ambiente online.

Além disso, o marketing de conteúdo tem crescido no mercado como forma de atrair visitantes e aumentar os lucros da sua empresa. O processo ocorre, basicamente, através da postagem de textos em websites ou blogs com a criação de “iscas digitais” a fim de conseguir leads com um conteúdo relevante para o público alvo.

Com a elaboração e disponibilização de conteúdo relevante e a criação de uma verdadeira rede de links internos (que interligam conteúdos do seu domínio) e backlinks (links em outros sites que remetem ao seu website) a empresa cria autoridade na área de atuação.

Naturalmente, com o desenvolvimento de autoridade,  vem a melhor classificação nos mecanismos de busca (engines como Google e Bing) e da sua audiência.

4 – Big Data e Analytics

O tempo no qual era preciso armazenar apenas “os dados essenciais” por limitação de espaço em disco nos computadores (PCs, servidores locais ou na internet) realmente está ficando para trás. Hoje, o armazenamento de volumes de dados extremamente grandes a análise destes dados com técnicas de inteligência artificial e estatística já é uma realidade na área de Big Data e seus 5 Vs fundamentais: velocidade, volume, variedade, veracidade e valor.

Analytics se refere de análise da massa de dados para o descobrimento de padrões, relações entre variáveis e tendências nos dados com o intuito de dar direcionamento estratégico à negócios e operações das mais diversas.

Essas tecnologias parecem abstratas, mas já estão sendo utilizadas e estão disponíveis para qualquer empresa (que possa pagar, pelo menos, um bom data scientist).

Da análise de dados massivos de um e-commerce global (todos os cliques, todas as vendas, todas as visualizações e os tempos relacionados, etc.) à análise de aberturas de ordens de serviço em empresas de energia nas quais são realizadas milhões de microtransações diariamente, do menor sinal (como o clique de um botão) à finalização de uma operação, tudo pode estar conectado (embora seja humanamente impossível criar essas relações) e estas conexões podem ser encontradas por meio do uso de  Big Data e Analytics.

O que achou do conteúdo? Listamos quatro tópicos, mas existem muito mais por aí! Se você gostou deste artigo, não deixe de compartilhar com os seus amigos e continuar acompanhando o blog da Cedro para mais novidades.

Recomendados para você

Pessoas em frente a computador utilizando celular exibindo aplicativo de banco online
Pix: o que é e qual o seu potencial nos serviços financeiros? ...
Pessoa clicando em ícone de cadeado destravado
Segurança em IoT é necessidade urgente para a transformação digital ...
Mundo envolto em dados em cima do teclado de um notebook
5G no Brasil e como impacta o atendimento na sua empresa ...