4 dicas de marketing digital para instituições financeiras

Vitor Precioso

04 novembro 2016 - 13:35 | Atualizado em 12 abril 2023 - 19:04

Ilustração de um tablet e diversos aplicativos em volta

Para que instituições financeiras consigam se aproximar do público conectado à internet e estabelecer relacionamentos duradouros, é preciso aproveitar as ferramentas tecnológicas e colocar em prática estratégias voltadas para web.

Para ajudar nesse desafio, selecionamos 4 dicas de marketing digital que podem ampliar e melhorar as relações com os clientes.

1. Divulgue sua marca por meio de um aplicativo para finanças

A popularização de dispositivos móveis, especialmente smartphones, também ampliou o acesso à internet, permitindo que surgissem diversos modelos de negócios e soluções financeiras.

Para se ter uma ideia, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 80% dos brasileiros com acesso à internet em 2014 usaram o celular para se conectar. Ele se tornou o principal aparelho utilizado para esse fim, superando os computadores pessoais (76,6%).

Por isso, o desenvolvimento de um aplicativo mobile voltado para finanças com um canal de comunicação pode ser uma ótima forma de ampliar e melhorar o atendimento ao cliente.

2. Aproximação com os clientes por meio de diálogo no Facebook

Ter uma página na maior rede social do planeta é item obrigatório para quem quer estreitar as relações com seus clientes ou aproveitar do seu grande número de membros para conquistar novos. Segundo dados do próprio Facebook, existem 99 milhões de brasileiros ativos mensalmente na rede social.

Por isso, é importante que toda instituição financeira desenvolva uma página com uma equipe voltada para atender clientes de forma instantânea, já que isso é esperado e até exigido pelos clientes interconectados.

Aliás, grandes bancos, como o Bradesco, já interagem de forma rápida e até humorada com seus fãs, o que ajuda a gerar divulgação orgânica e espontânea na web.

3. Ofereça informação relevante para o cliente

Além de divulgar serviços financeiros e de investir em comunicação, é importante que se crie conteúdo relevante para os clientes.

É preciso causar um diferencial na vida de quem acessa o site, rede social ou blog da instituição, de modo que ele aprenda ou receba uma informação que possa ajudá-lo.

Isso faz parte da estratégia de inbound marketing, em que o foco é atrair voluntariamente o consumidor até uma página e, assim, poder captar sua atenção para serviços da instituição. Desse modo, é possível gerar valor para ele e obter melhores resultados para a empresa.

4. Programa de fidelidade para os clientes mais importantes

Grandes bancos, operadoras de cartões, cooperativas de créditos e diversas instituições financeiras já premiam seus melhores clientes.

Com o uso de redes sociais e sistemas onlines, isso fica mais simples de ser feito, além de obter um grande diferencial: os premiados podem compartilhar fotos, textos e outros dados sobre os benefícios recebidos, gerando, assim, marketing espontâneo para a organização.

Empresas com difícil acesso já não possuem mais espaço nos tempos atuais, sob risco de perderem clientes pela simples falta de interação com eles. E a tendência é que isso se intensifique à medida que novos perfis de consumo surgem impulsionados pelas novas tecnologias.

Algo assim já ocorre com os chamados consumidores “omnichannel” (que se relacionam e fazem compras em múltiplas plataformas) e na prática do “showrooming” (quando clientes visitam estabelecimentos físicos, mas compram pela web).

Aproveite também: Baixe o ebook Marketing Digital para Mercado financeiro

  • Por que o marketing digital é uma estratégia competitiva e a necessidade de trabalhar imagem de marca.
  • Qual o perfil do cliente digital e 4 ações de marketing digital para colocar em prática ainda hoje e atender um mercado cada vez mais exigente.
  • Criação de autoridade no mercado financeiro com a ajuda de várias soluções já disponíveis no mercado e gratuitas.

baixar ebook

Quer receber mais conteúdos como esse? Então, siga a Cedro em uma de nossas redes sociais (MyPush, FacebookTwitter, LinkedInYouTube)!

 

Recomendados para você

Gráficos de barra em fundo azul
Como acessar a cotação da taxa Risco País Brasil no Fast Trade ...
análise de risco de operações
Como fazer uma análise de risco de operações de investimento: passo a passo ...
Pessoa analisando gráficos em um home broker no celular
Robô de investimento: como eles ajudam a montar a sua carteira de ativos? ...